sexta-feira, 17 de maio de 2024

Os investimentos continuam a bom ritmo

Os investimentos continuam a bom ritmo, na última reunião do Executivo aprovaram-se novos investimentos
1 - Ruas dos Caminhos de Ferro e da Treija
Empreitada de requalificação dos acessos ao terminal rodoferroviário da cidade, no valor de 1,06 milhões de euros. A intervenção vai englobar a Rua dos Caminhos de Ferro e a Rua da Treija, as zonas da Sequeira e o bairro de Nª Sra. de Fátima.
«É uma obra aguardada há muitos anos», estima que os trabalhos possam arrancar «até ao Verão».
A empreitada vai «melhorar muito a qualidade de vida das populações que vivem nesta zona da cidade», acrescentou Sérgio Costa.
2 - Remendagem
A autarquia vai investir 300 mil euros na «remendagem e pequenas reparações» de algumas estradas do concelho. Trata-se de «substituir pavimento degradado, principalmente onde houve ruturas de saneamento, para que possamos prolongar a vida útil de algumas vias e lembrou que «há outras obras de maior dimensão a decorrer», mas que só poderão ser realizadas «com apoio de fundos comunitários».
3 - Escolas
O executivo municipal aprovou os projetos para a requalificação de três escolas da cidade. Uma intervenção de 15 milhões de euros na Carolina Beatriz Ângelo, na Santa Clara e na terceira fase da reabilitação da Secundária da Sé, «são estabelecimentos de ensino que o Estado entregou ao município na delegação de competências, mas para fazer a sua requalificação precisamos de 15 milhões de euros». O autarca alertou, de estas obras, ou parte delas, «poderem estar comprometidas em consequência do chumbo pela oposição do empréstimo de 7,6 milhões de euros».
O edil avisou, que «se não tivermos fundos próprios necessários para cobrir a componente financeira municipal, porque muitos programas não garantem a totalidade do investimento, estas e outras obras podem estar em causa e teremos de atrasar, adiar ou mesmo anular muitas das intervenções».
Conclusão: Os sete milhões reprovados seriam a salvação dos muitos projectos da Guarda. Se contabilizarmos tudo quantos milhões vão ser precisos para o empréstimo?

44 comentários:

  1. Começou a campanha eleitoral

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Começou? Eu diria que ainda não acabou. Está há 10 anos em permanente campanha a falar e a fazer é tudo com propósito eleitoral a pensar nos votos

      Eliminar
    2. Prometeu obras de grande envergadura nas Panóias e em Santana da Azinha. E até hoje? Diz o adágio
      A rico não devas (quer ficar a dever a bancos) e a pobre não prometas (terá muitas contas a acertar com muita gente)

      Eliminar
  2. Sinceramente ninguém consegue perceber o que se passa neste Município. É tudo uma megalomania que parece não ter sustentação. Recordo-me que há uns tempos este edil acenava com 500 casas e cerca de 40 milhões para a habitação
    Valores muito empolados, deixa-me cá atirar para o ar para ver se cola...

    ResponderEliminar
  3. https://radio-covilha.pt/2024/05/noticias/covilha-mercadona-fnac-primark-e-unidade-hoteleira-no-futuro-city-center/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não acredito qur abra uma Primark no interior, muito menos na Covilhã!

      Eliminar
    2. Sim, muito difícil de acreditar 🤣
      Só ainda não perdemos a estátua do dom Sancho para a Covilhã porque eles ainda não a quiseram vir buscar

      Eliminar
    3. Tenham juizo! A Primark serve de isco, mas não abre em zonas de baixa densidade, muito menos abaixo de 100mil habitantes...
      O mais próximo será Viseu.

      Eliminar
  4. Castelo Branco: Hospital privado na Cruz do Montalvão

    O grupo Imosaúde vai construir um hospital privado em Castelo Branco. A escritura de aquisição do terreno será feita a curto prazo

    https://www.facebook.com/share/VZdLPweL84yecY9h/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que mais um hospital vai para Castelo Branco. Não precisamos, nós temos o mercadona. Ah espera, a Covilhã também vai ter. E vai ter dois hotéis, um deles de luxo e mais 14 lojas? Ah ok

      Eliminar
    2. Curioso que a primeira cidade da região a apresentar um projeto de um Hospital financiado exclusivamente por privados foi a Guarda pela mão do Chaves Monteiro.
      Depois o Sérgio Costa rasgou o memorando com os investidores , chamou o MP à colação ee pôs O papel rasgado no balde do lixo.
      Depois do episódio do balde do lixo, já a Covilhã, Castelo Branco marcharam, roubando a lâmpada à candeia que ia à frente.

