domingo, 16 de janeiro de 2022

Três meses de Presidência

Passaram 3 meses sobre a tomada de posse do minoritário Executivo Autárquico, na Câmara da Guarda. E o que temos por agora?
O mais importante: Conseguiu fazer aprovar o orçamento. Não poderei falar dele porque não o conheço. Os documentos da Câmara e da Assembleia Municipal continuam indisponíveis para os Munícipes e era altura, porque também se fala em transparência, de serem tornarem públicos em tempo útil.
 E depois temos declarações mais ou menos avulsas do Presidente da Câmara e reproduzidas na Comunicação social.
Vejamos algumas:
1 - “Há muito trabalho a fazer, porque encontrou um município sem projetos para o futuro”. Como assim? Oito anos no executivo e não deixaram nada?
2 – “Um dos primeiros focos para este novo ano é a habitação social”. Como assim? Não foi o primeiro objectivo há oito anos?
3 – “Assim como a execução da pedovia e da ciclovia na cidade»? É por causa dos fundos ou do desenvolvimento?
4 – “Na educação, o objetivo é projetar e iniciar as obras na escola de Santa Clara e em todas as escolas do primeiro ciclo ainda em funcionamento”. Então e a Carta Educativa vai ser cumprida?
5 – “Quer regulamentar o programa de apoio à reabilitação do centro histórico da cidade e das freguesias”. Então isto já não tinha um regulamento? E o que vai regulamentar?
6 – “Quer avançar com a requalificação dos parques infantis da cidade, um plano para quatro anos, em que investimos cerca de 150 mil euros por ano”. Esta não tem ponta para se lhe pegue.
7 – “Outro objetivo é iniciar o projeto do novo Parque Urbano do Cabroeiro, onde também será feita a Variante dos F’s, assim como o Parque Urbano de São Francisco, onde será projetado o novo recinto da feira”. Já saberá quanto custa pagar aos proprietários e onde vai arranjar o dinheiro? E é para ser feito em quantos anos?
8 – “Pretende igualmente projetar a nova cidade desportiva e os campos sintéticos de Casal de Cinza e Gonçalo, bem como os pavilhões desportivos do Porto da Carne e de Gonçalo”. Quantos anos? Com que dinheiro?
9 – “Temos de dar início ao grande projeto do parque biológico da Quinta da Maúnça”. E o que será isto? E os outros, muitos projectos, que para lá se fizeram, são abandonados? E aquela feira de gado?
10 – “O acesso ao maciço central da Serra da Estrela”. Pronto, está bem. Sempre é bom falar-se nesta estrada, para não cair no esquecimento. Falaremos daqui a 4 anos.
11 – “Não esquece os Passadiços do Mondego, que espera ver concluídos durante o próximo ano”. Como não sei quando foram proferidas estas afirmações, não sei se o próximo ano é 2022 ou 2023. E concluídos é com tudo ou em parte?
12 – “O presidente da câmara defende uma regionalização diferente daquela que foi proposta em referendo. Entende que a divisão administrativa do país deve passar por “5 regiões plano”, Norte, Centro, Alentejo, Lisboa e Vale do Tejo e Algarve.
13 – “O Presidente da câmara da Guarda referiu que foi dado um passo importante para a afirmação do porto seco no concelho e na região”
14 - O Presidente da câmara da Guarda, defende que a atual lei eleitoral deve ser alvo de um amplo debate, os cidadãos devem sentir-se representados na assembleia da república. Acho bem. Mas também suponho que deveria pronunciar-se sobre a CIMBSE a sua falta de protagonismo e as guerras internas as que a minam e a sede que não dinamiza nada. E sobre eleições também poderia referir-se às autárquicas e propor na ANM, alterar a lei para acabar com duas eleições para a Câmara e para a Assembleia, ficando apenas a da Assembleia.

