quarta-feira, 19 de junho de 2024

O Genuíno Cobertor de Papa: Um grito de revolta

“A Associação O Genuíno Cobertor de Papa, sendo uma associação que funciona em regime de voluntariado, está há mais de 6 anos a prestar o serviço público de evitar a extinção e usurpação do cobertor de papa tradicional, genuíno, o ex-libris do concelho, um património único.
Para além de sermos voluntários, suportamos todas as despesas de manter em funcionamento o único lugar onde é possível este património ser produzido, pagando 500 euros de renda mensais pelas instalações, mais água, eletricidade, compra de lã, compra de fio, tingimento de fio, cardetas, madeira e outro material de desgaste, deslocações para feiras e eventos de promoção, etc.
Assim, para que os munícipes e cidadãos, em geral, possam refletir, aqui fica a cópia da entrega da primeira tranche, de 2024, no valor de 500 euros que, na passada segunda-feira, nos foi atribuído pelo Município, sem que nunca tenhamos recebido qualquer apoio extraordinário, quando, em 2022 e 2023, estivemos 10 meses sem produzir nem vender um único cobertor).
Anexamos um excerto da publicação em Diário da República, do Regulamento n.º 72/2015, relativo aos apoios às associações, cuja leitura sugerimos, acompanhada da respetiva reflexão.
Se a isto juntarmos a propalada intenção de candidatar o cobertor de papa a Património da UNESCO, então, qualquer pessoa deverá concluir que há algo que não bate certo. A verdade é que, se não fosse o projeto Papachurra, com a EDP Tradições, esta associação teria sido obrigada a encerrar e o cobertor de papa verdadeiro estaria extinto!
E por que razão não há interesse em certificar o cobertor de papa?
Conclusões impõem-se. Acreditamos que muitos não querem ver a verdade para não terem de agir contra a mentira. Parece que, desde 5/6 de setembro de 2023, esmoreceu todo o interesse em candidatar o cobertor de papa à UNESCO, pelo menos, não há forma de se passar das palavras aos atos.”
Há que ler, para crer:
https://www.facebook.com/profile.php?id=100080210156691

50 comentários:

  1. Que vergonhoso é este presidente. Abre guerra ao que é nosso! As pessoas que merecem ser apoiadas pelo seu trabalho meritório são desprezadas e deixadas à margem. A extinção do cobertor de papa é a extinção de parte da Guarda

    ResponderEliminar
  2. E são eles os defensores das freguesias e do património!....

    ResponderEliminar
  3. O Município não quer saber do cobertor, só quer saber das papas. Com papas e bolos.... já sabem

    ResponderEliminar
  4. Esta é uma associação da qual tenho um enorme orgulho. O cobertor de papa é um produto genuinamente nosso, que faz parte do que melhor tem a Guarda. Ainda bem que este presidente não gosta do cobertor de papa. Outra coisa não seria de esperar de tanta boçalidade. Não conheço ninguém pertencente a esta associação. Apenas conheço o trabalho. Que orgulho. A Guarda não precisa deste presidente de Câmara.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Será que o presidente não gosta do cobertor de papa não gosta da associação? Bem, pensando um pouco creio que não gosta de um nem do outro!

      Eliminar
  5. Li, na página do Município, que havia um total de 540 mil euros para 125 associações, portanto, é fácil de fazer contas:
    se fosse divido por igual, caberiam 4320 euros a cada associação, o que não seria justo, portanto, ficamos saber que o cobertor de papa é apenas contemplado com mil euros anuais, o que revela a verdadeira importância que tem para o PG.
    O que se passa?
    O Município tem de esclarecer por que motivo não protege o cobertor de papa e não dá a devida ajuda a quem evita a extinção do ex-libris da Guarda. Não se entende, especialmente depois tanto investimento feito com estilistas e de terem anunciado a mais que justa candidatura à UNESCO.
    Há algo que nos escapa, portanto, uma vez que não acredito que o Município queira esclarecer as trapalhadas e discriminação, associo-me a outros comentadores pedindo o favor de que os responsáveis pela associação em causa se desloquem à Assembleia Municipal, expondo a situação.
    Não se compreende que o cobertor de papa seja contemplado com um dos valores mais baixos. Ficaria muito bem a divulgação dos apoios atribuídos a cada associação, para sabermos quem são os parentes pobres e quem abocanha que nem leão, mas, para isso, seria preciso um milagre ou uma revolução: é segredo de estado. Fiquemos com as fotos do beija mão, é só sorrisos de mão estendida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Senhores feudais!

      Eliminar
    2. Um cenário de arrepiante vassalagem. Parece que vivemos na época dos senhores feudais

      Eliminar
    3. 125 associações? Surreal

      Eliminar
    4. E nem 25 se aproveitam. Como é que a Guarda pode andar para a frente se partem o pote do dinheiro?

