segunda-feira, 10 de agosto de 2015

O “Telão” da Praça Velha

Para encobrir as misérias dos edifícios mais estragados da Praça Velha foi montado um grande “telão”.
Foi a solução escolhida, pois assim cobre tudo, é de esperar que o “telão” aguente o tempo suficiente até os edifícios serem recuperados.
A solução é de grande impacto visual, tem alguma originalidade com a inclusão de pessoas do nosso tempo.
Completamente fora de contexto, aparecem lá umas figuras de outros tempos, que dificilmente serão identificadas pelos guardenses e muito menos pelos visitantes. Assim temos:
A vendedeira de flores a apregoar “Ai flores, Ai flores”, uma rameira a suspirar pelo amigo “Ai muito me tarda” tendo o galã à porta “Batem leve levemente”, e uma donzela que quer “ a Guarda por si” e ainda a criancinha dos balões a querer “Vivacidade”
Enigma as descobrir, há sempre um enigma: As palavras “ai flores” “levemente” “por si” “cidade” “tarda” estão a negrito, qual será o significado?
Pessoalmente preferia uma intervenção minimalista só ao nível das janelas.

7 comentários:

  1. O telao e a verdadeira reprsentaçao deste executivo, a primeira vista e a superficie ´e tudo muito lindo, mas por tras esta tudo dcrepito e decadente.
    Provavelmente esta e a melhor expressão da realidade.
    É só figura e fogo de vista.

    ResponderEliminar
  2. Aqui está a prova provada da maneira de trabalhar deste Executivo: Só interessa a imagem!!!
    Isto é como varrer para debaixo do tapete.

    ResponderEliminar
  3. http://trepadeira-trepadeira.blogspot.pt/2015/08/guarda-faz-de-conta.html

    ResponderEliminar
  4. Que falta de originalidade. Fazer como a avestruz que enterra a cabeça na areia para não ver o que não gosta até uma criança consegue fazer. Já antes tinha sido feito com a casa da Legião.
    E já agora onde andam os senhores que falavam tão alto e tão em quando puseram a tela da Associação Comercial em frente a casa da Legião? Agora também gostava de os ouvir ou agora ainda não lhes interessa?
    Outra situação estranha é que uma das casas é de uma família de dirigentes do PSD (Pinto Balsemão e Teresa patrício Gouveia) a quem não deve faltar capacidade financeira para investir e a outra da família é de "mecenas políticos" que sempre apoiaram o PSD nas suas lutas.
    É de mim ou o interesse é maior do que parece?
    E por favor alguém peça explicações sobre coisas sem qualquer sentido que Amaro declara: Ele não sabe se o agravamento de taxas do IMI está a ser aplicado pela câmara a que ele preside?
    Ele não conheço outros meios de resolver o problema dos edifícios abandonados e degradados?
    Se ele não sabe então devia demitir-se porque o que ele não sabe faz parte integrante das funções da autarquia e o que ele não sabe está previsto na lei.
    Já estamos fartos de demagogia e já só não percebe quem não quer.

    Como pelos vistos os funcionários da Câmara funcionam cada vez pior, faço um serviço administrativo e publico aqui as ligações para as leis que a autarquia tem ao dispor para resolver os problemas dos prédios devolutos.
    http://info.portaldasfinancas.gov.pt/NR/rdonlyres/F95A4BAF-66C3-4304-BCC2-933D4958EC43/0/Decreto-Lei_159-2006.pdf

    http://www.dgterritorio.pt/legislacao/ordenamento_e_cidades/solos_urbanos/reabilitacao_urbana_2/

    Estou indignado porque parece que IMI a taxas bem altas que eu pago é para a Câmara fazer telas para os seus amigos não se envergonharem.
    Deixem à vista de todos a miséria que são os políticos e responsabilizem publicamente todos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por vezes ainda há quem saiba sobre o que escreve. Partilho desta indignação, mas ainda estou pior. Vivo na periferia onde o IMI está no máx. cobrado na Guarda e onde nem os saneamentos funcionam e nem a estrada vê muito alcatrão. Esgotos a céu aberto e buracos na estrada é o que o meu IMI permite, mas a seguir vejo as telas na Praça Velha já para não falar em muito mais esbanjamento de dinheiro.
      Mas claro que ele e os dele não é aqui que pagam IMI e por isso gastam o que podem e não podem.
      Amaro devia explicar como fez este milagre já que segundo o ouvi dizer a Câmara não tinha dinheiro, a comunidade europeia não aprovou projectos.

      Eliminar
  5. Parece que AA já conta com 6 vereadores...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada que não se soubesse. Desde o início que muitos temiam que a opção de Igreja pela filha do Antero seria uma indicação do PSD e com a saída de Igreja e entrada em cena dela ainda ficou tudo mais esclarecido. O problema é que toda a concelhia do PS também é do PSD.
      Amaro tem 6 vereadores e a seu favor tem três partidos políticos na Guarda - o PSD, o CDS e o PS
      Quem ainda sabe alguma coisa e podia fazer a diferença vai saindo de cena envergonhado

      Eliminar