segunda-feira, 18 de março de 2024

Buracos Pretos, Buracos vermelhos e Armadilhas Cinzentas

1 - Buracos Pretos
As ruas da Guarda, como se vem constatando, estão cada vez mais deterioradas, com buracos e remendos.  Qualquer dia transformam-se em buracos negros, que tudo engolem.
E isto parece uma doença.
2 - Buracos Vermelhos
Pela quantidade de “pontos vermelhos” sinalizados nos passeios e bermas, a doença dos buracos espalha-se pela cidade.
Já não bastavam os muitos buracos pequenos espalhados por todo o lado.
3 – Armadilhas Cinzentas
Ontem “O Senhor dos Passos” ia tropeçando na armadilha do granito em mau estrado de conservação. Na próxima procissão, que vai ser à noite”, com pouca iluminação, o “Senhor do Esquife” pode tombar.
Adenda
Não esquecer os buracos do tecido urbano, com as casas esburacadas e até ao redor da Câmara há buracos.
Vamos desejar que os buracos não penetrem no interior.

46 comentários:

  1. Uma forma de dissuadir os bebedolas de entrar nesse "bar", mas eles entram na mesma. Já agora Oliveira, o laranja é do PSD? Grandes autarcas tem produzido esse partido ao longo dos anos. O assalto ao poder é que deixou marcas muito difíceis de apagar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há uns anos andavam a enfrascar o ar da Guarda, depois veio o Zé das festas e das rotundas, agora temos o Manel das agendas e do vinho. A Guarda de facto é um apeadeiro

      Eliminar
  2. Amigo Oliveira: os maiores buracos devem estar dentro das contas da câmara. Vai ser necessário mandar fazer uma sindicância bem séria a essas contas. O dinheiro que vai para festas e vinho falta na manutenção do tecido urbano. Quando a tentação do voto fácil através das festas é maior do que fazer boa obra que dê qualidade de vida ao cidadão é o que acontece. Escola de AA, muito fraca.

    ResponderEliminar
  3. O maior buraco será lá para 2026, 2027 nas contas do Município. ;)

    ResponderEliminar
  4. O pior foi outro dia ao lado da escola C+S, por pouco não ia tendo o acidente da minha vida. Não é má lingua. Pior do que os remendos vermelhos é a falta de sinalização.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A escola já fechou. O Sérgio Costa extinguiu-a.

      Eliminar
  5. A procissão foi boa? Ansioso pelas fotografias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi a primeira vez na vida que vi na Guarda, e já lá vai 60 anos, uma banda a acompanhar o sr. dos Paços! Nada contra a banda, mas haveria necessidade? De onde terá vindo a inovação? Será típico de Peso da Régua?

      Eliminar
    2. 1954
      Lamento dizer mas tem estado muito desatento a estas coisas. A Banda Filarmónica de Famalicão da Serra acompanha as procissões organizadas pela Santa Casa da Misericórdia há dezenas de anos.
      A Oliveira

      Eliminar
    3. O sr Oliveira tem razão. Desde que me lembro, quase sempre há banda a acompanhar procissões.

      Eliminar
    4. Do sr dos Passos, continuo a não me lembrar...

      Eliminar
  6. O Dr. Valbom na rádio F diz que a transparência é importante para travar populismos. Precisamos de políticos responsáveis, diz.

    Ó Dr.! E no nosso município cá pela Guarda, não acha que temos um político populista e irresponsável? Qual é afinal a sua análise ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. (Parece que estamos na assembleia a ouvir a intervenção do sr deputado do PSD) - não quer falar de outros assuntos?

      Eliminar
  7. Vou à Guarda periodicamente, pois como tantas outra pessoas tive de sair da cidade para ter uma carreira. Cada vez que vou a "casa" sinto um profundo sentimento de nojo, passear na Guarda é passear num esgoto a céu aberto, descuidado e esquecido. Por vezes, penso do que será de mim e tantas outros que só voltam à Guarda por meras raízes familiares. O que tem a Guarda para oferecer para além disso?
    Daqui por uns anos vai-se tudo embora e só sobram os "PG"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostamos da Guarda mas tivemos de sair para ter alguma coisa na vida. Invade-me uma tristeza profunda na hora de voltar porque sei que não vou encontrar o paraíso perdido. A Guarda já não tem nada para mim.

      Eliminar
    2. Tenho uma ideia de negócio que gostaria de implementar na minha terra. A ideia é inédita, mas com este executivo, sem ideias, sem planeamento, sem projetos de reabilitação da cidade, não tenho alternativa do que ir investir noutra cidade.