      Eliminar
    5. É preciso esclarecer como são definidos estes apoios. Não só ao cobertor de Papa, mas como às restantes associações.
      Fazer ou não fazer atividades tem tido o mesmo resultado de apoio, não interessa quantas pessoas se envolve, nem quantas áreas de desenvolve. o apoio é sempre o mesmo. e se a "média" seria 4mill e tal euros... é porque há associações a ganharem muitoooo.

      Eliminar
  6. Quem tem "amigos" destes não precisa de inimigos!

    ResponderEliminar
  7. Que tristeza sinto ao ver a minha Guarda perder-se com os vapores alcoólicos contribuindo para o sustentáculo de produtos de outros concelhos, endividando o próprio concelho, ao mesmo tempo que despreza o produto mais identitário do concelho!

    ResponderEliminar
  8. Perguntem o que se passou em Gonçalo, nas fotos com os Bombeiros.
    Até os Sapadores florestais receberam mais do que alguns Bombeiros
    As associações só contam se derem votos…………

    ResponderEliminar
  9. Como é possível a vice-presidente não bater com a porta?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há uma vice-presidente?

      Eliminar
    2. Há mas é como se não houvesse. O manda chuva é só um, o resto são figuras sombra. Eu não me permitiria a tal papel.

      Eliminar
  10. E vai mais uma grande loja para a Covilhã: Primark

    "O City Center Covilhã, vai ter uma das quatros novas lojas da marca em Portugal. O parque comercial em questão está atualmente em obras, na zona baixa da cidade, e terá cerca de 15 lojas e um hotel de três estrelas."

    E a Guarda? Bola!

    Muito bem, Sérgio Costa. Que excelente trabalho!
    Venham mais Santos que ainda não temos a barriga cheia.

    https://ointerior.pt/regiao/primark-confirma-loja-na-covilha/?fbclid=IwZXh0bgNhZW0CMTEAAR17L7Q1DHzSrBjkiulGOc21D5slI6pdPJWdFv3O80z2rYiU5gHNS4f9N78_aem_ZmFrZWR1bW15MTZieXRlcw

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hotel de luxo (40M), city center, fábrica de diamantes (400M) uma clínica, um hospital privado... Que coisa surreal. Surreal. A Guarda completamente ultrapassada, cilindrada, reduzida à sua mais triste insignificância política, económica, crítica... que desastre. Enquanto isso, esta gente distribui copos de vinho. Tenham vergonha na cara!

      Eliminar
    2. Será que sabem o que isso é?

      Eliminar
    3. e a APTIV que fugiu para Castelo Branco??

      Eliminar
    4. 1352
      A APTIV não fugiu para Castelo Branco. Já lá está há muitos anos. E se quer a minha opinião, esta empresa não azia a diferença na Guarda. Já temos a COFICAB.
      A Oliveira

      Eliminar
    5. A Aptiv investiu em Castelo Branco e não na Guarda por isso o investimento fugiu, sim. Não diga essas coisas de forma leviana que lhe fica mal. Se quiser dizer vá dizer isso às pessoas que vivem na Estação. Um investimento de 10 milhões não faz falta à Guarda? Deixa-me rir

      Eliminar
    6. 1534
      Pode rir à vontade, quando poderia chorar, não por causa deste investimento, mas de outros. O interesse da APTIV pela Guarda era muito reduzido e tendo fábrica em CB, não teria sentido gastar em transportes. E lá porque um jornal noticiou, não quer dizer que já cá estava.
      Não esquecer que a APTIV se chamava DELPHI.
      A Oliveira

      Eliminar
    7. Não me está a ensinar nada novo
      Conheço a Aptiv e conheci a Delphi. O senhor não sabe a missa a metade e a gestão danosa desse dossier por parte deste presidente, porque se soubesse apagava esse comentário

      Eliminar
  11. Senhor Oliveira: alguém deveria ir a próxima assembleia municipal e propor aqueles monos que o cobertor de papa que se encontra exposto em fundo com orgulho para alguns de nós, o mesmo seja retirado e substituído por um garrafão estilizado por um daqueles artistas que concebem rotundas em modo de 25 de abril . Um garrafão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Garrafão? Isso não que não é chique! Uma garrafinha elegante e copos de cristal, a condizer!

      Eliminar
  12. É só festas festas e mais festas Não fazem mais nada, não pensam em mais nada. É até vomitar pelo nariz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Guarda é só medo e hipocrisia! A este ponto eu já não culpo o presidente, mas sim aqueles que se calam e abanam a cabeça ao ver passar a procissão. Eu já tive o meu tête-a-tete com este senhor e a mim não me engana mais,
      vai arranjar maneira de acabar com a Guarda

      Eliminar
  13. Em pano de fundo da sala de atos da assembleia municipal colocam um garrafão, a boneca de cristal e a concha do caldo de grão. A encimar este novo grafismo colocam um acordeão e isto resume de forma exemplar a Guarda moderna.

