sábado, 21 de outubro de 2023

GUARDA: Gala de Desporto Concelhio 2023

Vai realizar-se no próximo dia 28 a gala do desporto do concelho da Guarda. Será abrilhantada por Herman José.
Está a decorrer a votação para eleger os escolhidos. As condições para ser nomeado eram simples: Todos os nomeados foram indicados pelos Clubes/Associações que representam. Todos os nomeados têm de estar federados num Clube/ Associação do Concelho da Guarda
Este pode ser um retrato do que se passa no concelho em termos de clubes e de atletas.
Dois pontos chamaram a minha atenção:
1 – Há cinco clubes de artes marciais e nenhuma das modalidades praticadas são modalidades olímpicas.
2 – Sete nomeados na área dos desportos motorizados, que me parece um exagero em comparação com as outras modalidades.
(Os números indicam a quantidade de nomeados)
Melhor treinador de formação - desportos individuais -  6
Melhor treinador da formação - desportos coletivos -  10
Melhor treinador sénior - desportos individuais -  5
Melhor treinador sénior - desportos coletivos -  6
Melhor dupla de formação – voleibol -  3
Melhor atleta de formação – andebol -  3
Melhor atleta sénior – basquetebol -  3
Melhor atleta da formação - desportos individuais - 7
Melhor atleta sénior - desportos individuais -  11
Melhor árbitro -  4
Melhor piloto -  7
Melhor atleta da formação – futsal -  3
Melhor atleta sénior – futsal -  3
Melhor atleta da formação – futebol -  5
Melhor atleta sénior – futebol -  2
Melhor clube - desportos individuais -  12:
A.D.C. Alfarazes. Academia Egitaniense de Karaté Shotokan. Associação Karaté Shotokan da Guarda. C.D.C. Pinheiro. Centro Bushido da Guarda. Centro de Artes Marciais da Guarda. Clube de Montanhismo Guarda. El-Cid-Academy. Núcleo Desportivo e Social – Secção Patinagem. Núcleo Sportinguista da Guarda. Os Beirões. Clube de Natação da Guarda
MELHOR CLUBE - Desportos Coletivos -  13:
Associação de Voleibol da Guarda. CCDR Vila Cortez do Mondego. Escola de Futebol Feminino da Guarda. G.C.R. Casal de Cinza. G.D.R. Lameirinhas. Guarda 2000. Guarda Futebol Clube. Guarda Unida. Guardabasket. Núcleo Desportivo e Social. Os Sanchos. Guarda UP. Guarda Desportiva Futebol Clube

42 comentários:

  1. Isto não me interessa. Vamos para os prémios políticos.
    (Os números representam os nomeados a nível distrital)

    Políticos sem curso superior (3)
    Políticos incompetentes (14)
    Políticos condenados (3)
    Políticos com pena suspensa (2)
    Políticos com pena e prisão efetiva (1)
    Deputados europeus condenados (1)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahhaahhahahahahahahah eu ia a essa gala! Onde compro os bilhetes??

      Eliminar
    2. Só medíocres e mediocridade. O problema do interior não é o sistema político. O problema do interior são os políticos.

      Eliminar
    3. Que vergonha. Um presidente duma CIM que acumula com uma Câmara condenado em tribunal e que não abdica dos cargos. Um outro que anda aí de cara lavada a dizer que é candidato com uma condenação em cima e uma acusação gravíssima. Ainda perguntam porque as pessoas votam no Chega?

      Eliminar
    4. E esqueci-me de dizer que o tal segundo rebentou com Gouveia e rebentou com a Guarda! O senhor de Oliveira é de Gouveia. Tem a palavra.

      Eliminar
    5. Há quem queira pintar um cenário bonito, mas a realidade é dura e tende a piorar. A Guarda é a capital de distrito e em vez de dar o exemplo atinge nos tempos de hoje o pináculo da banalidade.

      Eliminar
    6. 2239
      Já escrevi tanto que não quero por agoira repetir. Lá mais para a frente
      A Oliveira

      Eliminar
    7. Há um na Mêda que é octogenário. Voltou depois de 20 anos e foi eleito. Oh Deus.

