sábado, 22 de fevereiro de 2025

Novo sítio na internet para o turismo da Guarda

Foto: Programa de visita
(O texto é grande e, como se dizia, tem muita parra e pouca uva, talvez palha)
Ontem, sexta-feira, 21 de fevereiro, foi apresentado mais um produto para atrair turistas à Guarda.
Pode ser consultado em    https://www.visitguarda.pt/.
Fui consultar e fiquei extasiado com a qualidade desenvolvida no que nos é apresentado. A “IA” não faria melhor.
Deixo aqui a proposta para passar dois dias na Guarda (fim-de-semana)
No final comento dois temas.
SÁBADO
MANHÃ
VIDEMONTE - A Freguesia de Videmonte é uma aldeia de montanha, no coração da Serra da Estrela, está a cerca de 18 Km da sede de Concelho. É essencialmente agrícola onde se destaca a pastorícia com a ovelha bordaleira e cabra Serra da Estrela ou serrana, cultura de batata, centeio, castanha e muita floresta. Possui como anexa a Quinta da Taberna.
TARDE
MAÇAINHAS - Maçainhas é uma aldeia muito antiga cujo nome primitivo foi Granja de Maçainhas. Este nome é bem revelador das tradições agrícolas da freguesia e do seu povoamento que pode ser situado em tempos remotos.
CAMPAINHAS EM BRONZE DE MAÇAINHAS - Nas aldeias do concelho e nas encostas da Serra da Estrela não há dia em que não se ouçam as campainhas de Maçainhas.
MUSEU DE TECELAGEM DOS MEIOS - O Museu de Tecelagem dos Meios deve ser entendido como uma oficina de tecelagem, uma vez que todos os teares da antiga fábrica estão funcionais e a produzir. Este equipamento encontra-se exposto numa antiga fábrica de Cobertores de Papa, fundada em 1954.
PARQUE URBANO DO RIO DIZ - Espaço verde com um parque infantil, pista de Dirt Bike Jumping, circuitos pedonais, de um parque sénior, pistas medicalizadas, relvados multiusos, de zonas desportiva semicoberta, parque de merendas, parque canino e espaços comerciais de cafetaria.
DOMINGO
SÉ DA GUARDA - Com a transferência da sede de Bispado de Idanha-a-Velha para a Guarda, em 1203, por influência de D. Sancho I, foi necessário promover a construção de uma Sé Catedral. Nada se sabendo do edifício primitivo, sabe-se, porém, que na segunda metade do século XIV se encarou a construção de uma sé nova fora do perímetro amuralhado. A construção da atual Sé Catedral iniciou-se a partir de 1390, mas, dada a envergadura do projeto, as obras arrastaram-se e o edifício só foi terminado em pleno contexto manuelino.
TORRE DOS FERREIROS - O acesso ao topo do monumento poderá ser feito por um elevador panorâmico ou por escadas. As vistas do seu miradouro são surpreendentes.
MUSEU DA GUARDA - De localização privilegiada, em pleno coração da cidade da Guarda, trata–se de um edifício emblemático, com forte identidade simbólica na ordenação da envolvente urbana, assumindo, pois, preponderância numa vasta área comercial, cultural e de lazer.
Comentado:
1 - Sobre o museu dos meios e o seu cobertor de papa, será que haverá muito para dizer? Nem uma visita ao “Genuíno” nem à sua existência?
2 – Campainhas. Ainda existem? Foi reativada a fabricação?
Em 2015 escrevia-se:
“O último fundidor de campainhas de bronze”
“Maçainhas sonha com candidatura a Património Imaterial da Humanidade”
“Catorze modelos de campainha, todos diferentes em tamanho, com catorze sons também diferentes, saíram, às centenas, da fundição tradicional de António Bernardo Fonseca, em Maçainhas, no concelho da Guarda. Desde 2009 que o forno deixou de ser aquecido, lançando quase no esquecimento uma arte que requer dedicação, paixão e criatividade.”
“É sempre com alguma nostalgia que António Fonseca regressa à oficina onde guarda todos os artefactos necessários à criação das campainhas de bronze.”

28 comentários:

  1. Igual ao guardame.pt um site criado pela Câmara para o mesmo propósito com resultado 0 zero
    Agora diz:
    "Não é possível aceder a este site
    Verifique se existe algum erro ortográfico em guardame.pt.
    DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN"

    ResponderEliminar
  2. https://www.facebook.com/share/1BMby5hLNK/

    Será que também vão apagar a página de Facebook para não se sobrepor?

