domingo, 3 de julho de 2016

Guarda: Autárquicas 2017

Avant la Corrida, 1912, pintura óleo sobre tela
Amadeo de Souza-Cardoso
Será que as Autárquicas já estão a mexer, a mais de um ano da data qie ainda será marcada.
Uns querem marcar a agenda, outros andam a procurar agenda e outros não sabem o que é uma agenda.
Vejamos o que para aí anda, nas mesas dos cafés e nos jantares confidenciais.
BE
O Bloco já veio dizer que está aberto a “um candidato que tenha aceitação em várias sensibilidades e que seja reconhecido na comunidade” para ser apoiado por PS/PCP/BE.
Para o PS seria uma bênção do além, para o PCP, nem me falem nisso.
PSD
Reunião da Comissão Política Concelhia no dia da Assembleia Municipal e logo a seguir ao Portugal- Polónia. Se a reunião se fez, foi para rafirmar que em 2017 haverá eleições autárquicas e que estarão disponíveis para escolher os suplentes à Câmara.
Sobre a coligação com o CDS nada foi dito.
CDS
Nim. Talvez sim, talvez não. Esperamos ordens da Assunção.
PS
Tem líder Distrital, mas sem órgão de gestão, esperando um congresso Distrital.
Com a Concelhia a andar por aí sem se saber quantos são e se se reúnem e com quem.
Com uns quantos a apoiar o Líder Distrital e mais uns quantos que não se apoiam.
Sem grupo parlamentar na Assembleia Municipal, sem oposição na Assembleia e na Vereação, com 27 fações a digladiarem-se entre si.
Resta esperar por um “Sebastião” ou por uma figura nacional tipo “Seguro” que em tempos idos apareceu por cá para pacificar os desavindos, que ficaram sempre desavindos.
Se não se mexem pode ser um sete a zero. A “Figura do Exterior” só com muita piedade quererá vir candidatar-se à Guarda.
PCP
Nós lá estaremos. No tempo certo diremos como e com quem.

5 comentários:

  1. Claro que o BE procura a personalidade de consenso, esquece-se é que no PCP ha agendas que tem de sef cumpridas á moda do PCP, no PS ja muitos estao em bicos de pes a ver que salta para a ribalta como o mais unanime, no PSD a escolha esta mais que feita e a coligaçao é assunto chutado para canto há já muito tempo, no CDS o assunto ja foi mais que discutido la em casa durante a noite mas sozinhos os cds da cidade nao tem la muita credebilidade fora da cidade e dos 60 a 80 que sao pouco acrescentam a coligaçao com o PSD, a grande duvida disto e saber se aqueles que votaram contra o ps vao novamente votar psd, coisa que se duvida, porque bem viram o resultado da discordia, e agora nao querem repetir a tosquia que levaram.
    Vao ser eleicoes interessantes mas o resultado vai ser equilibrado novamente e a diferenca sera apenas de 1 veriador. Esse sera o ponto decisivo nestas eleicoes, PSD ganha mas PS ganha terreno e protagonismo. PCP BE seram secundarios e CDS pouco ou nada podera fazer para desiquilibrar os pratoa da balança.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O ponto fundamental vai ser o PS conseguir ou não recuperar o eleitorado anteriormente seu e que votou PSD por descontentamento ou por protesto na coligação.
      De resto os restantes partidos nada de novo trazem à Guarda por manifesta falta de votantes.PSD+CDS ou só PSD, nada será de estranhar se Amaro continuar, de resto ambas as estruturas locais são apenas pró-formes porque em nada alteram ou condicionam os planos de Amaro, só se lhe sair uma candidatura a Coimbra numa raspadinha é que ele muda de rumo e de ares.

      Eliminar
  2. As autárquicas já mexem e muito...

    CDS anda no terreno há muito tempo a tentar fazer juntas de freguesia, aproveitando o argumento de que ainda têm um pé no poder da coligação e estão a levar muitos PSD (não sabemos se iludidos pela argumentação da atual coligação) - só ainda não se percebeu se é para se fortalecerem e se imporem numa próxima coligação, ou se é para arrancarem isolados;

    PS já trabalha as juntas de freguesia também há muito tempo e tenta recuperar todos os que fugiram para os independentes, por lá há muitos em bicos de pés aguardando impacientemente a decisão de Amaro, caso não vá vão comer-se uns aos outros pois a quantidade de candidatos é enorme, a decisão será da distrital;

    PSD anda com o rei na barriga, a dormir e julga que com o dinheiro consegue controlar as juntas, o pior é que quem anda pelas freguesias não conhece o terreno nem as gentes, vai ser o partido que vai sofrer o maior revés nos resultados eleitorais;

    BE tenta imitar o governo e colar-se numa eventual coligação ao PS, sendo que se esquecem que os resultados para as legislativas nunca tiveram paralelismo de semelhança nos resultados das autárquicas na Guarda;

    PCP anda a Leste e lá arranjaram as listas possíveis;

    PAN - quase extinto na Guarda, algo parecido a um nado moribundo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "CDS anda no terreno há muito tempo a tentar fazer juntas de freguesia, aproveitando o argumento de que ainda têm um pé no poder da coligação e estão a levar muitos PSD" LOL

      Quando abrirem os olhos e perceberem quais os interesses que movem os dois estrategas já vai ser tarde demais!

      Eliminar
  3. Curioso é que o PS sempre teve jovens de grande qualidade, olha-se para a assembleia municipal NADA olha-se para o partido NADA... entao esses jovens procuraram o taxinho em grandes empresas e sumiram..quem quer andar aos tombos no meio de pessoas sem grande caracter, capacidades rudimentares.. é a lei da vida, os melhores vao ficam os piores....o vazio continuará por quanto tempo?

    ResponderEliminar