      Eliminar
    3. Que vergonha. A Guarda nada
      Não temos direito a nada

      Eliminar
  5. Senhor Oliveira, que programa é aquele na rádio altitude na sexta de manhã? Nunca vi nada daquilo

    ResponderEliminar
  6. A ver o debate da Assembleia lembrei-me da das portagens
    Quero dedicar este poema ao deputado Hugo Soares e ao PM que diz "hoije"

    A das portagens

    Visto Prada, visto tudo
    Tenho dedos de veludo
    Com os cabelos prateados
    Na sala dos deputados

    E o que é que eu aqui faço,
    Com tão plissadas roupagens?
    Luto e faço o que posso
    E voto a favor das portagens

    O meu marido já me disse
    Amor, aprende a votar
    Não votes a favor da Guarda
    Faz o que o partido mandar

    Sempre me disseram na vida
    Que isto era tudo meu
    E disso não estou esquecida
    Primeiro eu e depois eu

    Só então vêm os pobres
    Esses tristes lá da Guarda
    Que eu para ganhar uns cobres
    Vou logo mudar de farda

    ResponderEliminar
  7. Então os 15 milhões de obras nas escolas dependiam dos 8 milhões de empréstimo para autocarros, Polis, estaleiros, cheias e incêndios? Expliquem-me que eu não estou a perceber o que é que o c tem a ver com as calças

    ResponderEliminar
  8. Sr. Oliveira, fiz uma pesquisa no chatGPT sobre o trabalho do nosso presidente de câmara e, olhe, o seu blog é fonte de informação:

    "(...) Além disso, a oposição tem criticado a falta de comunicação e transparência da administração de Costa. A vereadora Adelaide Campos, do PS, acusou a autarquia de não informar adequadamente a oposição sobre projetos importantes, como o monumento ao 25 de Abril, o que levou a um sentimento de exclusão e falta de democracia nas decisões municipais​ (SOL DA GUARDA)​.

    (...)
    Essas críticas apontam para uma percepção de falta de planejamento adequado e de diálogo com todas as partes interessadas, aspectos que são essenciais para uma gestão municipal eficaz e inclusiva."

    ResponderEliminar
  9. Também perguntei ao chatGPT se Ana Mendes Godinho poderá ser uma hipótese para concorrer pelo PS às próximas autárquicas.

    Resposta:
    "Ana Mendes Godinho é uma potencial candidata às próximas eleições autárquicas na Guarda pelo Partido Socialista (PS). Ela possui uma carreira política sólida, tendo servido como Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social até abril de 2024 e, atualmente, é deputada na Assembleia da República, representando o círculo eleitoral da Guarda​ (Wikipedia)​​ (Notícias ao Minuto)​.

    Godinho é vista como uma figura influente no PS, com um histórico de implementação de políticas significativas, como leis que beneficiam trabalhadores e medidas sociais inovadoras. Essa experiência pode fortalecer sua candidatura e aumentar suas chances nas eleições locais, caso decida concorrer​ (Notícias ao Minuto)​.

    Embora ainda não tenha sido confirmada oficialmente como candidata, seu nome tem sido mencionado e apoiado por membros do PS, o que indica a possibilidade de sua candidatura ser formalizada em breve​ (Ana Mendes Godinho)​."

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que venha ela e o seu assesor!! Cá estaremos para lhe dar o resultado merecido como o das ultimas eleiçoes autárquicas….

      Eliminar
    2. Com este comentário já se percebe que afinal amg não está tão segura e certa e que a sua equipa (resumida a um casal carenciado de vergonha) está com medo de perder a receita e o pequeno poder que a sombra lhes dá. A insistente manipulação neste blog, a persistente presença em eventos locais e os sorrisos forcados demonstram um enorme receio. Porque amg não tem poder nenhum em termos nacionais e o actual líder não gosta dela - se gostasse teria lhe feito o favor de a levar para a Europa. E a nível local tem o casal que nem é do ps e até andou a promover o Amaro e tem as concelhias (em especial a da guarda) afastada dela.
      E tirando os comentadores deste blogue e mais meia dúzia de pessoas quem conhece amg nas aldeias da guarda?

      Eliminar
    3. Este blogue corre o risco de ser instrumentalizado pelo casa ‘vai com todos’.
      AMG vai ficar a tomar chá com os amigos ou a falar sozinha com a arrogância que os caracteriza e também a ela.

