terça-feira, 23 de setembro de 2025

E quantas pessoas no comício PSD/CDS/IL segundo o IA

Estimativa fundamentada de presenças na Alameda de Santo André no comício PSD/CDS/IL segundo o nosso amigo IA
Regras internacionais:
2 pessoas/m² → ocupação confortável.
3 pessoas/m² → ocupação densa, típica de comícios e concertos.
4 pessoas/m² → ocupação muito compacta, já com constrangimentos de mobilidade.
1. Zona das cadeiras
Existiam cerca de 200 cadeiras.
Quase todas estavam ocupadas, logo 200 pessoas sentadas é um valor objetivo e verificável.
2. Zona central em pé
A área atrás das cadeiras corresponde a aproximadamente 130 a 150 m² da praça (estimado pelas proporções visíveis nas fotos).
A densidade observada foi de 3 pessoas/m² (compacta mas sem aperto extremo).
Resultado: 390 a 450 pessoas nesta zona.
3. Laterais e fundo (sob árvores e junto a esplanadas)
Área estimada: 40 a 50 m².
Densidade mais baixa, cerca de 2 pessoas/m².
Resultado: 80 a 100 pessoas.
4. Áreas não totalmente visíveis (entradas laterais, bordas da praça)
Grupos dispersos acrescentam pelo menos 50 a 70 pessoas.
✅ Totais parciais
Sentados: ~200
Zona central em pé: 390–450
Laterais e fundo: 80–100
Zonas ocultas: 50–70
➡️ Estimativa global: 750 a 820 pessoas

43 comentários:

  1. Deu empate.
    Vai a penaltis no dia 12.

    ResponderEliminar
  2. Estive presente nos dois comícios, muito longe dos nrs apresentados, até comentei in loco com pessoas amigas, esperava mt mais, o SC teve o dobro, 820 nunca

    ResponderEliminar
  3. Então PSD/CDS/IL e NC/PPM estão em empate técnico, com alguma ligeira vantagem para o Prata, que não teve autocarros nem teve como obrigar ninguém.
    Nas fotografias aproximadas fiquei deveras surpreendida com as algumas presenças. É de coragem e é de vontade de mudança.
    Isto começou a virar.

    ResponderEliminar
  4. A propósito de António Saraiva.

    https://observador.pt/2017/03/13/aparelho-do-ps-ameaca-ministro-para-colocar-boys-em-gestao-hospitalar/

    O acesso é pago, mas coloco aqui uma parte.

    Caro senhor ministro, ou coloca boys do PS para a Unidade Local de Saúde da Guarda ou retiramos-lhe a confiança política. De uma forma genérica, foi esta a ameaça feita na última sexta-feira pelo presidente da Federação Distrital do PS da Guarda, António Saraiva, ao ministro da Saúde, através de um e-mail enviado para o ministério, ao qual o Observador teve acesso e que já tinha sido noticiado pela rádio Altitude.
    O ministro decidiu nomear para a Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda Isabel Coelho, que não é militante socialista mas tem um currículo adequado à função. O dirigente do PS — que não tem a maioria na comissão política distrital — transmitiu ao ministro que “a federação do PS da Guarda” não pode “concordar e aceitar a proposta de equipa para integrar o próximo Conselho de Administração” da ULS.
    No email ao ministro, António Saraiva diz diretamente que está a pedir que os cargos de gestão sejam ocupados por militantes do PS, escrevendo que, “em termos locais e distritais, não é possível que um Conselho de Administração de uma estrutura como é a ULS da Guarda não integre um único elemento de plena confiança das nossas estruturas locais e concelhias”. No mesmo texto, o presidente da federação distrital socialista considera que a escolha de independentes “é o desacreditar do PS em termos distritais”, bem como da “afirmação” da estrutura e significa o “arrastar de graves consequências políticas.
    O dirigente socialista lamenta ainda que apareçam nos órgãos de gestão “clínicos que chegaram a pertencer a conselhos de administração do Governo PSD.”
    Depois desta exposição, vem a ameaça velada ao ministro, dizendo que convocou o secretariado e os autarcas para uma “posição conjunta” sobre esta situação e avisando que pode passar por:
    "Demonstrar publicamente a nossa não confiança política aos responsáveis por esta decisão e à equipa, e, mesmo ao desvincular dos órgãos distritais por parte de alguns membros para além de puderem vir a cair candidatos autárquicos”


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O exercício da memória só é bom para aqueles que têm valores e princípios. Para o Arq. Saraiva, o exercício da memória é péssimo. Muito bem lembrada essa notícia.

