quinta-feira, 21 de junho de 2012

Reorganização Administrativa na Guarda

É à Assembleia Municipal que vai competir estudar e apresentar a “Reorganização Administrativa” no que diz respeito à junção, não agregação, de Freguesias (estou a tentar saber as diferenças entre juntar e agregar).
O PS já apresentou o seu projecto: Juntar as 3 freguesias urbanas numa só e manter todas as rurais.
O PSD só de boca se conhece o seu projecto, que é juntar para obter escala e foi apresentado pelos Vereadores na Cãmara.
O projecto do PS, bom ou mau é uma proposta.
O projecto do PSD não é nada porque não indica qual a escala que vai utilizar, pelo que por exclusão segue o projecto de Miguel Relvas que é mau.
O BE propõe um referendo sem especificar
Do CDS e PCP não sei se a nível da Guarda já apresentaram algum projecto.
O que eu sei é que desta maneira as populações ficarão sempre a perder, porque:
Se seguem o projecto do PS, este não vai ser aceite e a “Assembleia da República” decidirá de acordo com as indicações do Miguel Relvas e o Gaspar corta-lhe 15% das transferências.
Se seguem directamente as indicações do Miguel Relvas a “reorganização administrativa” fica mais uma manta de retalhos e não serve as populações.
Restaria fazer um trabalho de base sem ligar ao Miguel Relvas, com as populações, que pode ser através das Juntas de Freguesia, e ter em conta as ligações tradicionais, as afinidades, os meios de transporte, as acessibilidades, as festas, em suma, o que une as populações e não o que os divide. Se não for assim as feridas demorarão a cicatrizar. As velhas rivalidades podem voltar.
E caguem na escala, estamos a falar de pessoas e não de uma central de compras.

Sem comentários:

Enviar um comentário