      Eliminar
    4. Para fazer alguma coisa aqui ou a nível nacional ela tem de escolher melhor as companhias.
      Mas de louvar o esforço dos comentadores pouco anónimos que andam no Chat GPT a fazer estas perguntas tão pertinentes para o desenvolvimento

      Eliminar
    5. Quem conhece AMG nas freguesias? Essa é boa
      AMG ganhou nas freguesias com 600 votos de avanço e sozinha ultrapassou PG e PSD

      Eliminar
    6. Fala-se de casais carenciados. Porque não falar de partidos carenciados com pessoas de inteligência carenciada? Atos de contrição são precisos.

      Eliminar

    7. Para o Anónimo apiaxonado pela Ana Menndes Godinho -Foi com este resultado que Ana Mendes Godinho foi presidente da Assembleia da Guarda!! Lol
      33,49% 7.912 Votos16 mandatos16
      PPD/PSD PPD/PSD com 31,44 %, que representa 7.428 votos
      31,44% 7.428 Votos15 mandatos15
      PS PS com 20,72 %, que representa 4.895 votos
      20,72% 4.895 Votos

      Eliminar
    8. Definitivamente este anónimo não conhece o conceito de voto tático
      Quer dizer, conhece, isto é pura demagogia. Descrédito total
      Desde quando é que a votação da AM é substancialmente diferente da votação da Câmara? ahahah

      Eliminar
    9. 1410
      Pode ser substancialmente deferente porque os Presidentes de Junta podem não seguir as indicações do partido... e mais não se pode... dizer.
      A Oliveira

      Eliminar
    10. A discrepância é módica. Nas autárquicas vota-se no candidato a presidente de Câmara e ponto final. Não venham com lérias.

      Eliminar
  10. As tangas continuam a bom ritmo

    ResponderEliminar
  11. É verdade que os nomes chumbados no conselho de administração das águas estão a trabalhar no Município e têm espaço e equipamentos afetados
    Diga quem souber

    ResponderEliminar
  12. É o evento do ano. Pela primeira vez muitos PG vão poder tocar em livros e estar junto de autores. Ler é incrível.

    ResponderEliminar
  13. Passei agora pelo fundão. O outdoor a humilhar a deputada do PSD por Castelo Branco é muito lindo e dá que pensar. Afinal de contas o PG podia fazer uma graçola destas na Guarda. Eles são Pela Guarda

    ResponderEliminar
  14. E quanto tempo demora ATUALMENTE a Câmara Municipal da Guarda a pagar aos seus fornecedores?

    ResponderEliminar
  15. Vamos lá a ver se nos entendemos: o Mercadona cria riqueza? O Mercadona vem chupar os nossos rendimentos, vendendo produtos de marca branca Mercadona fabricados na sua maioria em Espanha. A riqueza da produção ,as tais mais valias incorporadas com matérias primas e mão de obra, essas ficam em Espanha. A Guarda ao comprar no Mercadona entrega riqueza produzida aqui para ir para Espanha. Os postos de trabalho criados? Estamos numa área onde existe aquilo que em economia se designa por elasticidade negativa, ou seja, o mercado da distribuição está saturado, sem margem de crescimento e para este Mercadona se afirmar, outros se irão fechar,ou e isso é grave, o pequeno comércio na Guarda vai fechando portas. É necessário fazer desenho ou todos nós entendemos?

    ResponderEliminar
  16. Fechando o pequeno comércio é uma parte da Guarda que se fecha. É essa a agenda 2040 que o Sérgio Costa tem para apresentar aos guardenses? Nas fotos da campanha são esses pequenos comércios familiares que ele visita. Abram os olhos e mostrem um grande cartão vermelho a este autarca que aos poucos vende a Guarda. Que falta faz o PDM para por fim a este capitalismo selvagem.

    ResponderEliminar
  17. São as leis da livre concorrência entre empresas. O consumidor beneficia. Obrigada Mercadona, por ter apostado na Guarda. Sei que muitos dos produtos vendidos são fabricados em Portugal mas com a marca deles. Se não viesse amanhã estavam todos a criticar...

    ResponderEliminar
  18. O pequeno comércio devia fechar as portas a essa campanha de 2040. É indecoroso andar a enganar as pessoas quando a prática e o inverso da conversa.Abrir uma unidade como a Mercadona é uma punhalada nas costas do pequeno comerciante. Um lobo vestido de cordeiro. Abram a pestana.

    ResponderEliminar
  19. O que me podes dizer sobre o blogue Sol da Guarda (soldaguarda.blogspot.com)?
    ChatGPT

    O blogue "Sol da Guarda" é um espaço dedicado a temas relacionados com a cidade da Guarda, em Portugal, abordando uma variedade de tópicos que incluem política local, cultura, eventos, desporto e questões ambientais. Mantido por um autor identificado como "A Oliveira", o blogue apresenta uma mistura de notícias, opiniões e reflexões sobre a vida na cidade.