      Eliminar
  5. Poucos ou muitos, o que é verdade é que - digo-o em primeira mão aqui no Sol da Guarda - no PPM ficaram inquietos e estão agora a reunir as tropas para uma caminha no sábado, onde não farão menos do que juntar 2.000 pessoas.
    Os faltosos à sessão dia 13 na Alameda estão a ser confrontados com uma única pergunta: "Vais morder a mão que te deu de comer?".
    Espera-se uma arruada histórica.

    ResponderEliminar
  6. A mim, não me interessa grande coisa o número de pessoas que estão presentes numa ação de campanha de uma ou outra candidatura. Isso não influencia, de maneira nenhuma o meu voto porque olho para trás e só vejo camapnha eleitoral contínua, desde 2021, desperdício, falta de respeito e de valores.
    O meu voto está decidido ,com base nas ações, não em palavras ocas que o vento dispersa e desfaz.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então devia de rever o voto. E agradecer ao PS e PSD os vários chumbos consecutivos...
      Entre alguns obras estruturantes para a Guarda.
      Faziam birra, quem perdeu a Guarda. Se PS e PSD tivessem sido os adultos na sala, teriam ganho mais, atrevo me a dizer que se o PS não tivesse ido pela conversa do PSD iria ter alguma vantagem sobre o próprio PSD.
      Tenho de dar o meu voto de confiança ao PG, e aí sim, se lhe for dada oportunide (porque desta não foi) e eles faltarem, daqui a 4 anos mudo a direção.
      Até lá
      Força PG
      "Obrigado" PS e PSD pelo atraso...

      Eliminar
    2. Não brinque com coisas sérias. Acha mesmo que foram os chumbos que impediram a Câmara de fazer alguma coisa? Já viu os ajustes directos? Já viu a quantidade de gente que contrataram? Já viram a campanha milionária? Acham que é paga do bolso? Estas frases que lhe deram para vir aqui escrever, acha que quem as distribui foi pago por quem?

      Eliminar
    3. 20:27
      O PSD e o PS só fizeram o seu dever ao impedir o príncipe/rei de fazer todos os empréstimos que lhe convinha, para desbaratar em festas, vinho, fazer mais ajustes diretos com os mesmo de sempre e meter na Câmara e na APAL o triplo das pessoas, pelo menos, para se gabar de que tinha criado 4 ou 5 mil empregos na Guarda.
      Em primeiro lugar está o que é necessário e importante para enriquecer a cidade e o concelho, não para os empobrecer e investir noutros concelhos e em pessoas de fora.
      Se não fez obra, foi porque não quis, não percebeu que fazer obra boa, útil, bem feita, necessária e geradora de emprego e bem-estar dos munícipes era a melhor campanha, preferiu ser cigarra, portanto, alguém teve de dizer não a tanto esbanjamento nefasto.

      Eliminar
    4. Então pela sua ordem de ideias foram "todos" coniventes.
      Apenas é a percepção que tenho. De onde é paga não sei, mas pelos vistos você deve de saber. Ninguém me deu frases, não sou o fantoche nem pertenço a nenhum arrumado para canto.
      Felizmente não preciso de nada nem de ninguém.
      Até me é "igual" quem ganhe.
      Apenas escrevo o que me parece, mesmo podendo estar menos certo.

      Eliminar
    5. 22:18 já para não se falar dos processos em tribunal que em nada dignificam a guarda e das perseguições a funcionários que continuam a existir. É que sobre esses processos ainda nada se ouviu falar ao presidente.

