sexta-feira, 13 de outubro de 2023

Uma reunião do Executivo bem tratada

Relatividade - M C Escher 1953 - Xilografia

Finalmente consegui ler no jornal “O Interior” uma reunião do Executivo Camarário bem tratada
Pode ler em:
https://ointerior.pt/sociedade/quinta-alteracao-ao-orcamento-marca-reuniao-de-camara-da-guarda/?fbclid=IwAR1T8KJtPNeNdS9q-xadv4W2FrqctEjaOKTHIKEldfG6KUebw8O_43llcQQ
Resumo, com transcrições diretas do jornal
Quinta alteração ao Plano e Orçamento Municipal para 2023.
Uma proposta que não agradou aos vereadores da oposição, que consideram que há áreas que deviam ter mais atenção e investimento.
PS
A Câmara da Guarda abandona ou reduz de uma forma muito significativa, em cerca de um milhão de euros, o que diz respeito a construções de infraestruturas, viadutos, arruamentos e outras obras, parques e jardins.
Reduz a reabilitação dos edifícios escolares, tornamos a diminuir espantosamente a proteção do meio ambiente e a conservação da natureza, na cultura, nas redes de museus municipais e naquilo que é a nossa imagem para o exterior. Aquilo que nós podemos dar da Guarda está a desaparecer
Perda de cerca de 100 mil euros na rubrica da requalificação dos imóveis do centro histórico.
Se estava mal, vai piorar bastante. Portanto não há aqui uma perspetiva de melhoramento da cidade crit
PSD
Percebemos claramente o desinvestimento e a incapacidade de investir naquilo que eram opções estratégicas, como muitos dos municípios à nossa volta estão a fazer.
Estamos na quinta alteração no último trimestre do ano e é mais do mesmo, percebemos que este executivo não responde às nossas necessidades
A Câmara compra imóveis no centro histórico, mas a opção foi retirar 100 mil euros dos 150 mil previstos.
Falamos também de investimento em equipamentos escolares, tendo sido retirados 100 mil euros dos 300 mil inscritos inicialmente para a reabilitação de edifícios escolares.
A mesma opção foi tomada relativamente a novas vias, já que da dotação inicial desta rubrica foram retirados 750 mil euros
Um montante que vai ser encaixado» na aquisição de serviços, a saber, estudos, pareceres, projetos e consultadoria. Estamos a falar do reforço de mais de 150 mil euros.
Mas também na realização de seminários, exposições e similares, mais 600 mil euros
Há uma ausência de política por parte deste executivo, naquilo que são decisões estruturantes, designadamente ao nível do investimento
Presidente
Desde que as alterações sejam feitas de acordo com a lei e que sejam utilizadas como instrumento de gestão para as execuções orçamentais, é claro que podem e devem ser sempre aplicadas, em função das mudanças e evoluções que vamos tendo
Exemplo disso foi o reforço na rubrica dos transportes escolares, em água nos equipamentos municipais
Não queremos com isto dizer que vamos aumentar o consumo de água nesses equipamentos municipais, mas este ano tomámos a decisão de contabilizar nas contas do município a água que consumida nas escolas, nos jardins, espaços verdes e nos serviços desconcentrados da Câmara. Não havia um controlo rigoroso de todos os consumos e a partir de agora há uma conta específica para isso, o que nos permite saber efetivamente o que se está a gastar nos consumos próprios e perceber onde temos que atacar para os reduzir
PS
A reunião do executivo realizada na segunda-feira de uma pobreza franciscana
Foram debatidos pequenos pensos rápidos que se põem numa cidade que precisa de uma intervenção cirúrgica muito importante.
A reunião demorou cerca de 45 minutos para tratar de coisas correntes num doente que está agónico
Presidente
Destacou a aprovação da constituição do direito de superfície a favor da “Acriguarda” para a criação de um espaço com 13.500 metros quadrados para o desenvolvimento de um centro de leilão e exposições de gado.
Foi aprovada mais uma medida de intervenção em infraestruturas danificadas pelos incêndios de 2022, desta vez em Videmonte, num investimento de cerca de 645 mil euros.
O sistema de informação em tempo real aos utentes dos transportes urbanos da Guarda, que ainda não tem data para começar a funcionar.
Assim que o operador enviar os dados necessários, porque sabemos que estava a agilizar isso com o seu fornecedor de dados de GPS que tem nas viaturas, para que nós possamos colocar ao serviço os equipamentos que já estão colocados por toda a cidade