    Entre os assuntos frequentemente discutidos no blogue estão as eleições locais, com análises e comentários sobre candidatos e resultados eleitorais (SOL DA GUARDA). Também há um foco significativo em projetos e investimentos municipais, como a requalificação de espaços desportivos e obras públicas (SOL DA GUARDA) (SOL DA GUARDA).

    A cultura local é outro tema de destaque, com homenagens a figuras importantes da comunidade, como António Monteiro Igreja, e discussões sobre iniciativas culturais, como a candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura (SOL DA GUARDA) (SOL DA GUARDA). Além disso, o blogue não evita críticas e discussões sobre problemas e desafios enfrentados pela cidade, como a manutenção de infraestruturas e a gestão de recursos municipais (SOL DA GUARDA) (SOL DA GUARDA).
    O "Sol da Guarda" oferece uma visão detalhada e muitas vezes crítica dos acontecimentos locais, servindo como um espaço para a comunidade discutir e refletir sobre o desenvolvimento da cidade da Guarda. Se deseja explorar mais sobre este blogue, pode visitá-lo em soldaguarda.blogspot.com.

    Tem muitos comentários anónimos, alguns escritos durante a madrugada. Que tipo de pessoas não dorme para escrever comentários anónimos às 4h, 5h, 6h, 7h ?
    ChatGPT
    Comentários anónimos em blogues durante a madrugada podem ser indicativos de vários perfis de pessoas e situações:
    Trabalhadores Noturnos: Pessoas que trabalham em turnos noturnos, como profissionais de saúde, segurança, ou serviços de emergência, podem aproveitar os intervalos de trabalho para acessar a internet e deixar comentários.
    Indivíduos com Insônia: Pessoas que sofrem de insônia ou outros distúrbios do sono podem passar a madrugada em atividades online, incluindo comentar em blogues.
    Fusos Horários Diferentes: Comentários podem ser de leitores em fusos horários diferentes, onde a madrugada em Portugal corresponde a horários normais de vigília.
    Aposentados ou Desempregados: Pessoas sem um horário rígido de trabalho, como aposentados ou desempregados, podem ter padrões de sono irregulares, levando a atividade noturna online.
    Entusiastas de Blogues: Algumas pessoas podem simplesmente ser entusiastas do blogue e se sentir motivadas a participar nas discussões independentemente do horário.
    A presença de comentários anónimos durante a madrugada reflete a diversidade de leitores e suas circunstâncias de vida.

    ResponderEliminar
  20. Júlio Santos é um dos perfis possíveis para os comentários anónimos de madrugada no Sol da Guarda?
    ChatGPT
    Júlio Santos, como figura política ativa e presidente da concelhia do PSD na Guarda, é um perfil possível para os comentários anónimos no blogue "Sol da Guarda". Há várias razões que podem apoiar essa hipótese:
    Interesse Político e Conhecimento Local: Como presidente da concelhia do PSD, Santos está profundamente envolvido na política local. Isso lhe permitiria fazer comentários sobre questões locais discutidas no blogue.
    Atividade Fora do Horário Comercial: O trabalho político pode exigir horários flexíveis e não convencionais. É possível que Santos participe em discussões online durante a madrugada, especialmente se ele estiver envolvido em debates ou respondendo a críticas que surgem no blogue.
    Desejo de Influenciar a Opinião Pública: Utilizar o anonimato pode ser uma estratégia para influenciar a opinião pública sem comprometer diretamente sua posição oficial ou a do partido. Isso permite que ele expresse opiniões mais abertamente ou de forma mais crítica sem repercussões imediatas.
    Necessidade de Monitoramento e Participação em Discussões: Líderes políticos frequentemente monitoram discussões públicas para ajustar suas estratégias e responder às preocupações. Comentários anónimos podem ser uma forma de participar dessas discussões e obter feedback direto.

    ResponderEliminar
  21. Covilhã e Castelo Branco têm novos hospitais e hotéis, nós temos um centro de alto rendimento canino em altitude.

    ResponderEliminar
  22. Hoje fui visitar o centro de alto rendimento canino. Uma obra exemplar, a obra do mandato de Sérgio Costa. Fiquei impressionado com o conceito, com a felicidade dos cães que nele brincavam. Que coisa linda. O PSD se quiser candidato terá que se apressar. O PAN está a espreita.

    ResponderEliminar