      Eliminar
    6. Eu vejo tanta malta preocupada com o custo da campanha... não há mesmo mais nada que falar nem fazer ahaha que pobreza franciscana

      Eliminar
    7. Os que falavam dos carros do PG, quero agora ver se falam dos do PSD =D não há nada mais interessante e importante...
      Pelos vistos ao fim de algum tempo ausente, assim como o presidente de junta vai haver festa lá para baixo em sao miguel. O que as eleições fazem...

      Eliminar
    8. 22:18 Acha mesmo que se os empréstimos propostos fossem aprovados que estaria com esta conversa? A esta hora o PSD já tinha engolido um sapo e tinha Sérgio Costa como cabeça de lista à camara e Prata na lista da AM. Chaves estaria no seu escritório onde esteve os últimos 4 anos.

      Eliminar
    9. Ajustes diretos ?
      Como as tendas para a feira farta ? Tudo em familia durante alguns anos...
      Somos uma cidade que não passa de camponês com a mania que são elite do nada. Da vaidade de passear pela cidade e pensarem que são alguém. De alcoólicos em algumas listas, que de motoristas do Sr. Tiveram de migrar para outras instituições... De fulanos que querem poder em algumas áreas mas nem traquejo tiveram para trabalhar na Guarda e tiveram de ir para outros municípios onde a concorrência não existe......

      PG força!

      Eliminar
  7. O ter mais ou menos pessoas que as outras candidaturas, apenas pode dar algum conforto, nada mais que isso.
    Tendo estado lá, sendo apoiante desta candidatura fiquei satisfeito com a participação, embora não tenha dúvidas de que em 2021 havia mais pessoas.
    A candidatura monarquica, sobrevaloriza a participação deles e ridiculariza a nossa, todavia a participação deles terá sido muito inferior a 2021.
    Em termos práticos a participação agora terá sido semelhante nas duas.
    As circunstâncias é que são diferentes.
    De um lado está o poder a influência o capital os empregos e os interesses.
    Do outro lado está uma candidatura pobre, sem grandes meios, com uma equipa reduzida, sem nada para distribuir
    Conseguir empatar isto foi um grande feito, as pessoas têm receio de dar a cara.
    Mas de lá saiu uma mensagem importante de tranquilidade e humildade, apesar de todas as contratações, não está na genética do PSD despedir pessoas.
    Realisticamente constatamos que não é possível igualar os meios de campanha que os monárquicos exibem exibem , é da vida.
    Em democracia, se houver princípios, a derrota de uns valoriza a vitória dos outros.
    Uma pessoa um voto e este é secreto .


    ResponderEliminar
  8. Por mais voltas que se deem, as promessas não cumpridas, são o a melhor forma de analisar e caracterizar uma pessoa qualquer, especialmente os políticos.

    ResponderEliminar
  9. Estive lá no comício do PSD. Não estavam nem 400 pessoas. Tiraram apenas foto enganosa

    ResponderEliminar
  10. Está provado que Saraiva sabe "arquitetar" muito e bem!

    ResponderEliminar
  11. Na APAL é sempre a somar: o número de funcionários e gestores, bem como o preço da fatura da água e restantes taxas. Que grande filão para empregar amigos e encher-lhes a algibeira sacando aos consumidores.

    ResponderEliminar
  12. O que dizem a respeito de o número 2 do PPM ter sido fotografado a adoptar um cão no canil?
    O Figueiredo deve ter olhado para o "diamante em bruto" e depois da maneira como segurou o copo de espirituosas na festa dos jovens deitou as mãos à cabeça.
    Adoptar um cachorrinho é sempre um chão seguro na construção de uma imagem, embora seja uma facada nas costas do colega número 4, mas este já vai estando habituado.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E quem foi escolhido para liderar o canil apoia que lista???

      Eliminar
    2. Até na adoção de um animal de estimação já pegam.. ainda bem que só há eleições de 4 em 4 anos porque a baixeza de nível a que se chega é de tal modo que não dava para aguentar.

