“Torturem os Números que Eles
Confessam” é um livro de Pedro Nogueira Ramos, “Sobre o mau uso e abuso das
estatísticas em Portugal e não só” E continuamos Números publicados na grande
revista “Guarda Viva” Durante 12 anos de governação na
Câmara o que nos oferece?
(Obras públicas lançadas: feitas,
lançadas e a lançar, projectos)
1 - População residente na Guarda Censos 2011 - 42 541 Habitantes Censos 2021 - 40 117 Habitantes INE - 2024 – 40 046 Habitantes A Guarda perdeu 2 424 pessoas entre
2011 e 2021 A Guarda perdeu 91 pessoas entre
2021 e 2024 A população do município diminuiu
0,2% entre 2021 e 2024, contrariamente ao verificado a nível nacional (aumento
de 3,2%). A variação populacional entre 2021
e 2024 foi negativa, decorrente de um saldo natural igual a -799 e de um saldo
migratório igual a +708. 2 - Índice envelhecimento – A Guarda
envelheceu Na Guarda, o rácio entre o número
de idosos (com 65 ou mais anos) e o número de jovens (com menos de 15 anos),
passou de 2,25 em 2021 para 2,50 em 2024. 2021 – 2,25 2024 – 2,5
Os números das obras e transferências são o que são e podem ser devidamente escrutinados. Os dados demográficos é que não podem ser comparados com o valor nacional. Têm que ser comparados com realidades comparáveis, nomeadamente capitais de distrito do interior do país.
Mas os dados demográficos são um indicador infalível do desenvolvimento, do emprego, da qualidade de vida, do investimento no crescimento. Sai imensa gente, especialmente jovens que não tenham emprego na Câmara, na Apal ou uns ajustes diretos chorudos.
Vocês viram aquela coisa no mercado de são miguel com meia dúzia de bancas e expositores a serem clientes uns dos outros? O NERGA só consegue organizar comes e bebes com o dinheiro dos outros Sou empresário na guarda e nem soube disto. Só vi hoje
Este governo do município não tem um único índice favorável. Um único. Essa é que é essa. Podem escrever ok que quiserem e fazer revistas em papel couché caro, que não são essas ações de propaganda que nos retiram da letargia e atraso. A Guarda neste momento não e uma cidade na moda que convide ao investimento e a criação de riqueza e consequentes postos de trabalho. Ninguém quer vir para a Guarda.
Os números das obras e transferências são o que são e podem ser devidamente escrutinados. Os dados demográficos é que não podem ser comparados com o valor nacional. Têm que ser comparados com realidades comparáveis, nomeadamente capitais de distrito do interior do país.
ResponderEliminarMas os dados demográficos são um indicador infalível do desenvolvimento, do emprego, da qualidade de vida, do investimento no crescimento. Sai imensa gente, especialmente jovens que não tenham emprego na Câmara, na Apal ou uns ajustes diretos chorudos.
EliminarVocês viram aquela coisa no mercado de são miguel com meia dúzia de bancas e expositores a serem clientes uns dos outros?
ResponderEliminarO NERGA só consegue organizar comes e bebes com o dinheiro dos outros
Sou empresário na guarda e nem soube disto. Só vi hoje
As obras lançadas entre 2021 e 2026 devem ser estratosféricas: foram lançadas com tanta força que desapareceram no espaço. Não vi nada, só propaganda.
ResponderEliminarEste governo do município não tem um único índice favorável. Um único. Essa é que é essa. Podem escrever ok que quiserem e fazer revistas em papel couché caro, que não são essas ações de propaganda que nos retiram da letargia e atraso. A Guarda neste momento não e uma cidade na moda que convide ao investimento e a criação de riqueza e consequentes postos de trabalho. Ninguém quer vir para a Guarda.
ResponderEliminar