quarta-feira, 26 de junho de 2019

Um Edifício Polifónico tipo Bunker para a Guarda, no TMG


A Câmara Municipal da Guarda convida a população Guardense para a inauguração do Edifício Polifónico (ligação pedonal coberta) a no próximo dia 28 de junho, às 18 horas, no Teatro Municipal da Guarda (TMG).
A obra é da autoria do mesmo arquiteto que concebeu o Teatro, o guardense, Carlos Veloso. E terá custado cerca de 500 mil Euros.
Este sofisticado acesso está pensado para abrigar os Guardenses quando chegar o desastre nuclear do aterro de Salamanca e da Central de Almaraz.

14 comentários:

  1. Devia ver a explicação do tal arquitecto para justificar a obra (creio que o filme está no fb do municipio) é tão contrangedor ver como o homem tenta explicar o como esturrar 500 mil€ aos guardenses para fazer um simples corredor. A certo ponto diz que aquilo vai ser uma biblioteca onde as pessoas podem deixar livros novos ou usados, ou que vai ter espelhos de água e árvores e arbustos... o desfazamento da realidade é total, já tudo serve para nos gastarem o dinheiro sem que haja retorno para os cidadãos.

    ResponderEliminar
  2. E assim se vai despovoando a cidade e cada vez mais jovens saiem em busca de oportunidades que aqui não há. Lamentável

    ResponderEliminar
  3. Uma coisa muito triste!
    Revoltante mesmo.
    Uma pequena obra que é o reflexo das pessoas pequenas que nos governam.
    Oposição no executivo também não diz nada de jeito. Não percebo isto. Estou convencido que vou ter uma velhice com umas orelhas de burro que alguém da política me quer pôr...

    ResponderEliminar
  4. Mas que merda é esta que custa 500.000€? Estamos maluquinhos a investir tanto dinheiro numa passagem?
    Essa quantia dava para distribuir guarda-chuvas a 1 milhão de pessoas...que nunca lá chegam a ir em dias de chuva?

    ResponderEliminar
  5. É uma obra completamente inútil. Só descaracteriza o TMG. Ainda não jáfou inaugurada, já está a descolorir e a enferrujar. Tal como a linha do comboio, que já precisa de pintura nova e ainda não foi inaugurada. Isto é gritante,pouca uma pouca vergonha. Se alguém vai ver um espetáculo num dia de chuva, certamente no seu bom senso, leva guarda-chuva de casa.

    ResponderEliminar
  6. Nosso rico dinheirinho........

    ResponderEliminar
  7. Há municípios que gerem bem o dinheiro e depois ainda devolvem uma parte do IRS aos residentes e outros baixaram o IMI para taxas mínimas. Todavia, cada um tem o que merece! Quem se abaixa....

    ResponderEliminar
  8. Foi Alvaro Amaro que aumentou o IMI de 0,4 para 0, 45 em 2014.

    ResponderEliminar
  9. A imprensa local diz que era uma obra muito desejada pela população e necessária! Em que ficamos?

    ResponderEliminar
  10. Estou de acordo com muitas críticas que leio neste blog mas não com esta. Pois eu sou frequentador há muitos anos do TMG e defendo que esta obra fazia falta há muito tempo. Só quem vai ao TMG em noites de temporal,frio, chuva e vento é que vai valorizar o túnel. Os outros, que não põem lá os pés durante anos mas que gostam de dar bitaites sobre coisas que desconhecem, vão continuar a criticar, a dizer mal por dizer mal e que é dinheiro mal gasto.Esta obra não é só decoração como acontece com as rotundas, é uma obra altamente funcional e útil, para além de que acrescenta valor arquitectónico e identidade ao complexo cultural que o TMG é. E há muita gente que entende também assim.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estará a dizer que como esta obra lhe convém a si então está tudo bem? Ou seja, você é um dos poucos que vai com o seu carro para o parque de estacionamento pago no dia dos espectáculos, porque esta obra é só para essas pessoas. Acha então que 500 mil euros é um bom preço para um túnel de acesso, eu acho que é extremamente caro e que não devia ser pago com o dinheiro que devia ser para pagar a àgua, que todos nós já pagámos e que teremos que voltar a pagar. Não venha para aqui menorizar as criticas de pessoas que não conhece pois eu sou frequentadora assidua do TMG e acho que a obra devia ter sido muito mais barata. À semelhança de outras obras, parece que a câmara (e os cidadãos) são todos muito ricos. E há muita gente que entende também assim. Cumprimentos.

      Eliminar
  11. Esta obra devia ter sido feita a quando da construção do TMG. Nunca percebi porque razão não havia uma ligação entre os dois blocos ou porque não se podia aceder ao bloco dos auditórios a partir do parque de estacionamento. Talvez se tivesse sido logo feira esta obra não estaríamos aqui a discutir a sua estética ou custo de construção. Na verdade, a Guarda tem um longo período de "inverno", não vejo como sendo algo extraordinário que se criem condições para as pessoas ir aos espetáculos e não terem que "penar" com as ventanias, as chuvas, o gelo ou o frio. Se é possível fornecer conforto que seja, mas esta obra devia logo ter sido no início.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que se contesta aqui é o preço e os "floreados" que se usam para encarecer o que deveria ser um tunel de acesso. Uma biblioteca onde as pessoas podem lá deixar livros velhos e novos!? O arquitecto sabe-a toda e quem encomendou o serviço é do tipo "burro a olhar para um palácio".

      Eliminar