sexta-feira, 11 de maio de 2018

Vinho "Tazem Grande Escolha 2012" recebe medalha de ouro


A notícia que se segue chamou-me a atenção:
“O vinho "Tazem Grande Escolha 2012" conquistou a medalha de ouro no concurso internacional Le Challenge International du Vin, realizado em Bordéus (França). Segundo a Adega Cooperativa de Vila Nova de Tazem, «o maior e mais antigo concurso de vinho organizado em França, e um dos mais antigos da Europa, premiou o "Tazem Grande Escolha 2012" como medalha de ouro, em mais de quatro mil vinhos testados em provas cegas por mais de 800 profissionais». «É mais um prémio para a Adega de Vila Nova de Tazem, mas também para o Dão, que tem vindo a afirmar-se como uma região de referência e de bons vinhos. É também um orgulho ver um dos nossos vinhos com uma medalha de ouro, sabendo que a concurso estavam milhares de vinhos de mais de 38 países»
Evidentemente que é um prémio e eu até pensava que estes concursos eram muito muito importantes e sérios, até começar a procurar informação e ler alguns especialistas em vinhos.
Por esses especialistas fiquei também a saber que agora o vinho, mais do que nunca, pode ser um produto de marketing e da Comunicação social. E foi por isso que os nossos jornais regionais fizeram a festa com esta “newsletter”
O que é preciso é ter as pessoas certas nos lugares certos, quer o pessoal de marketing quer os da comunicação social.
Sobre este concurso é preciso dizer:
Em duas manhãs analisaram todos os 5 mil vinhos a concurso
Os 800 provadores eram profissionais e amadores especialistas, sem indicação de como foram escolhidos.
Aos muitos vinhos Portugueses a concurso foram atribuídas 32 Medalhas de ouro, 30 Medalhas de prata e 12 Medalhas de bronze
No total foram atribuídas 1200 Medalhas aos vinhos concorrentes
Para colar nas garrafas vendem “medalhas autocolantes “ao preço de: 1000 a 5000 Medalhas a 29 Euros por mil, 6000 a 10000 Medalhas a 27 Euros por mil e mais de 11000 Medalhas a 24 Euros por mil, não inclui preço de transporte.
E ainda cada diploma custa 7 Euros, cada placa de prémio custa 17 Euros, cada prato de vencedor custa 17 Euros e medalha gravada custa 27 Euros.
Tudo é negócio.
Mas mais que tudo é preciso provar e eu ainda não provei nenhum destes vinhos premiados.

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