quinta-feira, 28 de março de 2024

Árvores: Antes de ontem e depois de ontem

Continuam a ser cortadas árvores sem se saber porquê.
Pode-se conhecer o plano de corte, mas não somos informados porque vão cortar.
Talvez a pedido. Talvez a estética. Talvez a doença. Porquê?
Mais grave é não ser divulgado o plano de arborização do Jardim José de Lemos, do Adro da Capela do Bonfim e de “Largo do Mercado Municipal”

38 comentários:

  1. Permita-me usar, respeitosamente, palavras que fazem parte do dicionário da lingua portuguesa. Há quem reconheça o bom trabalho que alguns autarcas fazem nas cidades que os elegeram. Diz a população que determinado autarca "tem o toque de Midas". Noutras cidades, como no caso da mais alta, e nos últimos 10 anos, só se ouve que "o autarca tem o toque de Merdas"... e a população tem razão em o dizer, as fotografias que o senhor aqui apresentou são uma, das inúmeras provas com que sujeitos sem visão nem amor (a não ser amor próprio). A Guarda ficou mais pobre.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo e muito bem visto. Sérgio Costa ficará para a história como o do toque de m3*d@s.

      Eliminar
  2. Na cidade abatem-se as árvores.
    Quem abate tem uma lista para seguir à risca. É para isso que lhe pagam
    E o que pensam os “ambientalistas” e os Deputados “Pró-Natureza”?
    Conhecerão a lista?
    Será que também vamos ter uma lista das passadeiras a pintar, os buracos a tapar, os passeios a compor, saneamento a melhorar e mais as mil mazelas que a cidade tem?
    Quem está fora e volta à cidade fala em imobilismo.
    Uma cidade adiada, parada no tempo
    E que as festas não parem…

    ResponderEliminar
  3. Até dói ver estas imagens 😞

    ResponderEliminar
  4. Na alameda o que estão lá a fazer aquelas árvores?? Cortem tudo antes que caiam de maduras (como aconteceu nas traseiras do chafariz na alameda) vão ver que vai dar jeito ...sempre cabem mais umas mesas nas tendas...que pobreza de pensamentos...e no campismo?? Cortem tudo !!! E façam bungalows com a madeira....no sanatório...cortem tudo e façam mais estacionamentos...do resto...já pouco resta....:(

    ResponderEliminar
  5. A grande vergonha. Tão defensores que eram os senhores do ambiente. Diziam que iam limpar os rios, que iam plantar milhões de árvores e olhem. Vão cortar as que restam. Dizer que a montanha pariu um rato é elogioso...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um logro. Venha de lá esse vereador Rui Melo "um expert" prestar contas a vida. Só logros nesta cidade
      As pessoas caem em tudo o que lhes dizem

      Eliminar
  6. Votei nos 50 portugueses mais influentes no pós 25 de Abril. Falta o Álvaro Amaro e a dulcineia https://observador.formblox.io/survey/3f38c89a-330d-405f-8d23-f68ecb5e3f1f

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como é que as pessoas se deixam enganar... Então não vêem que isto dos eleitos para o parlamento foi tudo uma jogada orquestrada pelo mesmo de sempre
      ? Ainda há os que acham isto normal. Mais vale rir do que chorar porque não sabem o que os espera nos próximos anos

      Eliminar
    2. Um dia a farsa vai ficar exposta e será uma vergonha sem precedentes

      Eliminar
  7. Esta é a situação da Guarda entre portas e fora de portas: a miséria política. Entregues aos tachos e aos capachos. Infelizmente o 25A74 não chegou à Guarda. A paz, o pão, mas sobretudo a educação. Só um povo cego tolera o mal que lhe fazem.

    ResponderEliminar
  8. Obrigado pelas fotografias. Haja alguém com dignidade e espírito de missão na luta pela verdade dos factos. E o maior facto é que não temos ninguém que possa nos próximos 10 anos governar esta terra com brio e resultados. Não assobiem para o lado, somos todos cúmplices da irrelevância e degradação a que a Guarda chegou. Eles só fazem isto porque nós os deixamos

    ResponderEliminar
  9. Não esquecer de deputados municipais que hoje estão na bancada do PG e que outrora foram os grandes defensores e até mesmo precursores de manifestações contra o abate de árvores na cidade. Onde estão? O Que têm a dizer? Mudaram de opinião?