      Eliminar
    8. Qual é a coisa qual é ela que quer ser candidato á Guarda mas não tem curso superior?

      Eliminar
    9. Ontem andava no TMG sozinho e abandonado.

      Eliminar
  2. Isto é o paradigma de sérgio costa, paga um balúrdio do nosso dinheiro para poder ser fotografado ao lado do herman (que deve estar a precisar muito do dinheiro para ter que vir apresentar um evento de 3ª liga). Depois diz que não tem dinheiro para obras na cidade, para a farra tem rios de dinheiro para obras na cidade queixa-se que não pode investir o nosso dinheiro e que só faz obra com o dinheiro do governo ou da europa. Com o dinheiro que gastou em festarolas da tanga podia já ter feito dezenas de pequenas barragens e/ou charcas, ou simplesmente ter requalificado a rede de água que perde pelo menos 30% de toda a água que é paga. No dicionário vi esta palavra - Fanfarrão: aquele que conta bravatas, que alardeia coragem sem ser corajoso.

    ResponderEliminar
  3. Senhor António Oliveira, escrevo-lhe pois sinto uma grande revolta. Vejo nas noticias que o Governo do PS vai aumentar desmesuradamente o Imposto Único de Circulação (IUC) para veículos anteriores a 2007. Tenho 60 anos o meu carro tem 20 e não tenho posses para comprar um carro mais atual, pois ganho menos de 800€ e sou viúvo há cerca de 1 ano. Para me deslocar ao meu trabalho na Guarda não existe transporte público e por isso lá vou eu no meu renault clio todos os dias. Tal como o senhor eu era votante do PS, mas esta falta de sensibilidade que António Costa e Fernando Medina estão a mostrar obrigam-me a não lhes dar mais nenhum voto, aliás vou votar no PSD a partir de agora. Eu não uso as auto estradas e por isso não as devia pagar. Daqui por 3 anos não terei dinheiro suficiente para pagar o IUC e ainda não vou estar reformado, o que vai ser de mim?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 2116
      São só mais 25 euritos por ano. Em transportes públicos pagava isso por mês.
      Lá para o fim Dezembro teremos STUC eletrônicos, tem tempo para pensar escolher mais 25 por ano ou mais 25 por mês
      A Oliveira

      Eliminar
    2. Eu também estou revoltada com esta situação do imposto, não acho que seja uma medida justa ainda para mais aqui no interior que não temos alternativa em transportes publicos. Querem que paguemos o desconto que estão a dar a quem usa as antigas scuts. É tirar aos pobres para dar aos ricos.

      Eliminar
    3. Até é um tema maior, devia ter uma publicação própria, fica aqui lançado o desafio: quem está a favor ou contra esta medida e porquê. Poderíamos ter aqui um debate relevante. Aceita o desafio Sr Oliveira?

      Eliminar
    4. 0815
      É só comentar, de preferência com argumentos
      A Oliveira

      Eliminar
    5. O que eu lhe propus esta manhã era de fazer um artigo dedicado ao assunto para que nós leitores pudessemos comentar em sitio próprio. Aqui escondido no meio de vários comentários a uma publicação sobre a gala do desporto acho que é menorizar o assunto. Bem Haja.

      Eliminar
    6. 1722
      Fiz o que a propósito da Gala do Desporto" pensei que poderia ser o mote para a discussão e com base nos nomeados.
      Para ser só uma discussão sobre o desporto teria que não publicar os comentários que me enviam e depois teria que fazer isso em todos os os "post" e por agora não o farei. Talvez um dia só aceite comentários que digam respeito ao tema
      A Oliveira

      Eliminar
    7. Percebo a sua posição mas não acha que o tema do aumento do IUC, principalmente para a nossa zona, merece um "post" próprio aqui no Sol da Guarda?

      Eliminar
    8. 2028
      Habitualmente não coloco questões nacionais e este é um tema nacional e não sei porque prejudica mais a nossa zona que outras.
      Pode ouvir i comentar o que os comentadores nacionais da Guarda na rádio F e na Rádio altitude.
      A Oliveira

      Eliminar
    9. Prejudica em muito a nossa região porque temos uma população mais pobre e envelhecida e com um parque automóvel mais antigo devido ao baixo poder de compra.

