terça-feira, 7 de janeiro de 2020

Os arbustos vão comer a muralha?


Em tempos, e sem grande justificação, colocaram uma vedação no acesso a umas escadas da muralha junto à porta De El Rei.
Agora como ninguém lá sobe, a Natureza está a cumprir o seu dever:
Os arbustos e as raízes estão a tomar conta das escadas e se não lhe acodem, ainda comem a pedra.
Está claro que quando disseram que os turistas podiam visitar desde que pedissem a chave, foi só uma maneira de despachar os curiosos.

15 comentários:

  1. A vedação foi colocada na muralha pois a garotada muito bem educada, subia a muralha e andava nos telhados das casa e ninguém era responsabilizado pelos danos causados, e a PSP nada fazia como agora nada faz para acabar a vergonha com o que se passa no centro histórico. Pergunto eu, assim quem quer viver no centro histórico? Aconselho a visitar Guimarães e Évora para verem como é um centro histórico bem conservado e voltado da a população.

    ResponderEliminar
  2. 2134
    Pode ter razão, mas a limpeza é obrigatória. Fechada ou aberta.
    A Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se a falta de limpeza fosse só a muralha estaria a guarda muito bem! Ande pelo centro histórico e veja o estado de abandono e falta de limpeza que ele se encontra, é uma vergonha o estado a que chegou. Ainda a guarda quer ser Capital da cultura.....

      Eliminar
    2. 2350
      Publicar fotografias na página oficial da Câmara talvez resulte
      A Oliveira

      Eliminar
    3. A câmara não quer saber é um problema recorrente que toda a gente sabe. A limpeza não dá votos,se desse talvez o centro histórico tivesse outra apresentação....

      Eliminar
  3. Este gradeamento (devassando um monumento) só foi possível porque alguém na direcção regional da cultura do centro o permitiu. Se calhar foi a mesma pessoa que deu o avalo ao projecto do elevador da torre dos ferreiros, entretanto saiu do cargo (bem como o autarca) e os problemas começaram a surgir ao ponto de se parar a obra.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O gradeamento foi a solução para impedir que a garotada subisse a muralha e andasse nos telhados das casas das pessoas a provocar prejuízos. Quem critica a solução devia em primeiro saber as causas dessa situação. Garanto lhe que não é agradável acordar durante a noite e ter gente no telhado

      Eliminar
    2. 2355
      Pode ser isso tudo. A falta de limpeza é que não tem justificação.
      Podia estar fechada, mas apresentável.
      A Oliveira

      Eliminar
    3. Eu sei bem as causas da situação, também sei que casas construidas na muralha e centro histórico desvirtuaram a estética da zona o contribuindo para a descaracterização do centro histórico.

      Eliminar
    4. Quem foi essa pessoa da direcção regional da cultura responsável pela autorização da devassa de monumentos classificados? Não se pode fazer uma queixa dessa pessoa a quem de direito?

      Eliminar
    5. Estão a referir-se à esposa de Alvaro Amaro. Era ela que mandava na drcc. E será muito difícil, para não dizer impossível fazer queixa da sua actuação. Lembrem-se também que foi ela que deu luz verde à requalificação do edificio da antiga câmara municipal na praça velha onde rebentaram paredes e era um edifício classificado. Quem manda pode!

      Eliminar
    6. Obrigado pela resposta, agora com essa informação as peças estão a encaixar-se. Duvido que os Guardenses soubessem dessa história conjugal (eu não sabia). Será que foi ela que também deu luz verde às luzes pirosas da rua do comércio e à destruição dos monumentos no jardim José de Lemos? Estes power couples da treta trabalham que se fartam, mas só trabalham é para eles, ou seja, a Guarda foi devassada no seu património histórico e um foi para bruxelas e a outra pelo que vi arranjou logo um tacho na câmara da sua cidade. Irra!

      Eliminar
    7. Essa dor de cotovelo fica muito mal na foto. Amaro foi o melhor que aconteceu à cidade. A verdade é insufismável. Pedras, calhaus e árvores não são mais importantes do que as pessoas.

      Eliminar
  4. 2221
    Ao longo dos séculos sempre se construíram habitações aproveitando a muralha e isso contribuiu para a harmonia e beleza das nossas cidades acasteladas.
    A Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei disso, mas o estilo arquitetónico deve ser relevante. Agora vemos uns mamarrachos todos modernaços no centro histórico e eu acho que uma autarquia tem o direito (para não dizer o dever) de regulamentar o traço das construções no centro histórico, é assim também que se cuida da cidade e potencia o turismo e a autoestima dos cidadãos.

      Eliminar