quarta-feira, 4 de março de 2020

Velhas Árvores


Olha estas velhas árvores, mais belas
Do que as árvores novas, mais amigas:
Tanto mais belas quanto mais antigas,
Vencedoras da idade e das procelas...

O homem, a fera, e o inseto, à sombra delas
Vivem, livres de fomes e fadigas;
E em seus galhos abrigam-se as cantigas
E os amores das aves tagarelas.

Não choremos, amigo, a mocidade!
Envelheçamos rindo! Envelheçamos
Como as árvores fortes envelhecem:

Na glória da alegria e da bondade,
Agasalhando os pássaros nos ramos,
Dando sombra e consolo aos que padecem!

in "Poesias"
Olavo Brás Bilac (Rio de Janeiro. 1865 – 1918)

4 comentários:

  1. Estas já estão condenadas, para o ano já não estão cá. Mas esta foto foi tirada de costas para a árvore mais bela de toda a rua. Antes da entrada do centro de estudos ibéricos ergue-se imponente e sem máculas, sem ramos partidos nem cortados. É uma pena e uma perda enorme o corte de tão nobre árvore que nunca fez mal a ninguém. É tamanha a estupidez de quem a vai mandar cortar só porque está contra o projecto da requalificação do alcatrão que lá vão pôr.

    ResponderEliminar
  2. Caro 0006
    É verdade que a mais bela fica fora da fotografia, porque espero que ficará para recordação. As duas que estão no passeio serão sacrificadas aos automóveis
    A Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tendo em conta o que o executivo anda a fazer, tenho muitas dúvidas que essa bela árvore que referi fique. A fúria das moto-serras a mando do executivo é tal que eu acredito plenamente que a vontade do presidente e do vice é de mandar tudo abaixo. Veja o que fizeram no inatel e ao seu redor, no verão cortaram duas ou três e podaram ramos grossos e saudáveis de uma data delas, retirando o apoio de umas nas outras (foi assim que cresceram e se adaptaram ás intempéries).Depois do primeiro vendaval (onde se partiram mais duas) cortaram umas 4 ou 5 e podaram ainda mais outras tantas, deixando-as isoladas e muito mais susceptíveis a ventos fortes. Agora, no vendaval do fim de semana partiram-se mais duas. O que fez a câmara? Podou ainda mais uns quantos cedros. Agora as árvores tremem que nem varas verdes e já se sabe o que vai acontecer. Espero que o lema do psd nas próximas eleições seja coerente e diga: com o psd a mata antiga da cidade é para cortar e quem quer sombra no carro no verão, que compre um toldo, as alterações climáticas e o bem estar das árvores colidem com os nossos projectos!

      Eliminar
    2. Então e o que fizeram no parque de campismo? No verão cortaram uma data de cedros e também podaram quase até à copa vários, curiosamente (ou não, claro está) nesse primeiro vendaval cairam uns quantos que estavam ao redor dos que tinham sido abatidos antes. Neste ultimo vendaval foram mais dois que se partiram pois a floresta tinha sido depenada e o vento faz com que eles abanem todos até partir. Esta histórioa não acaba aqui, tem continuação no próximo vendaval. Agora já sabemos quem é culpado pela queda de árvores, aqueles que, não sabendo o que faziam andaram a cortar e desbravar as "árvores feias" só porque sim, sem ter uma abordagem holistica e ecológica da situação. Como desculpa vão dizer que os responsáveis pelos cortes foram os técnicos que aconselharam tais práticas. Guarda, quem a viu e quem a vê. Há uma Guarda antes e uma Guarda depois (do psd) para pior, agora menos verde e com centenas de árvores saudáveis a menos por um punhado de metros com cimento e alcatrão. Quem não sabe não devia mexer.

      Eliminar