42 comentários:

  1. Este presidente é um brincalhão. Então agora os direitos de superfície já são uma figura legítima e respeitável. Quando foi na questão do hospital privado era um crime de lesa pátria ceder o direito de superfície de um terreno publico a privados. Ficamos sem investimento na saúde, mas vamos ter uma exposição de gado em direito de superfície. Um autêntico demagogo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aconteceu o mesmo há uns tempos atrás. O presidente levou a reunião de câmara uma proposta para restituir á empresa Broliveira 225 mil euros num acordo de transação da ação judicial que corre termos no TAF de Castelo Branco. A Câmara desistiu da ação contra a referida empresa por pressões da OLANO, que quer a força ficar com os lotes que são propriedade da Broliveira (segundo o registo predial).

      Tem sido um avolumar de decisões irrefletidas e infantis que prejudicam o erário público e beneficiam privados (a olano ameaçava pôr a Câmara em tribunal e pedia milhões de indemnização (pedido patético) porque tinha assinado um contrato promessa com o município sobre lotes que não eram propriedade do município). O imbróglio jurídico resolveu-se com a Câmara a abrir as pernas e a abrir mão de 225 mil euros, não se dignando a esperar por uma decisão judicial que poderia alterar a propriedade dos lotes para o Município e aí sim resolver a segunda questão com a Olano.

      Conclusão: os privados pressionam, Sérgio Costa dá. A Guarda é governada na Cultura pelo Centro Cultural. No setor empresarial quem manda é a Olano. Nas associações manda a Acriguarda e o Guarda Unida que até já mete carros no Polis. Cada um manda o que pode.

      Eliminar
    2. Prioridades
      Parque canino: Cães > Pessoas
      Exposição de Gado: Gado > Hospital > Pessoas
      Fio da navalha
      A subir: O gado e a bestialidade
      A descer: As pessoas e a humanidade

      Eliminar
    3. Quem manda na Guarda há muitos anos são as capelinhas e não há ninguém que meta esta gente na linha. O feudalismo é assim, cada um tem a sua tença.
      E já nem vou entrar nos ajustes diretos. Primeiro, porque não quero chatices e segundo porque não quero que o dono do blogue tenha chatices. Pedras? Guardo-as todas. Um dia vou construir um castelo. Informações? Guardo-as todas. Um dia vai tudo para o Ministério Público.

      Eliminar
  2. Este Partido Socialista dá para rir. Então dois anos mansinhos e a suportar o executivo, lembraram-se agora que é preciso fazer oposição. Viabilizaram orçamentos, propostas sem fim que nos trouxeram até aqui. Agora é tarde demais para a choradeira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais vale tarde que nunca

      Eliminar
    2. A aprovação da empresa municipal do PG para reabilitação urbana merecia repúdio eterno da cidade. O PS merecia ficar sem vereadores na Câmara nas próximas eleições se a memória dos guardenses não fosse curta

      Eliminar
  3. Bem tratada seria gravada e com gravação em vídeo disponibilizada ás pessoas. Assim é mais do mesmo, cada um atira para o ar

    ResponderEliminar
  4. Total desgoverno. Está tudo à deriva, uma autarquia governada com os pés

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Queria ver como a governava o PSD! Com locomotivas e festas brancas

      Eliminar
    2. Onde anda a locomotiva?

