domingo, 3 de agosto de 2014

O Comboio Aveiro//Viseu/Vilar Formoso

A guerra pelos fundos já começou na Região Centro. É em torno da sonhada linha de caminho-de-ferro que começando em Aveiro passe por Viseu e acabe em Vilar Formoso e como se adivinhará irá matar a linha da Beira Alta Coimbra/Guarda.
Assim a Comunidade Intermunicipal de Coimbra (CIMC) já começou a criticar o lóbi empresarial (?) que quer a nova linha.
Eu já conhecia o Lóbi político Ribau (Aveiro) /Henriques (Viseu) /Amaro (Guarda)  que defende a opção da nova linha, não conhecia, nem nunca ouvi, falar do Lóbi empresarial, mas cola com o que é habitual em Portugal, quando cheira a dinheiro para gastar em obras.
A requalificação da Linha da Beira Alta tem um custo estimado de 900 milhões de Euros, enquanto a nova linha poderá custar 2 mil milhões de Euros.
O Presidente da CIMC sustenta “que não há estudos técnicos que confirmem a inviabilidade da requalificação da linha da Beira Alta adaptando-a ao transporte transeuropeu de mercadorias, e a deslocação para Norte da ligação ferroviária Figueira/Aveiro/Vilar Formoso penalizaria de forma dramática os territórios agora atravessados pela linha da Beira Alta
O projecto ainda só está na fase das ideias e já temos guerra aberta entre o Litoral (Coimbra) e o Interior (Viseu/Guarda).
Mesmo com as Comunidades do Relvas, os quintais continuam a ser a organização preferida dos políticos Portugueses.

3 comentários:

  1. AA quer voltar para Viseu..

    ResponderEliminar
  2. Por muita vontade que ele tenha disso, em viseu mandam outro tipo de gentes e os paraquedistas nao sao bem aceites, na guarda por outro lado o que vem de fora sempre foi considerado melhor que o que era da guarda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os politicos locais parecem ser mais mansos...

      Eliminar