    ResponderEliminar
  10. Na Guarda fazia falta uma boa revista à portuguesa, nem que fosse para dar a conhecer ao povo o que se passa aqui
    Era a única maneira de encher o teatro regularmente com teatro e pelo menos aproveitava-se a sátira

    ResponderEliminar
  11. Hoje fui a procissão e entalei o salto do sapato 👠 num buraco da calçada. Foi uma risada. O senhor padre olhou para mim de lado . Que vergonha.

    ResponderEliminar
  12. E diz Sérgio Costa: vime na rua Augusto Gil, vime na rua do comércio, vime na câmara, vime em toda a cidade. Oh o êxtase!

    ResponderEliminar
  13. Eu entalei o pneu do carro numa caixa de esgoto entupida

    ResponderEliminar
  14. Este presidente enganou-me bem

    ResponderEliminar
  15. O grupo informal "Em Defesa da Árvores da Guarda" que se constituiu em 2016, foi contactado pelo Vereador Rui Melo, para apresentar e clarificar os abates previstos e concretizados este mês de Março.
    O encontro ocorreu em Fevereiro.
    Este mesmo plano foi apresentado na página do município.
    Em relação às árvores do Jardim José de Lemos, as mesmas encontravam-se em mau estado fitosanitário, estando viáveis pequenos ramos, com troncos totalmente podres. Aproveitámos para sublinhar que a intervenção a que o Jardim foi sujeito, com a remoção de uma grande quantidade de raízes é a principal causa destes abates e da diminuição da folhagem das árvores de maior porte. Algo para o qual os responsáveis foram alertados e preferiram ignorar. Agora, poderemos apenas proceder à plantação de novas árvores que consigam mitigar, a prazo, a cada vez maior falta de superfície de sombra.
    O plano, em frente à entrada do centro coordenador de transportes,passava pelo corte de todas as árvores. O motivo apresentado, passava pela má adaptação das mesmas ao nosso clima, o que levava à queda muito frequentemente dos seus ramos, o que perturbou o seu desenvolvimento, apresentado riscos acrescidos no futuro. Por parte do grupo foi assinalado o reduzido número de árvores naquela zona específica. Retirar o único ponto de sombra naquela zona, não se afigura uma boa opção. Foi sugerido como alternativa o corte faseado com introdução imediata de novos espécimes, para minimizar o impacto e a reavaliação de novas áreas verdes numa zona tão "árida".
    Os pequenos cedros na envolvente da capela do Bonfim, provocaram danos na estrutura, drenagem e iação da capela, pelo que o pedido nos pareceu razoável.
    O abate deverá continuar a ser sempre o último recurso. Nesta matéria específica o nível de transparência é bem superior ao existente na era do presidente Álvaro Amaro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah! Porreiro pá! Basta ser "transparente" e falar com o grupo informal para se poder abater. Muito bem, temos um grupo informal dono das árvores e ao lado do presidente podador. A isso chama-se falta de personalidade e de ética, ok?

      Eliminar
    2. Promessa de engenheiros civis e florestais: Vamos plantar 1 milhão de árvores até 2025
      Realidade 50 árvores? 100 árvores? 500?ao todo?

      Tudo isto somado = a transparência?
      Dois pesos e duas medidas.
      Com uns os abates são crime. Com outros, uma imperiosa necessidade técnica, jurídica e quem sabe se política.

      Eliminar
    3. Ao anónimo do "porreiro pá" (11:49) será que nos pode explicar por favor porque razão diz que o tal grupo das árvores é dono das árvores?

      Eliminar
    4. 0050
      Um grupo informal é um grupo sem constituição legal e por isso qualquer grupo de café poderia ser convocado para falar sobre as árvores. Mas isso é o menos.
      Como se tem visto, as podas e os abates mantêm-se sem critérios claros e s não são acompanhados de plano de replantação de árvores novas.
      Sobre o Jardim José de Lemos já se sabia o resultado, mas não foram replantadas árvores de substituição.
      Na praça de táxis e mercado municipal, as árvores têm sido cortadas e partidas e não houve replantação. Sobre o arvoredo em causa já há muito tempo que eram deixadas ao abandono sem a preparação dos ramos. Não se prevê para breve qualquer replantação e era possível replantar no dia do corte.
      Quanto ao adro, muito teremos a falar quando chegarem à conclusão que os cedros não implicavam com as estruturas e quem implica são as tílias, e depois?
      Continuem a ser consultores.
      E se me conseguirem responder sobre o adro é da responsabilidade da câmara
      A Oliveira