      Eliminar
  5. E as AECS dadas por uma empresa privada? Mais um buraco da gestão do PG e do Sérgio Costa. Professores que não tem formação para dar as actividades, faltas, etc.

    ResponderEliminar
  6. Pelo menos eu sei que os trabalhadores do grupo radialtitude comentam, assistem e assimilam o debate aqui no seu espaço. Se começamos a ter alguma coisinha é graças ao que aqui vai sendo dito, mas é tudo muito fraquinho e plácido.

    ResponderEliminar
  7. Olá Sr. Oliveira. Espero encontrá-lo bem.
    Tenho sempre uma encomenda ou duas para deixar nesta caixa de correio e hoje estou com dúvidas existenciais. Sei que o meu amigo é um bom garfo, cozinha bem, e vai partilhar da minha indignação.
    Já acabaram com o concurso da Bola Parda? Não vejo nada em lado nenhum e estou angustiado. Não me digam uma coisa dessas. Quando é que abre o concurso? O Município da Guarda já não está interessado na bolaria? A febre passou... Oh! E que febre, Deus meu!
    Seja como for, está convidado a vir provar a minha bola com um queijo de Celorico que aqui tenho é de lamber as pontas dos dedos e comer á lambão. Vivo na Rua Vila de Manteigas, é só tocar as campainhas.

    ResponderEliminar
  8. Eu gostava de saber se a questão do transporte escolar dos alunos da escola extinta pelo presidente ficou resolvida.
    Alguém sabe?

    ResponderEliminar
  9. Ao que parece andam a limpar o lago do polis. Pelos comentários na página do município, estão a depositar o lixo enlamaçado à porta das casas das pessoas. Não conseguem fazer uma ação bem feita, arre!

    ResponderEliminar
  10. O único autarca com perfil e que sente e conhece a cidade e o concelho é o Dr. Carlos Chaves Monteiro. O partido dele é governado por incompetentes de 1ª geração, quer a nível concelhio, quer a nível distrital. Muito mal vai um partido quando ao longe é manipulado por alguém a contas com a justiça e condenado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda vamos vê-lo candidato independente?

      Eliminar
    2. Mal vai um partido quando procura silenciar a sua pessoa mais capaz e experiente a seguir ao Amaro, mas isso só acontece por indicação deste último. O Chaves esteve lá, e sabe como se faz, e o Amaro sabe que ele sabe ou que pelo menos seria melhor o seu desempenho do que o de outros. Os outros não têm unhas para a guitarra.

      Eliminar
  11. Obrigado sr. Oliveira. Graças a si e a sua publicação dos lagostins, estão neste momento a limpar o lago do Polis.
    Obrigado. Continue a publicar e a orientar os governantes para o que devem fazer.
    Ouve-se o toque de caixa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O nosso esforço nos comentários não é em vão...mas há muita gente que não se atreve aqui a cometer e sabe, e sabe, sabe e sabe mas tem medo . Se todos tivéssemos medo de aqui comentar, a estrada do Bonfim ainda hoje estava cheia de buracos e todos lá passamos...colaborem e denunciem só assim vamos conseguindo que a nossa cidade não esbroe de vez por falta de manutenção.

      Eliminar
  12. Abençoado Sol da Guarda:
    https://www.facebook.com/100064448029535/posts/pfbid02rdgnHP7dJHrwqRz5ZQ5BM6jE6JMehj22RZZRuwFtccGbZdPSubNzQy3vEKe3BtSLl/?app=fbl

    ResponderEliminar
  13. Olá António Oliveira
    Por acaso o senhor tem curso superior? Não me diga que é como os do PSD.

    ResponderEliminar
  14. No passa nada. Uma perda de tempo ligar às assembleias municipais.

