sábado, 17 de novembro de 2012

O Perverso Seguro

Quanto mais se conhece o regulamento (?) ou estatuto (?) eleitoral de candidatos a candidatos às Câmaras e Freguesias mais se vê a opacidade e demagogia de Seguro nesta matéria.
A liberdade de concorrer às primárias encontra o muro dos terços.
Em teoria só podem concorrer às primárias três concorrentes se cada um convencer exactamente um terço de membros da comissãio política.
Se um dos candidatos arranjar um terço mais uma assinaturas já só podem concorrer dois candidatos
Se um dos candidatos arranjar dois terços de assinaturas mais uma só há um concorrente.
É a liberdade condicionada aos membros da comissão politica em que os militantes e base só têm que votar.
Nota: Eu não li nem os regulamentos nem os estatutos, são conclusões minhas a partir da comunicação social.

8 comentários:

  1. É mesmo verdade. O autor do blog , mesmo sem conhecer os estatutos do PS conclui de forma acertada. Estão feitos criando a ideia de abertura. De abertura nada têm. As estruturas distritais , nomeadamente os órgãos federativos , não têm voz. No caso concreto da Guarda, em que a " secretaria" decidiu que só o Albano podia ser candidato, este , depois de eleito ( num universo de cerca de 2.500 militantes, bastava ter um voto para ser eleito....) acabou por ter nas suas mãos o poder discricionário de fazer e construir a lista com quem quis para os membros da comissão política distrital. É esta " entre aspas" que tudo delibera. O universo dos militantes não têm voz. Limitam-se de dois em dois anos a colocar uma Cruz num boletim de voto. Neste distrito vejam o caricato de haver na liderança das mulheres socialistas , há já bastantes anos , a irmã daquele que também há anos lidera a federação do partido.um partido afunilado sem voz. Um partido de culto de personalidade.( se observarem como eu fiz o site www.psguarda.com , os temas andam todos à volta do Albano. O Albano assim o Albano assado...) . É uma pobreza. Dizem-me que vai haver em Maio do próximo ano eleições no PS , para um novo líder . Pedidos de inscrição de novos militantes por parte de estruturas Concelhias que não se revêem na actual liderança do PS não estão a ser inseridas na base de dados actualmente, impedindo-os de votar num novo líder em Maio de 2013. São precisos seis meses de militância. É esta enfim a abertura tão badalada pela actual liderança .

    ResponderEliminar
  2. Ainda a " abertura do PS de Seguro" :
    Nas ultimas eleicoes na federação do PS Guarda, o Presidente Albano recandidatou-se. Na altura , os Estatutos determinavam que a Comissão Organizadora do Congresso , composta por cinco elementos, seria eleita em comissão política distrital sob proposta do presidente federativo. Entende-se sempre que a referida comissão será composta por pessoas isentas, imparciais , alheias aos interesses dos candidatos. No caso concreto, o Presidente em exercício, José Albano, era de novo candidato. Este propõe para a referida comissão organizadora cinco militantes que sao nada mais nada menos cinco membros do seu executivo federativo, cinco membros do seu núcleo duro. E nestes um deles era a sua irmã...
    António José Segura , dando sinais de abertura, faz aprovar esta norma estatutária :
    As Comissões Organizadoras dos Congressos Federativos passam a ser compostas por um número impar de membros, de 5 , 7 ou nove, em lista completa, fechada, por proposta do Presidente da Federação à Comissão Política do Distrito. Cada candidato a Presidente pode propor um militante de sua confiança para este órgão.
    Uma grande abertura...
    Se o actual presidente for de novo candidato, numa comissão organizadora composta por exemplo por 7 elementos, acaba por ter neste órgão os sete que indica enquanto Presidente em exercício, mais um como candidato. Se houver outra candidatura , uma tem 8 elementos a outra tem um.
    De facto é uma verdadeira reforma estatuária ....