      Eliminar
  13. Até a inteligência artificial é do PSD, Cum Catano

    ResponderEliminar
  14. Malta, não venham só ao Sol da Guarda.
    Há uma sala na PJ só de analistas a ler o que aqui se escreve, mas os coitados não dão conta do recado.
    Está aqui outra forma de contar o que se passa na Câmara:

    https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdtiVq1iPD6KD7tgGv_ILPXYsgU_g7TIAbOJRwLIgZA-jxl4Q/viewform

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Naturalmente , estando em campanha eleitoral desde que entrou na câmara em 2013, SC tem todas as possibilidades de ganhar.
      Usando o poder inerente ao cargo , contratações, ajustes diretos, prestações de serviços,tem naturalmente pessoas e meios de campanha que os outros não têm.
      Por outro lado, tendo consciência do que fez e não fez durante o mandato, tem naturalmente medo de não conseguir enganar o povo.
      Daí que tenha tentado fazer uma coligação com os grandes partidos.
      Não tendo conseguido, vai aumentando a tensão e começa a haver dúvidas.
      O problema é os políticos não encarem os lugares como algo transitório.
      O desespero leva às contratações desnecessárias, aos ajustes diretos á propaganda desbragada com os meios da câmara.
      SC obrigado pela CNE a retirar cartazes e publicações, não pede desculpa aos munícipes, pelo contrário culpa e tenta condicionar os denunciantes.
      É uma chatice existir a CNE e haver denunciantes!!
      Coisas pequeninas da República! Que chatice!

      Eliminar
    2. O melhor é ir directamente à CNE. Hoje já recebi mais uma resposta deles:

      "Reportando-me à participação de V. Exa., sobre o assunto em referência, informo que a Câmara Municipal da Guarda foi notificada para se pronunciar".

      Eliminar
  15. Os números devem ser os que diz senhor engenheiro.
    O problema é que nisto tudo o PS desapareceu e é uma carta fora do baralho.
    Temo o pior para o PS, infelizmente.
    Provavelmente vai desaparecer do executivo municipal, no melhor cenário ter uma representação pifia.
    Na AM voltou a apostar nos falhados da última legislatura segundo o próprio candidato à câmara na famosa reunião com jornalistas.
    Na junta de freguesia dizem que é uma boa aposta mas está sem equipa é o eu..eu..eu..eu.? Mas resultados nada!
    No PSD a escolha da lista à câmara matou qualquer possibilidade de chegar e ganhar, uma lista dos interesses, dividiu os sociais-democratas entre os antes da Ana Manso e depois da Ana Manso ou famílias que cairam em desgraça e depois levaram o partido ao charco?
    Mesmo que elegesse 3 vereadores, o psd só teria um, uma funcionária da câmara e um do CDS.
    PSD derrotado antes de começar a campanha eleitoral.
    Pessoalmente prefiro os desconhecidos e mal preparados do PS aos "gelatina do PSD". São muito maus mas são desinteressados da política . Bem sei que são descontextualizados. Provavelmente nem um vereador vai eleger não pelo partido mas pelos candidatos que nem no partido colhem empatia. Nem sei se era a lista que ganhava se fossem eleitos entre os militantes do PS.

    PPM e pegues nem morto voto.
    Provavelmente vai ganhar por demérito do PSD e PS.
    Para a AM votarei no BE.
    Não pretendo influenciar ninguém, apenas dar a minha opinião.




    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tente disfarçar o ressentimento por não ir nem na lista do PS nem na lista do PSD, mesmo depois da sua zanga com o PG.
      Mas se quer mesmo saber como vai ficar o resultado, marque este prognóstico e no dia 12 à noite venha conferir.
      Pode ter a certeza que vai ser este:
      PSD/CDS/IL - 3
      NC/PPM - 2
      PS - 2

      Eliminar
    2. Menorizar como tenta fazer a função de "funcionária da Câmara" é um bom contributo a favor da lista que ousou levar uma "funcionária da Câmara" em segundo lugar e da própria que teve a coragem de dar a cara. Os "funcionários da Câmara" devem gostar do seu comentário

      Eliminar
    3. Também pode haver por aí quem está na condição de representante de IPSS Unipessoal familiar?