      Eliminar
  16. Boa Páscoa aos amigos do sol da guarda e ao senhor moderador

    ResponderEliminar
  17. Chaves Monteiro e Sérgio Costa voltam a desentenderem-se na reunião do executivo da câmara da Guarda

    +info: https://radiof.gmpress.pt/chaves-monteiro-e-sergio-costa-voltam-a-desentenderem-se-na-reuniao-do-executivo-da-camara-da-guarda/

    A qualidade da rádio F. Nem escrever sabem

    ResponderEliminar
  18. Corta corta minha gente
    Manda a tristeza pra lá
    Corta forte corta alto
    Que o Álvaro há-de voltar

    ResponderEliminar
  19. Senhor Oliveira, veja sff a casa que está defronte da central de camionagem. É um casarão.

    ResponderEliminar
  20. Na Guarda há quem precise da política para comprar os folares da pascoa. Eu que não vivo da politica tenho folares todo o ano. Boa Páscoa sr. engenheiro.

    ResponderEliminar
  21. Hoje andava pela cidade perdido e fiquei sem bateria no telemóvel. Maldita a hora. Procurei o carregador de telemóveis com luz solar mas não encontrei. Eu quero carregar o meu telemóvel com a luz solar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uiii... Essa agora... Que gente chique. Isso já foi chão que deu uvas, se quer luz solar vá à rua e apanhe sol. Ou se calhar é o Sol da Guarda que lhe anda a fazer mal à cabeça.

      Eliminar
  22. Não, não é! Já existiram dois carregadores solares , um no jardim José de Lemos e outro no jardim em frente da PSP. Como nesta cidade a câmara não preserva nem conserva, o nosso património, os carregadores das duas uma: ou já os retiraram por estarem estragados por falta de manutenção ou tiverem o mesmo destino das oliveiras do museu, que ainda não sabemos qual o jardim que estão a adornar.

    ResponderEliminar
  23. Há cada vez menos árvores e cada vez mais betão. Até a uma locomotiva do século passado as árvores dão lugar. Viva o ferro velho

    ResponderEliminar
  24. Oliveira, lembro-me de um deputado municipal que fazia a vida negra ao álvaro amaro quando o assunto era o corte de árvores. Tenha a amabilidade de publicar este comentário para ver se alguém responde às minhas questões...
    1: Ainda é deputado municipal?
    2: Se sim, de que bancada faz parte?
    3: Qual a opinião sobre este corte indiscriminado de árvores?
    4: Se este corte já é bom, estarão eles a dizer que o Sérgio tem jeito para a poda?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 1 - Sim
      2 - Pela Guarda
      3 - Ainda não é conhecida
      4 - Não sei se tem jeito para a poda, mas está a deixar a cidade toda podida. Ai, perdão... podada...

      Eliminar
  25. Boa tarde.
    O grupo "Em defesa das Árvores da Guarda" não foi inicialmente convidado para a reunião . O convite foi endereçado à Quercus. Mas dada a impossibilidade da Quercus estar presente, mandatou o referido grupo a estar presente, com o conhecimento do Vereador Rui Melo.
    Parece-me óbvio que qualquer grupo de "café" teria a mesma legitimidade para , a acreditar naquilo que por aqui se leu, "dar autoridade moral" aos abates. Mas não foi disso que se tratou. Foarm abordados diversos aspectos destes abates, dos passdos, de podas e de pontos de melhoria no futuro, entre eles, a informação detalhada e disponível a todos.
    Constituindo-se apenas informalmente, relembramos que o "grupo do café", conseguiu em 2016 com uma providência cautelar, salvar os cedrus atlantica que ainda se encontram no inicio da Av. Cidade de Salamanca. Outra providência cautelar travou o corte massivo de árvores prevista no Parque Municipal. Conseguiu travar os muitos abates previstos na Av Alexandre Herculano e na Av Afonso Costa, o que para um grupo de café não está muito mau.
    Ninguém quer legitimar abates ou podas. Com grupo legamente ou informalmente constituido, as árvores da Guarda continuam e deveriam ser alvo da atenção de todos os munícipes.

    ResponderEliminar
  26. quem implica são as tilias? então agora o senhor Oliveira também é "consultor" ?

    ResponderEliminar