quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Toponímia - 1

Jornal interior – 12 de Fevereiro 2009
“Praça Velha continua sem placas”
“Os turistas que vêm à Guarda sabem que estão na Praça Velha unicamente por causa da Sé, já que a praça há muito que não tem placas toponímicas”
Ora o “Interior” informa mal, porque se as placas estivessem colocadas, o que os turistas saberiam é que estavam na Praça Luís de Camões e não Praça Velha.
E ficariam assim ainda mais baralhados, não percebendo que uma Praça a que chamam Velha, tenha uma estátua de D. Sancho e também a Sé e se chame Luís de Camões.

E a propósito: Existirá na Câmara Municipal da Guarda uma “Comissão de Toponímia” em actividade?
Se existe deveria começar a rever nomes de ruas, largos, praças, etc., que no passado recente foram atribuídos a meu ver sem dignificar os homenageados.

Hoje, trago aqui dois casos: Largo Francisco Salgado Zenha e Rua José Afonso.

O Largo Francisco Salgado Zenha está integrado no Largo General Humberto Delgado e presumo que seja constituído por um parque de estacionamento, pela sede do Núcleo da Liga dos Combatentes e pela Direcção Geral de Finanças. O Arquivo Distrital e a Guarda Nacional República estão no Largo General Humberto Delgado.

A Rua José Afonso é um atentado à memória do poeta / cantor. Situada entre o Banco Espírito Santo e a Caixa Geral de Depósitos.
Na rua existem três portas: Duas são as portas das garagens dos bancos e a terceira dará acesso a uma moradia (4A) mas que pertence à Rua Francisco dos Prazeres.

A falta de dignidade é evidente. Aqui será fácil de resolver, pois no primeiro caso o largo é todo General Humberto Delgado e no segundo chamar-se Travessa do Banco de Portugal.
Ruas não faltarão para dar o nome a estas duas figuras maiores da democracia portuguesa.

2 comentários:

  1. Très bien !!!
    Voir photrom.fr
    Laisser un commentaire

    ResponderEliminar
  2. Esta comissão de toponímia a que preside o senhor Dr. Virgilio Bento é de facto uma maravilha. recentemente foram colocadas placas partidas, agumas só estão num dos lados da rua, não se sabendo, assim, onde acaba ou começa a artéria. por outro lado colocam-se placas em simples caminhos públicas, sem manutenção, em terra batida e atribui-se-lhe o nome de TRAVESSA.........sem mais comentários. é irem ver a freguesia de S. Miguel e confirmar o que aqui foi dito.

    ResponderEliminar