    ResponderEliminar
  15. Senhor engenheiro Oliveira. Estou meio deprimido. Sabia que os partidos fazem congressos nacionais onde há representantes de todos os distritos? Eu não sabia e hoje vi uma lista de congressistas do PSD. Vi as fotografias. Ia rebentando a rir . Logo hoje 6° feira 13 é que vi aquelas fotos. Bem representados.Agora já percebo por que motivo as pessoas não votam no seu PSD. Fuja amigo Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lamentável, mas é também lamentável que ninguém do partido faça listas. Se vão eles sozinhos é porque os outros os deixam

      Eliminar
    2. Eu gosto de analfabetos funcionais.

      Eliminar
  16. O PSD era mau e dele saiu aquilo que se revelou ainda pior, o PG. É aquela história: o pai é mau, mas o filho ainda consegue ser pior.
    Estamos a assistir ao discurso de tentativa de reconciliação - "se somos todos fracos e, no fundo, do mesmo partido, por que não nos unimos?" Não acredito que o PSD leve o Sérgio, mas a team PG já está a fazer as malas para a mudança de linha.
    O comandante da locomotiva anda por aí a encantar serpentes e as serpentes, tontinhas, enrolam-se à perna do dono para ver se conseguem andar por aí também. Que a Justiça tarde, porque pode ser um entrave.

    ResponderEliminar
  17. O Chaves perdeu as eleições porque não prometeu o que este artista prometeu. Perdeu o realismo e ganhou a fantasia.
    Aqui têm o resultado.

    ResponderEliminar
  18. Saudades dum bom programa de debate político na Guarda. O Rui Isidro não podia fazer uma perninha à distância sem ninguém saber? Podia escolher um painel e indicar um moderador. Depois era só vender a ideia ao da Rádio Altitude por portas travessas e talvez assim voltássemos a ter programas dignos e regulares de debate político.

    ResponderEliminar
  19. Mas o Álvaro Amaro ainda tem mão longa no PSD? Quem é que o apoia?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só mesmo quem não percebe nada de política pode perguntar uma coisa dessas. Tem mão longa no PSD desde que ganhou a distrital à Marília Raimundo e o pé em cima do PS desde 2013. A mão estende-se ao PG e no dia em que estalar os dedos os apoiantes e membros do PG voltam para o PSD

      Eliminar
    2. Tem mãos, pés e tudo. Todos se vergam

      Eliminar
  20. Bem, pelo menos deram a notícia. O jornal interior pode e deve fazer sempre melhor. Façam esse esforço e dêem o vosso melhor para divulgar os momentos políticos

    ResponderEliminar
  21. Uma reunião bem tratada pelo jornal que as devia tratar a todas e informar as populações! Quantas cidades e vilas do interior não davam tudo para ter a quantidade de órgãos de comunicação social que a Guarda teve e tem. São dois e não fazem nada. Agora pensem na informação que deixam para trás!

    ResponderEliminar
  22. Amanhã é o grande dia. Festa de Sérgio Costa com simpatizantes para festejar dois anos de miséria.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Junta-se a fome a vontade de comer. Para isso estão sempre prontos e eu desejo a todos uma boa festa. O que comer mais que pague a conta.

      Eliminar
    2. Vergonhosos. Eu tinha vergonha de fazer uma festa. Para comemorar o quê? Tenham mas é juízo

      Eliminar
    3. E quem lá vai?? Vai haver fotos?? Quantas fotos!? Eu quero ver. Começaram com 400 fotos em 2022, depois pediram ao fotografo para apagar da página pessoal e reduziram para as 100 no evento do primeiro ano de mandato. Dois anos significa duas fotos até porque numa segunda a noite só poderá ser fiasco!!

      Eliminar
  23. Eu irei participar pela primeira vez. Nunca pensei que estes gajos fossem tão frouxos. Ao 2º ano a coisa está arrumada. Vou ter o prazer de observar o ar e olhar de preocupado de quem já nada mais tem para dar, se é que algum dia o teve. Carrega frustração.

    ResponderEliminar