      Eliminar
    3. Tem casas podres e abandonadas. Tem inveja, ciúme e malvadez. Tem gente mesquinha e sem mundo. Tem bares só com balcão. Tem medo do desconhecido. Tem silêncio e receio. Tem necessidade de liquidar aqueles que ousam dizer a verdade.

      Eliminar
  8. Hoje tive vergonha de viver na minha cidade. Hoje fiquei triste pela minha cidade : um grupo de espanhóis olhavam as relíquias que são as casas a cair da Praça Velha, propriedade da Câmara Municipal, e olhavam indignados. faziam comentários que nem me atrevo aqui a reproduzir! Até quando teremos de viver com isto?

    ResponderEliminar
  9. Na visita à 31 de janeiro da agenda 2024 já foi a nova chefe de divisão, ou será que estava enquanto primeira dama do quartel??

    ResponderEliminar
  10. Vejam a estrada para a PLIE

    ResponderEliminar
  11. Nas Lameirinhas o presidente aparece nas fotografias a pedir um copo hum bar... Chamam-lhe "agenda 2040" a Guarda bateu no fundo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É melhor falar em agenda 2050... Já não vai haver cá ninguém, vai ser mais fácil governar?

      Eliminar
  12. A Guarda está moribunda. Rapaziada: isto é para esquecer. O futuro não existe. Vem aí o verão, a música pimba, os santos populares, o grão de bico, as bicicletas e a decadência do parque urbano acelerar bem como a destruição dos arruamentos. O dinheiro europeu abunda mas á Guarda falta o inteligência para o gastar. Não é presidente quem quer.

    ResponderEliminar
  13. Acelera-se a degradação da cidade e estamos num ponto de não retorno na qualidade de vida de todos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como e em que pé está a obra apresentada num restaurnate, relativa à Av Cidade de Bejar?

      Eliminar
  14. Amigo Oliveira, ou alguém que saiba responder, por favor esclareçam-me aqui uma coisa: o que diz o presidente quando anda pelos bairros a passear a sua "Agenda 2040", o que quer que isso seja?
    Pergunta honesta. Gostava mesmo de saber a missa que prega aos fregueses.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Primeiro era nas freguesias, depois passou para os bairros, agora já vai nos bares...

      Eliminar
  15. Ana Mendes Godinho vai assumir o lugar de deputada na Assembleia da Republica, no entanto a ainda governante, não enjeita a possibilidade de abraçar outro desafio político

    +info: https://radiof.gmpress.pt/ana-mendes-godinho-vai-assumir-o-lugar-de-deputada-na-assembleia-da-republica-no-entanto-a-ainda-governante-nao-enjeita-a-possibilidade-de-abracar-outro-desafio-politico/

    Força Ana Mendes. Eu estou contigo!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande mulher. Fico muito satisfeito com a última frase e espero do fundo do coração que seja candidata à Câmara da Guarda. É preciso arrumar esta gente e mobilizar o concelho para o futuro!

      Eliminar
    2. "Ana Mendes Godinho não abre o jogo, mas não enjeita a possibilidade de aceitar outro tipo de desafio politico, incluindo o autárquico."
      Assim é que é falar

      Eliminar
    3. Assim temos que reformular o diatado e dizer: Pior do que está ainda é possível.
      AMG é uma aposta muito má para a Guarda porque já se viu com quem ela partilha o poder e esse grupo de pessoas é mau demais para a Guarda

      Eliminar
    4. Ahahahahah
      Nem você acredita no que escreveu. Aposta muito má? Oh homem de Deus... Essa foi mesmo ao lado

      Eliminar
    5. Reformular O quê?? Lool

      Eliminar
  16. Que circo montado. Eu tinha vergonha de apresentar uma cidade assim... Não fazia uma única festa enquanto não pusesse cobro a isto, mas isso ou eu que tenho prioridades

    ResponderEliminar
  17. Off topic
    Como está a situação da agua da rádio Altitude? A ver se a ULS nao deixa morrer as arvores por falta de água.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não o tenho visto nos programas. Anda desaparecido a tratar das baixadas?

      Eliminar
    2. E parece que houve visitas

      Eliminar
    3. Era de esperar. A coisa parece grave. Foram visitas ali, além e acolá.

      Eliminar
    4. Em casa, no trabalho e no contabilista. Esta rádio busca-se em toda a parte.
      (Bom slogan)

      Eliminar
  18. Uma cidade em camara ardente. Já começaram as exéquias, daqui a 20 anos estamos todos Out. Uns mortos outros fora daqui

    ResponderEliminar
  19. Hoje a polícia mandou parar duas toneladas de ameijoa japonesa no fundão. Ai se ela chegasse ao lago do Polis 😁. Obrigado á GNR

    ResponderEliminar