sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

Iluminação LED a 12 anos


Foi publicado no Portal Base e aguarda decisão do Tribunal de Contas um projecto de eficiência energética.
PORTAL BASE - 16-01-2020 - Aquisição de serviços
Ajuste Direto; Aquisição de serviços na área da gestão da eficiência energética
Entidade adjudicatária; I-SETE - INOVACAO, SOLUCOES ECONOMICAS E TECNOLOGIAS ECOLOGICAS, SA.
Objeto do Contrato - Implementação de medidas de eficiências energética no sistema de iluminação pública (SIP) na cidade da Guarda
Data de celebração do contrato - 26-08-2019
Preço contratual - 3.272.976,93 € mais IVA
Prazo de execução - 4380 dias são 12 anos de trabalho.
O Vice-presidente da Câmara diz que o investimento é reembolsável.
Para este grande projecto, que parece bom, não foi indicada a calendarização
E há umas questões a explicar: Vai haver reembolso? Quem vai reembolsar?
Estaremos a confundir reembolso com poupanças? Como será feito o controle?


Adenda:
Assim se faz no Alentejo, com direito a televisão, e porque não se faz na CIMBSE?
Uma obra de 8 meses quase se compara com 12 anos
“Os municípios do distrito de Évora esperam poupar “um pouco mais de 70%” na iluminação pública com a substituição de 55 mil luminárias por outras com tecnologia LED, num investimento superior a 21 milhões de euros”.
“A substituição faz parte do projeto Eficiência Energética na Iluminação Pública, indicou a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC), que congrega os 14 concelhos do distrito de Évora”.
“Fonte da CIMAC explicou hoje à agência Lusa que a iniciativa, no âmbito da qual já foi assinado um acordo entre os municípios do Alentejo Central e a EDP Distribuição, envolve um investimento superior a 21,2 milhões de euros”.
“As obras relativas à implementação desta iniciativa de promoção da eficiência energética na iluminação pública vão iniciar-se já “em novembro”, devendo “estar concluídas no primeiro semestre” do próximo ano”.
Metade das luminárias a instalar terão tecnologia de gestão ponto a ponto, o que permite regular a luminária de acordo com os parâmetros desejados” 

12 comentários:

  1. Como é que um executivo que tem apenas 18 meses de mandato pela frente pode comprometer os 3 futuros executivos com esta despesa? E como é que um presidente tem a lata de fazer um ajuste directo para uma obra que dura 12 anos?? O ajuste directo é para projectos imediatos. Há aqui qualquer coisa que não cheira bem...para variar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O PS na vereação assina de cruz? Onde está a oposição para nos explicar os contornos do negócio já que a câmara não nos explica? Onde há fumo há fogo.

      Eliminar
    2. O negócio já vinha do anterior executivo! Este manteve o dito apenas.

      Eliminar
    3. O negócio foi agora celebrado por isso, já que o executivo psd não explica um ajuste directo por 12 anos a oposição no executivo deve explicar se votou a favor ou contra e como é essa história de fazer um ajuste direto por 12 anos.

      Eliminar
  2. Será que o PS anda a dormir?

    ResponderEliminar
  3. A política na Guarda está confusa. Vamos tentar analisar:
    O executivo PSD tem como oposição o PS, mas este PS é feito por pessoas que eram do PSD e algumas até chegaram a ser oposição ao PS.
    Na nova secretaria de estado de um governo PS, a secretária de estado nunca teve funções no PS e como vereadora sempre esteve num executivo independente e o seu gabinete é formado por duas pessoas casadas com dirigentes do PSD (uma delas apoiante PSD), por duas figuras das quais uma já foi independente mas maioritariamente a apoiar o PSD.
    Na concelhia do PS já estiveram os independentes e agora vai ser dos antigos dirigentes do PSD (este candidato já foi o braço direito da família Raimundo com esta estava no poder em várias frentes).
    Depois de pensar nisto fico com algum medo: querem ver que o único socialista no poder da Guarda é o actual presidente de Câmara?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O PS se fizer uma lista de grandes socialistas à Câmara ganha, e tem quadros de grande qualidade! Não dos que passaram por todos os WCs partidários. Daqueles que nunca mudam.

      Eliminar
    2. Possivelmente sim, está aqui uma linda açorda, ou diria melhor uma laranjada. Muito saltareco em ambos os partidos, Câmara e na pseudo-secretaria

      Eliminar
    3. A pseudo-secretaria não tem lá ninguém com perfil para integrar a lista do PS.
      Já os do PSD podem aproveitar alguém de lá... Atao o PS não aproveitou uma ministra do PSD da meda?

      Eliminar
    4. São muito fraquinhos não servem para o PSD. O PSD pretende quadros bem formados, universidades de prestígio, experiência profissional nas melhores instituições, brio profissional e académico.Exemplos de valor na sociedade da Guarda não funcionários públicos que se encostam onde o ordenado é maior

      Eliminar
  4. A empresa será a mesma que também "conquistou" o mercado em Pinhel?

    ResponderEliminar