sexta-feira, 14 de junho de 2019

Dia do Ambiente, Dia de inaugurações


Imagem: ETAR do Torrão cliente DHV,S.A.- local Guarda
 data 2010 / área 5000 m2 / fase projecto de execução

O Dia Mundial do Ambiente foi reservado pela Câmara para inaugurar o trabalho e as obras das “Águas do Zêzere e Côa” ou das “Águas do Vale do Tejo”. Ainda não percebi qual das empresas de água é que serve a Guarda. Há notícias com uma e com a outra.
Uma das obras, talvez a mais importante, foi a remodelação e ampliação da ETAR do Torrão, que irá servir parte da cidade da Guarda e a freguesia de Vale de Estrela e é especialmente importante para a despoluição do rio Noéme, corresponde a um investimento na ordem de 1,3 milhões de euros.
Sobre as águas, os Munícipes da Guarda continuam à espera que lhes chegue algumas informações:
1 – Quando é que é divulgada a lista dos poluidores do Rio Noéme e do Rio Diz.
2 – Quanto é que a Câmara admite pagar às Águas de Portugal?
3 – Quanto é que As Águas de Portugal exigem à Câmara da Guarda?
4 – Nestes valores estão incluídos os juros? Se não, qual é o seu valar?
Sobre as “Águas de Portugal - AdP”
A dívida líquida da AdP é agora de 1797 milhões de euros e representa 5,2 vezes o EBITDA (resultado antes de juros, impostos, depreciações e amortizações). Em 2015 o rácio de dívida face ao EBITDA era de 7,5 vezes. O objetivo da administração da empresa estatal é prosseguir a diminuição do endividamento para que chegue a um rácio de 3,5 em 2021.
No final do ano passado a AdP tinha uma dívida vencida dos municípios (que além de acionistas são clientes da AdP) de 246 milhões de euros, mais do que os 233 milhões do ano anterior.
Um terço desse montante já foi objeto de um acordo para cedência dos créditos ao sistema financeiro, o que deverá concretizar-se nos próximos meses, aliviando o balanço da AdP.
Sobre a despoluição
“O presidente da Câmara da Guarda indicou que o município contratou uma entidade para ajudar a identificar os focos poluentes, para impedir ou para tomar medidas mais radicais, para evitar que o rio [Noéme] continue a ser contaminado”.
Perguntas:
Qual foi a entidade contratada?
Quanto vão pagar pelo trabalho?
Publicaram a adjudicação no Portal Base?
Quando tornam público o trabalho?

4 comentários:

  1. A C.M.G. é uma agência de contratação a empresas. Não sei o que fazem os 600 funcionários ����������

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um executivo que não acredita nos seus funcionários, por exemplo: temos uma empresa privada que coloca flores e limpa canteiros na cidade enquanto os nossos funcionários jardineiros ficam a olhar para o teto, nem formação lhes dão. Ou a empresa de segurança privada que faz o papel da psp nas rondas entre a camara e o jardim J Lemos por exemplo. Uma autarquia que não usa os seus recursos em prol de empresas privadas de fora e que não investe na formação dos seus funcionários está a minar o futuro da cidade.

      Eliminar
  2. projecto Guarda Rios, do investigador/empresário Pedro Teiga- apresentado pela primeira vez em 2017, nas comemoraçãoes do dia da cidade.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo 1826
    Está bem. Eu sei desse projecto. Só que isto também é outra coisa. Foi a Agência Portuguesa do Ambiente como consequência dos incêndios.
    A Oliveira

    ResponderEliminar