quinta-feira, 2 de abril de 2020

1 - COVID-19: As decisões anunciadas pela Câmara da Guarda de 16/3 a 2/4


Faço aqui o resumo das medidas e intenções de realização, publicadas no sítio oficial da Câmara Municipal da Guarda, ente os dias 16 de Março e o dia 2 de Abril
Ordenadas da mais recente até à mais antiga, e que começam com a mensagem do Presidente à população da Guarda.
O detalhe pode ser encontrado nas páginas oficiais do Município.
1 - Não abandone o seu animal de estimação!
2 - O município da Guarda está disponível para adquirir a um laboratório inglês, testes rápidos de despiste da covid-19 para o despiste da doença a utentes e profissionais de centros de dia e lares do concelho, em complementaridade com a medida já anunciada pelo Ministério da Saúde. Estes testes seriam adquiridos a um laboratório inglês.
3 - Venda Ambulante: Medidas de prevenção devem ser reforçadas
4 - A Mexer com atividades desportivas on-line
Covid-19: Câmara da Guarda quer fazer testes em todas as IPSS e no estabelecimento prisional. Já há contactos com laboratórios
5 - Impressoras 3D das salas do futuro da Guarda utilizadas na produção de viseiras
6 - Unidade móvel de rastreio começou esta quarta-feira a funcionar na Guarda. Os primeiros testes foram realizados na aldeia de Parada, Almeida, onde foi detetada uma mulher infetada
7 - Ao contrário do que foi inicialmente divulgado pela Resistrela e no seguimento da declaração do Estado de Emergência, a recolha nos ecopontos será realizada pela empresa com regularidade.
8 - A Câmara Municipal da Guarda vai antecipar os pagamentos a fornecedores locais e proceder à "injeção de mais de um milhão de euros nas empresas", com o objetivo de minimizar os efeitos da covid-19, foi hoje anunciado.
9 - RESIESTRELA reforça hoje a higienização e desinfeção de ecopontos na Guarda
10 - Município entrega medicamentos e alimentos com a colaboração de estudantes de saúde voluntários
O Município da Guarda já iniciou as entregas de medicamentos e alimentos aos cidadãos pertencentes a grupos vulneráveis e sem apoio familiar.
11 - De forma a prevenir o contágio pela pandemia do COVID 19, a Câmara Municipal da Guarda e a Junta de Freguesia continuaram esta tarde com a ação de desinfecção das principais ruas da cidade
12 - Câmara da Guarda presente, por telefone ou email. Apesar de termos encerrado os Serviços de Atendimento ao Público da autarquia, continuamos deste lado. Estamos presentes, e apenas à distância de um telefonema ou um email.
13 - SUMA desinfeta pegas e tampas de contentores e ecopontos
14 - A Câmara Municipal da Guarda já tem preparado um edifício, com capacidade para acolher 80 pessoas, no sentido de servir de apoio ao Hospital Sousa Martins caso seja necessário instalar doentes em recuperação da Covid-19.
15 - A Câmara da Guarda vai alargar a data do término de pagamento de faturas da água que venceriam a 24 de março, prolongando o prazo de pagamento até ao próximo dia 31 de maio de 2020.
16 - Aviso | novos horários para transportes urbanos
17 - Mensagem do presidente da Câmara Municipal da Guarda, Carlos Chaves Monteiro, sobre as medidas preventivas do Município à Pandemia do Novo Coronavírus.

2 comentários:

  1. 2 - O município da Guarda está disponível para adquirir a um laboratório inglês, testes rápidos de despiste da covid-19 para o despiste da doença a utentes e profissionais de centros de dia e lares do concelho, em complementaridade com a medida já anunciada pelo Ministério da Saúde. Estes testes seriam adquiridos a um laboratório inglês.

    Penso que estes testes não são para ver quem tem a doença, mas sim quem tem anticorpos. Ou seja, que já teve a doença.

    ResponderEliminar
  2. Caro Rui
    Obrigado pela sua continuada atenção.~
    A Oliveira

    ResponderEliminar