quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Guia do Investidor na versão ACG

A ACG – Associação de Comércio e Serviços do Distrito da Guarda, em conjunto com a sua congénere de Viana do Castelo publicou um suplemento no jornal de economia “Vida Económica” um guia do investidor para a Guarda.
Eis o que é dito:
Localização geoestratégica privilegiada no contexto da globalização
Junto à raia central fronteiriça da Beira Interior (40 Km de Salamanca) e equidistante entre Lisboa e Madrid (cerca de 300 Km)
Rede de Transportes funcional e integrada
Principal itinerário de trocas comerciais. Forma o corredor entre a Costa Atlântica e Centro e Norte da Europa (Trans-European Transport Core Network)
Infraestruturas logísticas de elevado potencial
Parque Logístico de Iniciativa Empresarial (PLIE) com 960 000 m2 e integrado no corredor logístico Sveiro/Figueira da Foz – Coimbra – Viseu – Guarda – Salamanca – Valladolid – Irun.
Zonas de acompanhamento Empresarial atrativas
Além da incontornável PLIE destacam-se a Área Industrial da Guarda – Gare, o Parque Industrial da Guarda e ainda as Zonas Industriais de Vale de Estrela e do Porto da Carne.
Disponibilidade, qualificação e competitividade da força de trabalho
Representa 47% da população ativa da Beira Interior Norte. A mão-de-obra é jovem (59% com idade até aos 44 anos) e possuiu elevada qualificação (17% com ensino superior e outros 17% com ensino secundário)
Centros de saber e de transferência de conhecimentos para o tecido empresarial
4 Escolas de ensino superior politécnico público no distrito (integradas no Instituto Politécnico da Guarda). Na investigação do IPG destacam-se as competências multidisciplinares, por exemplo: economia e gestão, saúde, informática, engenharia civil, ambiente, mecânica, etc.
Elevado potencial para as dinâmicas empresariais
Potencial dos recursos endógenos naturais para as diversas atividades ligadas aos clusters das energias renováveis, pedra, agroalimentar, etc. Sinergias com um tecido empresarial que representa 44% do nº de empresas e 59% do volume de negócios da Beira Interior Norte. Boas práticas de cooperação público/privada (PLIE) e dinamismo das associações empresariais.
Elevada qualidade de vida
Vivência urbana tranquila, segura, afável, em contacto com a natureza e com um ar distinguido internacionalmente pela salubridade e pureza.
Nota
O executivo da Câmara da Guarda adjudicou à ADSI elaboração de um “Guia do Investidor para a Guarda” pelo valor de 12500 Euros.
ADSI – Agência de Desenvolvimento da Sociedade de Informação - «A Guarda Digital, promotora deste portal (ADSI), é uma associação sem fins lucrativos que visa desenvolver as tecnologias de informação e comunicação na região da Guarda bem como combater a info-exclusão.»

Sem comentários:

Enviar um comentário