quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Sábado de Aleluia; A Guarda Capital Europeia da Cultura 2027

A Câmara da Guarda já tem equipa para desenvolver o processo de candidatura a “Capital Europeia da Cultura 2027”.
Um reputado cronista e político polivalente, porta-voz da sociedade civil, escreveu uma excelente crónica sobre o tema. O Original foi Publicado em Jornal O Interior. Este texto que publico está por mim adaptado. Então aqui vai sem aspas:
Guarda vai ser candidata a candidata a Capital Europeia da Cultura em 2027
Os pressupostos têm a ver com a valorização do património cultural tendo em conta as manifestações culturais, correntes artísticas, cooperação, criação e mobilização. A Guarda consegue satisfazer todos estes pressupostos surpreendendo todas as outras candidaturas, pois tem equipamentos, espaços públicos, salas de espetáculos, passado, presente, motivação cultural, associativismo, acolhimento, cultura popular, rotas históricas, gastronómicas e turísticas que outros gostariam de ter.
Temos mais de dois terços da Serra da Estrela. Temos a maior bacia hidrográfica do país – rio Mondego, rio Zêzere a desaguar no Tejo, Côa a desaguar no Douro. Temos a serra de Malcata, a da Marofa, o riquíssimo ecossistema do rio Águeda, as gravuras rupestres do Côa. Temos as nossas aldeias históricas, pelourinhos, calçadas romanas, monumentos megalíticos. Temos Almeida, Castelo Rodrigo, Celorico, Trancoso, Marialva, Sabugal, Sortelha, Castelo Mendo, Vilar Maior, Linhares, Jarmelo.
Temos a principal fronteira terrestre. Temos a produção de vinho do Porto, Pinhel com o belo tinto. Figueira com apreciado branco. Foz Côa com o melhor do Douro. Gouveia a fornecer os vinhos do Dão.
Temos o pequeno e resistente sector têxtil. Temos o queijo de ovelha o boi jarmelista, a ovelha bordeleira, o cão da serra, a fauna e flora serrana, o mel, azeite, amêndoa, Temos o termalismo em Manteigas, Mêda, Sabugal, Aguiar da Beira, Almeida Temos toda a rica história do nosso ar. Temos o artesanato. As praias fluviais. A catedral. A diversão noturna. A presença judaica. A gastronomia beirã.
Temos duas linhas de caminho-de-ferro e duas autoestradas e é pena que Cavaco não tivesse arriscado um aeroporto na zona centro do país
Para que tudo seja perfeito é urgente a recuperação do degradado centro histórico.
Estando na corrida cidades importantes e interessantes, sinceramente, a nossa com tudo aquilo que possui, com enorme vontade de vencer, onde inquestionavelmente todos devemos puxar para o mesmo lado, esperando todo o apoio dos deputados do círculo eleitoral da Guarda, dos municípios, Assembleias Municipais do distrito e também da CIM, ganhando assim indiscutível vantagem, a palavra-chave é e tem de ser necessariamente esta: Estamos nessa. Força Guarda. Bora lá…

3 comentários:

  1. Consegue-se facilmente perceber que post não foi redigido pelo senhor António Oliveira (A.O.) mas sim pelo senhor A.R.
    Mas ainda bem que estamos todos todos nessa
    "Bora lá"

    ResponderEliminar
  2. Caro 1347
    É um dos poucos que ainda continua obcecado com o tal de AR, e até lhe deve favores, mas isso um dia passa.
    Lamento que ao menos não saiba ler e emprenhe pelos ouvidos se não teria visto que este texto basicamente está publicado no jornal O Interior e tem autor que não o AO nem o AR.
    Para acabar, só os medíocres é que pendam que são os outros que fazem as coisas, quando passam a vida a pedir batatinhas.
    A Oliveira

    ResponderEliminar
  3. Os blogues é que dominam esta merda da politica da guarda.

    ResponderEliminar