sábado, 22 de agosto de 2015

As Ceias do Passado

As “Ceias Medievais” estiveram na moda durante vários anos. Porco no espeto com pão, servido a pessoas com uma capa, de preferência castanha ou preta, acompanhado por vinho em copos de barro.
Atinge os seu auge nas festas populares ou quando se quer angariar fundos.
Apareceram depois as “Ceias Quinhentistas” mais elaboradas, já servidas em loiça sem ser da época ou cópia e com a comida mais variada. As vestimentas são mais vistosas, alegres e mais ricas e as carnes, sobretudo de aves, galinha, pato, às vezes faisão, mas também coelho e lebre. Mais caras para os comedores.
Nesta onda surgiu agora uma ementa mais elaborada nas “Ceias Neolíticas da Idade da Pedra” e desenvolvida com base nos dados provenientes das escavações.
Desta ementa consta "carne com mexilhões, amêijoas, berbigão e lambujinha, cozinhada numa estrutura de cuvete forrada a seixos do rio previamente aquecidos, e coberta por uma pele de animal e folhas", "coelho temperado com ervas, cozinhado com cogumelos e acompanhado com lentilhas cozidas em panela de barro neolítica, truta salmonada temperada com ervas aromáticas, enrolada em folhas largas e cozinhada sobre casca de árvore coberta com argila", "coelho na grelha de madeira sobre o fogo, barrado permanentemente com mel e ervas, até estar pronto", "naco de carne de vários quilogramas espetado em paus cozinhado no fogo durante várias horas”, e os "acompanhamentos: frutos silvestres, frutos secos, águas e infusões"
Desta “Ceia Neolítica” estava interessado em provar, pode ser que um dia passe lá por perto.


2 comentários:

  1. No neolítico comiam assim?
    Até dá vontade de regressar a esse passado.

    ResponderEliminar
  2. Isso é para uns artistas comerem à custa dos outros

    ResponderEliminar