8 comentários:

  1. Basicamente alguma coisa de positiva nos dois últimos mandatos deve-se ao atual presidente, o resto é culpa dos outros sobretudo do anterior presidente.
    Na atualidade suspende-se o que estava em curso por estar mal, vai-se elaborar novo plano para o Cabroeiro certamente mais favorável a determinados interesses, o mesmo com o PDM.
    Não há pressas em lançar obras porque agora não pode haver dinheiro, nos dois últimos anos do mandato as obras ainda vem a tempo!
    Certamente, haverá nova requalificação da rua do comercio,não há duas sem três, a pessoa é a mesma.
    Terá de se encontrar mais umas rotundas para "alindar".
    Inaugurar as obras que ex lançou, mas agora não, não vá o povo pensar que foram os outros que fizeram.
    A ver se a pandemia se vai pois são necessárias umas festarolas para alegrar a malta.
    Assim se fará um grande mandato.

    ResponderEliminar
  2. Para quando a CIMBSE compre a legislação que está publicada na sua página?
    https://cimbse.pt/areas-de-intervencao/mobilidade-e-transportes/part-programa-de-apoio-a-reducao-tarifaria/

    ResponderEliminar
  3. Subcrevo tudo o que diz!
    Só não percebo o que esta lá a fazer o vereador do PS? Ha muitos anos que não havia uma AM tão fraca....

    ResponderEliminar
  4. Sérgio Costa olha para uma pomba e vê a bondade da paz. Já por um outro lado se olhar pelo buraco da fechadura vê a Guarda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fui eu que fiz o cometário acima. Com isto queria provar que o DDB (dono deste blog) não se importa de publicar parvoíces sem nexo mas opiniões sobre os candidatos do PS e PSD ás legislativas, sem insinuações que não sejam de ordem política, sem brejeirices (como ás vezes aqui leio) nem sequer difamações levam com o lápis azul. Está provado!

      Eliminar
    2. 1511
      Estou-me nas tintas se foi ou não quem fez o comentário. O que não publico são opiniões que se escodem no anonimato para dizerem o que lhes apetece sem respeitarem ninguém.
      A Oliveira

      Eliminar
  5. Em relação aos comentários anteriores, na verdade só vem aqui quem quer, quem não se sente confortável, paciência.
    Na substância, neste momento existe na Assembleia uma enorme maioria constituída por PG, PS, 42 Presidentes de Junta e metade do PSD, porque será?
    Certamente habilidade política do Presidente, convergência de interesses, comprometimentos em relação ao futuro, interesses ocultos ou receio?
    Quando soubermos quem pagou a eficiente campanha teremos as respostas.
    Parabéns a quem ganhou, no entanto começa a ser tempo dos derrotados, PS e PSD reflectirem sobre as causas de tudo isto e definirem estratégias para o futuro.
    Atendendo aos 4 mil e tal votos que o PS teve será uma tarefa difícil, quanto ao PSD, apesar da pouca diferença no número de votos, terão o problema dos atuais Presidentes de Junta eleitos nas suas listas, naturalmente transitarem para o lado do poder, sendo certo que alguns já nesta eleição terão enganado o partido.
    Soluções a quatro anos:
    PS, não estar no Governo e avançar Ana Godinho;
    PSD, união em torno de João Prata.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi interessante demais ouvir hoje na rádio F a opinião do presidente da Assembleia Municipal da Guarda criticando abertamente a atitude do recém eleito presidente da Junta de freguesia da Guarda pea atitude que teve em aceitar ser candidato dois meses depois à Assembleia da República, sublinhando que, uma vez eleito, vai ser difícil fazer um bom trabalho em qualquer um dos sítios bem como frisando a dúvida de que interesses vai defender, os da república ou os da Guarda quando estes forem incompatíveis. Espero que alguém do ps alerte o candidato Monteirinho para isto antes do debate que terão na rádio F brevemente porque é sabido que João Prata vai pegar no assunto da ULS até à náusea para não deixar o candidato do ps respirar.Eu e muita gente achamos que é lamentável que João Prata assuma o papel de candidato quando há dois meses foi eleito para outro cargo político.

      Eliminar