    ResponderEliminar
  3. Na Guarda as piruetas e o desespero fizeram com que Nuno Almeida, que chegou a presidente da concelhia graças a Bento, ficasse reduzido á insignificância. Bento não precisou dele ("Roma não paga a traidores"), Igreja usa-o e deita-o fora e Vitor Santos recusa-se tratar-lhe da contratação da empresa pela CMG, única fonte de rendimento do trabalho(?).
    Se o lugar de comentador na RA não fôr remunerado, vai acabar a pedir á Jonet, ou a Bento outra vez.
    Quem quer dar o passo maior do que a xinela, é assim.

    ResponderEliminar
  4. O tempo é inimigo da mentira e amigo da verdade, mas por vezes não temos o tempo do nosso lado.
    Quem de vós nunca teve peripécias com o Poder Local ?
    Quem de vós não está calado porque sabe que se falar sofre represálias?
    Quem de vós está de consciência tranquila para fazer o que acha correto?
    Quem de vós já não sofreu ameaças ou avisos ou promessas para silenciar?
    Quem de vós tem moral para ensinar aos filhos a moral e retidão e a verdade ?
    Não, não calarei, é isso que ensinarei aos meus filhos, a verdade está acima de tudo e a mentira é um passo em falso, a frontalidade é uma virtude a falsidade é imoral, ser verdadeiro é ser um bom educador, ser frontal é ser um bom Líder.
    Como poderemos ajudar os nossos filhos a serem pessoas idóneas e sinceras e corretas quando nós apenas o fazemos com palavras e nunca somos um exemplo!
    Força Dr. Virgilio Bento.Contamos consigo.
    José Alexandre

    ResponderEliminar
  5. Seguro é Inseguro.
    ....Quanto mais se conhece o regulamento (?) ou estatuto (?) eleitoral de candidatos a candidatos às Câmaras e Freguesias mais se vê a opacidade e demagogia de Seguro nesta matéria.
    Seguro tem receio da sua própria sombra.
    Estou convicta que Seguro nunca será Primeiro- Ministro.

    ResponderEliminar
  6. VITOR SANTOS, BOM HOMEM, BOM VEREADOR. MAS INGÉNUO.
    ALINHOU NAS PROMESSAS DO ALBANO DE CELORICO,
    FOI USADO , MANIPULADO.
    COMO A ESTRATÉGIA FALHOU, DEIXOU-O CAIR.
    AGORA NEM A VEREADOR VAI SEJA O JOSÉ IGREJA OU O VIRGÍLIO BENTO O CANDIDATO.
    A MANIPULAÇÃO DO SEU CHEFE FOI O QUE DEU.
    ESTE, NA TENTATIVA PERMANENTE DE CONFUNDIR, ENVIA O SEU HOMEM DE MÃO NO SECRETARIADO, ANTONIO SANTOS E ESPOSA , COLOCAR-SE AO SERVIÇO DE JOSÉ IGREJA, OFERECENDO-LHE A SUA DECLARAÇÃO DE APOIO ENQUANTO MEMBRO DA CONCELHIA....
    ESTE SENHOR FOI TAMBÉM UM DIS MENTORES DA CANDIDATURA DE VITOR SANTOS NO SECRETARIADO FEDERATIVO.,,,
    VEJAM A QUE PONTO OS LAÇOS DE SOLIDARIEDADE SÃO CORROMPIDOS.
    SERÁ QUE ESTE SENHOR ANTONIO SANTOS ESTÁ CONVENCIDO QUE JOSÉ IGREJA O VAI COLOCAR NO ANDÔR ?
    SERÁ QUE NAO É JÁ ALTURA DE VITOR SANTOS ANDAR MAIS ATENTO E DEIXAR DE SER USADO

    ResponderEliminar
  7. Depois de ler o que li custa-me acreditar que o Sr .Vitor Santos pertença ao secretariado do sr Albano.
    Se for verdade é preciso ter um bom estômago ...

    ResponderEliminar
  8. Nao percebo como é que nenhum se aproveita. Correr com os traidores?

    ResponderEliminar