    ResponderEliminar
  3. Enf. Narciso coloque aqui o seu texto. É elucidativo e resolve esta questão. Esta CMG vive o dia a dia a enganar os cidadãos, mas ainda não somos todos doidinhos ou funcionários camarários recém chegados sem nada para fazer o dia todo

    ResponderEliminar
  4. Ref.: www.visitguarda.pt

    Sugestões -

    Algumas falhas devem ser corrigidas. Por exemplo:

    . Castanheiro de Guilhafonso. Deveriam dizer “…chestnut tree…”. Se não acrescentam a palavra “tree”, estão a dizer “castanha”.

    . Onde dizem “Francisco de Passos Street”, deviam corrigir para “Comércio Street” ou, então, mudar a imagem e mostrar uma fotografia da Rua Francisco de Passos.

    Várias traduções “à letra”, obviamente com a ajuda de um dicionário ou um qualquer “tradutor”, simplesmente não funcionam. Aconselha-se uma revisão das traduções.

    Carlos Pissarra - Guarda

    ResponderEliminar
  5. Egitaniense
    Já estamos habituados a esse tipo de erros. Desde o famoso livro em 4 volumes, não há gente para retificar o que foi escrito.
    Já está e não vale a pena mexer, mais ninguém vai notar.
    A Oliveira

    ResponderEliminar
  6. Monteirinho pelo PS. Falta agora Júlio Santos pelo PSD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O fabrico de bombas caseiras nos partidos vai correr muito mal. Querem mesmo levar o 5-2 ou pelo menos parecem estar a lutar por isso

      Eliminar
    2. Estes ilustres são os melhores e com maior experiência em gestão de pessoas, de investimentos, e têm uma visão ampla!

      Eliminar
    3. 5-2??? 5-1-1. Não se esqueça que ainda falta aparecer a estrela do chega!

      Eliminar
  7. Mas o PS nacional já ratificou o monteirinho? Vão ter uma surpresa.

    ResponderEliminar
  8. Corria o longínquo ano de 2018 e era lançado o portal Guarda-me.

    O objectivo ? Captar novos fluxos turísticos, pela mostra da cultura, natureza, gastronomia...e meia dúzia das parangonas que o discurso vazio e circular já nos habituou.

    Como a memória a curto e médio prazo parece não existir, foi ontem lançado um novo portal com objectivos semelhantes mas com nome moderno... VisitGuarda

    As empresas que desenvolvem este tipo de produtos devem adorar clientes como as câmaras municipais.

    Não existem objectivos, medidas, resultados e avaliações.
    E quando não existe um fio condutor básico para a condução desta matéria, seria um milagre surgir um investidor privado para reabilitar o Hotel Turismo.

    Até lá a receita é abrir a torneira do dinheiro e gastar sem critério.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por amor de Deus, parem de colocar pessoas sem conhecimentos de tecnologia e sem experiência profissional em projectos tecnológicos. Querem matar a Guarda de vez? Tende vergonha nesses beiços donde não sai uma mentira que seja envergonhada. O Departamento de Informática da Câmara está um caos. Alguns tentaram fugir para o Departamento de Informática da ULS mas esse ainda estava pior... implodiu!

      Eliminar
    2. Muito bem Pedro, como sempre. Nesta e noutras questões as suas partilhas têm sido importantes para percebermos que isto não passa de manobras e medidas de 2017,18,19 requentadas no microondas

      Eliminar
  9. Melhor que nada. Vocês fazem melhor? Só criticam quem trabalha. Criticam por ter gato por não ter... enfim. Haja decoro

    ResponderEliminar
  10. O museu dos Meios nada tem que ver com o cobertor de papa uma vez que não o fabrica, nunca fabricou, mas vendeu e ainda continua vender uma falsificação do cobertor de papa, enganando quem julga estar a comprar cobertor de papa, de verdade. No entanto, o único lugar onde esse cobertor ainda continua a ser feito, com fidelidade e autenticidade, nem sequer é mencionado como um ponto de visita. Depois, é falso que o cobertor de papa tenha aparecido em primeiro lugar nos Trinta ou nos Meios, ele foi feitos em imensos lugares, no país, portanto isso não passa de uma afirmação basbaque sem rigor científico, bem ao gosto desta gente. É assim que o Município mostra o que se preocupa e respeita o maior património do concelho, ou seja, não respeita o património, tal como não respeita os cidadãos, os munícipes e os eleitores, como estamos cansados de constatar, a toda a hora! Nunca houve tanto lapuz.