      Eliminar
  4. Esta gala do desporto é uma boa iniciativa, mas continuam pouco claros os critérios que presidem à escolha das pessoas.
    Nao deviam ser os clubes a indicar, mas sim a população. Problema: a população nãos os conhece de lado nenhum
    Se não conhece o esforço desportivo, vai votar por amiguismo? Não me parece real mérito.

    ResponderEliminar
  5. O meu desporto são as pataniscas.

    ResponderEliminar
  6. Que frio se sente na BMEL. A biblioteca é um local impróprio para passagem, quanto mais para estudo. Tenham vergonha uma vez na vida. Está mais frio lá dentro do que lá fora.
    Vai demorar quanto tempo?? O inverno está à porta.

    ResponderEliminar
  7. Mas que fim de semana que mostra no seu esplendor a desgraça intelectual, desportiva e cultural da Guarda.
    O sábado arranca com carros tunados. O desporto agora é carros que fazem barulho e deitam fumo. Poluição sonora e fumarada.
    Prossegue com missa no Marmeleiro e comezaina durante dois dias. Beber é comer como se não houvesse amanhã com missas a perder de vista. O Município vive bem é dentro da igreja.
    Para acabar em beleza, um "teatro" banal sobre a rádio altitude. Sem comentários.

    ResponderEliminar
  8. Então e os dos carros não entram no concurso? Melhor piloto do carro mais fumarento, melhor piloto do carro com a mala mais bombada, melhor piloto do carro mais barulhento, melhor piloto do carro mais kitado, melhor piloto mais parecido com carro... enfim, um sem número de categorias.
    Porque não entram na gala? Também têm direito de receber um passou-bem do Herman

    ResponderEliminar
  9. Oh Sr. António disseram-me esta semana que o PS quer atacar a câmara com o monteirinho. O monteirinho... Espalhei-me a rir ali na Madrilena. Estes meus amigos são uns brincalhões...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eu espalhei-me a rir agora mesmo, com o nosso ☀️ da Guarda

      Eliminar
    2. Todos nós, guardenses, com ou sem responsabilidades políticas, devemos questionar e atacar esta gestão autárquica, a bem da defesa da Guarda

      Eliminar
  10. Nas escolas da cidade há falta de funcionários que permitam o seu funcionamento pelos mínimos. Na biblioteca municipal os garotos não conseguem fazer sala para estudar porque o frio e insuportável. O presidente anda ocupado com a localização do aeroporto em Santarém, o TMG ocupado com uma rábula, no pólis ronca-se e largam fumaça em barda. Estes carros não pagam IUC agravado? Finalmente para ficarmos de consciência tranquila uma missa com benção da marmelada seguida de procissão profana. Este município está mesmo uma marmelada.

    ResponderEliminar
  11. Sr. Oliveira, pergunto se foi ao convívio PGuiano na Rapoula. Eu não fui porque me disseram que era a 7,50€, mas afinal parece que acabou por ser gratuito. Eu não recebi a chamada, porque mudei recentemente de número de telemóvel, mas os meus vizinhos receberam e lá acabaram por ir. São muito boas pessoas.
    Quem pagaria o convívio? O Sr. Oliveira sabe?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha opinião posso estar enganado, mas não seríamos nós?

      Eliminar
  12. Tudo isto e sendo leigo que lê os textos sagrados, ao olhar para o presidente na festa da marmelada, faz-me lembrar Melquisedeque. É ele que distribui o pão e o vinho nestas festas. Não há almoços grátis.

    ResponderEliminar
  13. O Herman não veio a apresentação de campanha do Álvaro Amaro em 2017? Herman e Marques Mendes. A este só falta trazer o Marques Mendes.

    ResponderEliminar
  14. Este é um evento importante para quem ama o desporto e é grátis. Aproveitem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aproveitar para quê? É grátis porque se fosse pago só iam os nomeados e as famílias!

      Eliminar
    2. Era o que faltava não ser grátis!! Loool

      Eliminar