      Eliminar
  16. Tenho pena que os candidatos pelo ps da Guarda valham menos que o próprio PS
    Poderá o PS sobreviver ao pior resultado do PS na Guarda?
    Acho que os militantes socialistas deviam preparar a substituição destas pessoas no pós eleitoral.
    Pessoas com credibilidade!
    Ou o PS morreu?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No fim desta tragédia grega fica tudo igual.
      Porque era necessário ir á Malhada Sorda mandar fazer os candidatos ao gosto de cada um.
      Curiosamente ninguém presta?
      Cada um que faça uma introspecção, se calhar o problema não está nos outros.
      A conversa de que ninguém presta só beneficia quem está no poder.
      Falam em duas eras pós e antes de determinada pessoa que por acaso anda no PPM agradecendo assim tudo o que o PSD lhe deu.
      Mas já anda no PPM desde o início do mandato nada tem a ver com os candidatos do PSD.
      Aliás nesta espécie de agradecimento acompanha SC, JR, e AS, tudo videirinhas que mudam em função dos ventos e dos interesses.

      Eliminar
    2. Com 500 novos recebedore
      s da câmara e águas, todos a agradecer , é impossível SC perder as eleições.
      Se cada um pertencer a uma família com 4 pessoas São logo 2000 votos.
      Não se sabe é porque tem de agradecer .
      Concurso público limpinho e transparente como prometido por cartaz e com palavra de honra!!
      De facto alguns entraram sem mais nada, o concurso estava mal feito e tiveram de lhes dar razão.
      Mas pronto já lá estão ninguém os irá despedir.

      Eliminar
    3. Com todos os que foram injustiçados e ficaram fora dos concursos e as familias, Sérgio Costa vai perder

      Eliminar
  17. Facto: João Prata não teve na Alameda menos pessoas que Sérgio Costa
    Dedução: As pessoas que foram apoiar João Prata fizeram-no livremente e quiseram manifestar uma vontade de mudança
    Suposição: Muitas mais queriam estar presentes, mas como não podem dar a cara irão fazê-lo no recato da cabina de voto
    Percepção: João Prata pode ganhar as eleições
    Evidência: Campanha cara, ruidosa e altiva por parte de Sérgio Costa vai ter um efeito contrário




    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Facto: Prata não apresenta ideias
      Dedução: Limita-se a atacar o atual presidente
      Suposição: Alguém o instruiu nesse sentido
      Evidência: não há paciência para uma campanha que se limita a criticar

      Eliminar
    2. Deve andar a ver outra campanha diferente da realidade, pois não é só critica

      Eliminar
  18. As pessoas não querem saber de campanhas e estão fartas de promessas vas. Vemos a cidade cada vez pior

    ResponderEliminar
  19. Infelizmente o PSD já perdeu!
    O PS nem um vereador consegue eleger.
    O PPM anda aí de comes e bebes em comes e bebes é porco no espeto de manhã à noite, devem ter uma vaca leiteira que paga a conta?
    Fui ao tribunal ver a lista do PS à Assembleia Municipal só vi os 10 primeiros...coitadinhos!...
    Aquilo é que é gente para a política?
    Nem 5 elegem, mas caramba não havia lá melhor?
    Olhem para a lista do PSD vejam pessoas com carisma, brilho pessoal, percurso académico, percurso profissional. Parem 5 minutos a ler os 10 primeiros das listas.
    Tenham vergonha senhores candidatos!!!
    Ou brio se forem vaidosos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estiveram à espera do seu ilustre brilhantismo.

      Eliminar
  20. Os candidatos - todos - são bastante corajosos para enfrentarem pessoas agarradas ao poder desta maneira, parece impossível! Os atuais governantes prometem mares e fundos, um abuso. As pessoas acreditam em tudo. A coisa mais triste é podermos já ter um hospital privado a funcionar e os que agora prometem o novo foram os que o negaram no mandato do Carlos Chaves Monteiro em 2021 na última assembleia antes das eleições. Vergonhosa atitude que nos tem na penúria e na doença, os tais PG que eram a essa data outra coisa . Tenham vergonha digam a verdade. A Guarda não é de três ou quatro pessoas com ego doente que reduz a cinzas a verdade .

    ResponderEliminar