    ResponderEliminar
  14. Dão mais valor a um prato de moelas e a umas azeitonas rachadas do que à morcela, ao cobertor, às campainhas, etc. Será possível

    ResponderEliminar
  15. Uma associação, como essa do cobertor de papa, tem de sobreviver sem verdadeira ajuda do Município, mas os bairros, para as sardinhadas, entremeada e copos de vinho ou cerveja, têm de ter todo o apoio e mais algum.
    Mais: o executivo PG está quase sempre todo em peso, nas sardinhadas, acompanhado da falange, para mostrar quem é que manda, ser visto e angariar votos, mas, que me lembre, nunca os vi, assim, nessa associação que, por acaso, de acordo com o que foi publicado, é só a única entidade que está a salvar o maior património da GUARDA! Que se passa? Discriminação?

    ResponderEliminar
  16. E porque não são públicos os valores entregues às outras tantas associações? E onde estão os relatórios de avaliação dos planos de intenções submetidos ao município? Todas as associações entregam relatório de atividades e relatório de contas conforme consta no regulamento?
    O ano passado o Sr. Presidente informou que iria alterar o regulamento pois estava desatualizado. Até ver continuamos com o regulamento implementado pelo Dr. Álvaro Amaro que de transparente tem muito pouco.
    Falta transparência

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um regulamento que deixe espaço ao subjetivismo e amiguismo é perfeito para poderem trocar dinheiro por votos, palmas, palmadinhas nas costas e presença nas festarolas! Há que manter o que serve os interesses de quem manda!

      Eliminar
    2. Totalmente de acordo. As associações devem entregar os planos de atividade e os respetivos relatórios de contas daquilo que realmente foi desenvolvido.
      Eu não conheço a realidade do "Cobertor de Papa". Não sei que atividade é desenvolvida na sua promoção.
      Seria benéfico para todos que se desse a conhecer realmente o que cada associação faz.

      Eliminar
    3. As associações entregam os planos e os relatórios, conforme regulamentado, para lhes serem dados apoios. Mas parece-me que é apenas para encher caixotes de arquivo ... Não há verdadeira análise do trabalho realizado. Se tal acontecesse muitas não receberiam o apoio no ano seguinte ..

      Eliminar
  17. Até o tortosendo consegue captar investimentos turísticos e a Guarda não
    A Guarda é uma aldeia. E que triste é ser governado por estes aldeões.

    ResponderEliminar
  18. A comissão toponímica vai ter que alterar os o nomes das ruas e praças da cidade. Rua da concha de prata; rua da boneca de cristal; rua do meio quartilho; rua do pão de quartos com pezinhos de coentrada; praça da consolação; travessa da carne entremeada; praça dos comes e bebes; avenida do caldo de couves; Sérgio Costa na cidade das maravilhas.

    ResponderEliminar
  19. O que importa é distribuir o pão e mais ou menos como o milagre do vinho, transformar o vinho em votos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E o dinheiro também de ser transformado em votos igualmente. Aquilo que dá votos recebe apoios ordinários, extraordinários e beneficia de várias formas de ajuda. Eles até publicam no Facebook, mas o medievalismo leva-os a acreditar que a turba continua sem saber ler e fazer contas que não sejam a contagem das sardinhas que come e copos que bebe!

      Eliminar
  20. Estas associações que vão ao beija mão dos cheques, da próxima vez dizem que abdicam do voucher e querem o mesmo tratamento do Centro Cultural da Guarda que não paga água, luz e gás desde que está no Paço da Cultura, ou seja desde 27 de Março de 1999.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há mais nas mesmas condições do Centro Cultural, mas, como são especiais, dirigidas por gente das preferências do executivo PG e/ou dos técnicos que "avaliam" e "atribuem" o valor do cheque, acabam por receber bem mais do que se justificaria. Acredito que o primeiro critério será o dos votos que cada associação pode dar e o segundo critério será o da amizade, com possíveis trocas de posição, ente si.

      Eliminar
    2. Mas contribuem para o pujante panorama cultural desta cidade de uma forma completamente invisível.

      Eliminar
    3. Pujante panorama cultural? Oh meu deus
      Eu queria rir-me mas não consegui. É grave demais

      Eliminar
  21. Fomos surpreendidos por um hotel no Tortosendo! NO TORTOSENDO...................reabilitação de uma antiga unidade industrial que diz ser "perto da Serra da Estrela"!!! Como é possível!!! A Guarda nem sequer é cogitada!!! O presidente em vez de assar sardinhas e virar entremeadas estava na hora de ir ter com os investidores!!!

    ResponderEliminar
  22. https://www.jornaldofundao.pt/covilha/vem-ai-o-primeiro-hotel-da-historia-do-tortosendo

    ResponderEliminar
  23. A crítica é justa mas não totalmente clara.
    Urge esclarecer melhor os critérios da câmara e também o funcionamento da associação.
    E esta atitude de crítica nas redes sociais é questionável.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A única coisa questionável aqui é este presidente

      Eliminar