    ResponderEliminar
  11. 2237
    Melhor que nada? E o Guarda-me era nada? Não era e foi transformado em nada. Este consegue ser mais pobre. E para dois dia na Guarda só aquilo, com um dia perdido à procura das campainhas e a vender cobertor de papa que pouco tem de genuíno?
    Percorra o "sitio" e verá que aquilo pouco apresenta.
    A Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O cobertor de papa dos Meios não tem nada de genuíno, eram feitos na fábrica dos Trinta e são completamente falsos, mas como se vê, a falsificação é que ainda continua a ser defendida pelo Município com unhas e dentes e nem referem que o cobertor de papa só é feito em Maçainhas porque eles não querem que os visitantes e consumidores tenham contacto com o cobertor de papa autêntico e com Maçainhas, para poderem dizer, no museu, todas as mentiras e baboseiras que lhes apeteça. Esse museu não está ao serviço do património, da tecelagem e da verdade, é só um meio de dar tacho aos progenitores dos afilhados e outros semelhantes e vender cobertores falsos, para beneficiar o seu produtor e o esquema que montaram..

      Eliminar
    2. Campainhas é que não vão encontrar, há muitos anos ue não são feitas, mas do que podem encontrar em Maçainhas e é autêntico, genuíno e único, não falam, não vá isso desviar clientes e vítimas do museu dos Meios.

      Eliminar
    3. Eles são tão incompetentes que nem distinguem campainhas de chocalhos, por isso, colocam fotos de chocalhos e dizem que são campainhas de Maçainhas. Além disso, indicam a Escola de Artes e Ofícios de Maçainhas como ponto de visita, mas ela está encerrada desde 2017. Foi ignorância? Preguiça de fazer o trabalho bem feito? Não entraram uns milhentos funcionários novos? Para fazer o quê?

      Eliminar
    4. Descansar, pelos corredores, como tenho visto

      Eliminar
  12. Falarem nas campainhas de bronze de Maçainhas que já não são fabricadas e não falar do cobertor de papa de Maçainhas, é gozar, à força toda, com quem ainda continua a manter esse ex-libris vivo, apesar de todos quererem acabar com ele. No entanto, este facto serve para ilustrar a tacanhez, malvadez, falta de ética e a verdadeira essência e propósitos dessa "gente". Votem neles que eles ainda não arruinaram completamente a Guarda e ainda têm muitos ajustes diretos, consultas prévias e tachos por distribuir pela comandita.

    ResponderEliminar
  13. Maçainhas nunca fez parte de qualquer plano para qualquer candidatura a Património Imaterial da Humanidade, isso estava destinado ao cobertor falso dos Trinta e do museu dos Meios, por isso é que o cobertor de papa, o verdadeiro, é tão desprezado e aquela senhora que foi à AM, em Junho, são permanentemente gozados. Este Município não perdoa que a associação do cobertor de papa, de Maçainhas, tenha, vindo impedir que também enganassem a UNESCO com o cobertor falso dos Trinta e dos Meios e tudo isso, para beneficiar quem? O património? A Cultura? O território? A sustentabilidade e o ambiente? Certamente que não, mas alguém e alguns, porventura iriam tirar dividendos disso. Agora, têm de pagar por não terem deixado a comandita enganar a UNESCO. Têm de ficar escondidos para ver se vos sufocam.

    ResponderEliminar
  14. Não há uma referência escrita ao "Genuíno" nem a Maçainhas, em relação ao cobertor de papa, no entanto há imagens dos cobertores genuínos de Maçainhas. Por que motivo não há referência escrita sobre esse artesanato que, por acaso, até foi considerado, por alturas da passada Feira Farta, o ex-libris da Guarda? A omissão dessa referência ao cobertor de papa de Maçainhas só pode ter um intuito: levar os leitores a pensar que esses cobertores são feitos no museu dos Meios, Maçainhas é tabu. Mas as imagens dos seus cobertores podem ser usadas para esconder o que se passa no museu dos Meios. Não têm mais vergonha que isto?

    ResponderEliminar
  15. Triste vida a nossa que não passamos do mesmo. Quanto gastaram nesta macacada?

    ResponderEliminar
  16. Tirem-me uma dúvida. Monteirinho é o candidato do PS ou diz que é?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É. E até ao momento é o melhor candidato na corrida, até porque do outro lado só temos Sérgio Costa de azul ou laranja

      Eliminar
  17. É mesmo um insulto e um ultraje a todos aqueles que não apoiam o presidente e dizem a verdade. Quem diz a verdade merece castigo e é apagado da memória coletiva e dos espaços informativos públicos. Os amigos dos Meios são melhores e como têm a junta dá jeito.
    Céu e todos os da AGCP não desistam, os cães ladram e a caravana passa.

    ResponderEliminar
  18. Visit Guarda e almoce no MacDonalds ou no café Pousadense.

    ResponderEliminar