sábado, 10 de agosto de 2019

Passadiços do Mondego. Ponto de situação


Ponto de situação sobre os futuros Passadiços do Mondego:
“Aguarda decisão do Tribunal de Contas”
Última actualização: 26 de Junho de 2019
Para serem inaugurados no verão de 2020 como prometido, vai ser apertado
Valor Total sem IVA 2 723 710,0 Euros. Valor Total com IVA 3 350 164,5 Euros
Estes valores estão muito longe dos anunciados
"Será um projeto caro", anunciou ainda o autarca da Guarda, admitindo que a execução "custará sempre" entre 1,5 a dois milhões de euros.
O projeto será sempre realizado com a participação do Parque Natural da Serra da Estrela, porque possui características ambientais "muito importantes".
E ainda faltam as expropriações

5 comentários:

  1. E assim se gasta o dinheiro com que nós pagámos a água até janeiro de 2019. Lembram-se do Álvao Amaro criticar ferozmente o executivo ps porque tinha gasto todo o dinheiro do smas (excepto 300 mil€)? E como se congratulava dizendo que não gastava esse dinheiro, e quem lhe fazia as contas era o atual presidente da câmara, na altura seu vice? Quem os viu e quem os vê! E os Guardenses vão pagar a água duas vezes. Incha...

    ResponderEliminar
  2. Se não são os blogues isto ia de caladinhos em caladinhos e comiamos e calava-mos...
    Li no Guarda politica as contas da dívida da água mais de 30 milhões em água...
    Quando todos os anteriores executivos fizeram 11 milhões
    Que coisa exagerada!
    As contas parecem bem feitas.
    Isto é uma vergonha!
    Ninguém faz nada.
    O próprio PS não diz nada de jeito sobre isto.
    Nem o PCP em quem deposita a alguma esperança.
    Fico triste.
    E não gosto destas modernices mas os blogues e ou ioutubers são os que podem parar isto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos lá a ver, a dívida da Câmara às águas é de 30 e tal milhões. 13 milhões correspondem ao executivo ps que não pagou a água de 2009 a 2013. De 2013 a 2018 a dívida foi de sensivelmente de 17 milhões. Ou seja os valores por ano são sensivelmente da mesma ordem (2,6 e 2,8 milhões de euros por ano respectivamente). E isto o blog da Política da Guarda não diz e percebe-se porquê, e isto não é nenhum segredo, é um blog simpatizante do partido socialista da Guarda. Digo isto apenas para se clarificar o discurso e se usarem argumentos válidos na batalha política, que se quer elevada. Agora há a questão levantada no primeiro comentário, que é verdade. O ps gastou o dinheiro da água e o psd juntou algum mas também já o está a gastar. O que é feio é que andaram (os do psd) a malhar no ps por terem gastado o dinheiro e agora estão a fazer aquilo que criticaram, mostrando falta de coerência e alguma cara de pau. Seria um tema interessante de debate na próxima assembleia municipal. Hermínio Vale

      Eliminar
    2. Parece_me que o guarda politica é rigoroso
      PS. 13 milhoes desde 2002 até 2013
      PSD 17 milhões entre 2013 a 2018

      Não adianta a central de intoxicação do PSD estar a funcionar na Guarda

      Eliminar
    3. Companheiro laranja: site águas de Portugal, história..

      A Águas do Zêzere e Côa, S.A. foi criada pelo Decreto-Lei nº 121/2000, de 4 de Julho, tendo como acionistas a Águas de Portugal, a Associação de Municípios da Cova da Beira e os Municípios utilizadores do Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e de Saneamento do Alto Zêzere e Côa, ou seja, os municípios de Aguiar da Beira, Almeida, Belmonte, Figueira de Castelo Rodrigo, Fundão, Guarda, Manteigas, Mêda, Penamacor, Pinhel, Sabugal, Fornos de Algodres, Gouveia, Oliveira do Hospital e Seia.
      A concessão foi-lhe atribuída, por um período de 30 anos e abrangia uma área de 6.394 km2 correspondente a cerca de 7% do território nacional.

      Eliminar