sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Padroeira da Guarda, N. Sra. Da Assunção

Hoje, quinze de Agosto, a Igreja comemora a Assunção, elevação, da Virgem Maria ao Céu.
É um dia de grande importância para a Igreja Católica, mantendo-se o dia feriado, dizia-se antigamente dia Santo de Guarda, e que o governo actual propôs acabar, opondo-se a Igreja a tal propósito.
É também, (por enquanto?) a Padroeira da cidade da Guarda e encontra-se representada por uma imagem na fachada principal da Sé da Guarda. Também no interior da Sé, no magnífico retábulo, se encontra representada. 

4 comentários:

  1. Parabéns pela sua sapiência!!! Eu ouvi o actual Presidente da Câmara afirmar que já tinha falado com o Bispo da Guarda para tratarem de arranjar um padroeiro que afinal já existe!!!

    ResponderEliminar
  2. A ignorância sempre foi atrevida. Ele continua alheio à cultura histórica da cidade. Não é de cá.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deveria a restante equipa alerta-lo para estes assuntos, mas provavelmente tambem nao sabem, nem ele deixa que eles saibam.....

      Eliminar
    2. A restante equipa é aquela que já chegou a defender na página oficial do município de uma rede social que os habitantes da Guarda se chamavam egitanienses. Se nem isto sabem como vão saber quem é a padroeira ou até coisas bem mais importantes. Vê-se pelas festas que andam a fazer - tudo cópias mal feitas (e talvez bem caras) de coisas que se fazem em todo o lado.
      A NS da Assunção que tenha pena de nós e nos livre deste mal.

      Eliminar