quarta-feira, 12 de abril de 2023

Floreiras da Praça Velha

A degradação da Praça Velha segue o seu caminho, não havendo projectos nem planos conhecidos.
Até as floreiras que foram repescadas nos arquivos municipais estão a degradar-se rapidamente, a condizer com a Praça.
De imediato podem:
1 - Comprar umas latas de tinta e adjudicar a mão de obra, n´~ao falta quem queira pintar
2 – Pedir aos autores de “Arte Urbana” da Guarda para dar um ar primaveril às floreiras
3 – Aproveitar a “Onda verga” e revestir as floreiras com aquele material, é mais caro, mas é inovador

10 comentários:

  1. A praça está lindíssima. Foi necessário festejar a Páscoa para se proceder a limpeza e recuperar as casas degradadas. Agora faço votos para que mantenham a limpeza. Deviam proibir o trânsito a peões para não cuspirem no chão.

    ResponderEliminar
  2. Não há sustentabilidade em nada nesta cidade. De pouco servem as conferências e os gurus que nada se aprende.

    ResponderEliminar
  3. Por momentos pensei que já lá estivesse a verga. Que susto.

    ResponderEliminar
  4. Para preservar em primeiro lugar tem que existir civismo por parte de todos e não vandalismo. Também existem pessoas ou entidades que durante a noite colam cartazes e panfletos em tudo quanto é sitio, eu sei que querem visibilidade, ma dá mau aspeto à cidade, existem locais próprios para colocar tal publicidade. Se as autoridades competentes aplicarem coimas talvez essa mentalidade mude.

    ResponderEliminar
  5. Última reunião de câmara disponível: 13 de março. A tomar conhecimento por uma conta de Facebook amiga, das várias posições do vereador do PSD. Sérgio Costa brinca com a Guarda sempre que abre a boca. A política da meia verdade nos transportes, na vertente financeira, no antigo SMAS, até na carta educativa. Tudo uma trapalhada pegada!

    ResponderEliminar
  6. Citar José Mário Branco não é permitido neste blog?

    ResponderEliminar
  7. Vai ser muito lindo a cerimónia do 25 de Abril. Entregar uma medalha grau oiro? a um autarca já condenado pela justiça (Abílio Curto) e a outro prestes a ir ao castigo da condenação pelo que fez em Gouveia e a sentença é lida este dia 28 para o bem e para o mal (Álvaro Amaro) .
    Vê-se bem a falta de planeamento e a tonteria reinante na estratégia (ou falta dela) do Município. É tudo por Deus. O que importa é agradar a gregos e a troianos e ficar bem na fotografia. Mas qual é a verdadeira fotografia que fica? A da falta de noção e decoro. Aqui vale tudo e ninguém se revolta contra esta perversão dos valores que devem presidir à política e à causa pública. A Câmara da Guarda está transformada no Circo Chen, mas os eleitores parecem gostar da metamorfose. Não bloqueie sff V. Exa. este desabafo é uma constatação de factos públicos e amplamente badalados e não ofende ninguém. Pode apenas criar azia de um lado e algum nervosismo do outro.

    P. S. Ao PS:Lanço o desafio aos autarcas do PS e daqui lhes levem a mensagem : tenham coragem e rejeitem. Isso sim seria de valor. Não deixem que se faça política à vossa custa. Não sejam como Jean Paul Sartre na URSS - "idiotas úteis".

    ResponderEliminar
  8. 1106
    É permitido desde que coloque entre aspas o que é de José Mário Branco e sem aspas o que é seu.
    É o normal.
    O seu a seu dono.
    A Oliveira

    ResponderEliminar
  9. Meus amigos, então não será a degradação também cultura? Não será uma alusão ao envelhecimento que nos toca a todos?
    Porque que é que acham que se chama de Praça Velha e não de Praça Nova?

    Não é isto fazer cultura? Dar aos espaços a roupagem natural dos acontecimentos? Isto é vida, meus amigos.

    Nós temos um plano para o centro de histórico que passa pela valorização do Cacá, mas, antes, teremos de ouvir a população e é por isso, meus amigos guardenses, que iremos percorrer as freguesias todas para recolher sugestões. Porque ninguém melhor que os nossos idosos para nos dizer como deverá ser a Guarda daqui a 20 anos, porque eles sabem o que é a Guarda e faremos uma cidade de acordo com os seus ideais, para honrar o passado e a tradição.

    Somos Destino Gastronómico, um título nunca antes alcançado que nos deve honrar a todos. Não é isto fazer cultura? Já podem vir os turistas procurar o vinho com o rótulo certificado. E para quem pensa que só temos vinho, engana-se e, pasmem-se, encontram também a chouriça, a bola parda, as compotas variadas, o queijo da serra que eu irei sugerir que se passe a chamar de queijo da Guarda. Somos um cabaz de verga e não nos vergamos.

    O Cacá tem que ser valorizado e, no dia 25 de Abril, iremos galardoá-lo, independentemente do seu partido político.

    ResponderEliminar
  10. São floreiras ou latrinas? Até já vi uma mulher sentar-se e fazer o que bem sabemos. O número 2... Isto é real. Duvidam? Estejam atentos. Estas "floreiras" não são flores que se cheire.

    ResponderEliminar