quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

Legislativas 2022 – Deputados Regionais

E na apresentação de candidatos a Deputados à Assembleia da República, voltamos à velhíssima guerra: O deputado é daqui ou de ali?
E gastamos tempo com esta guerrinha que não acrescenta nada ao debate, até porque, é só analisar as intervenções dos Deputados ditos de cá e que são exactamente iguais às intervenções dos Deputados ditos de lá. Não esquecer que a disciplina de voto assim obriga.
E se há dúvidas da importância dos Deputados regionais, aqui deixo o que foi proposto pelos candidatos de um partido que quer governar:
1 – Vão defender a construção da 2ª fase do hospital
2 – Vão reivindicar obras de requalificação para os centros de saúde
3 – Vão lutar pela fixação de médicos
4 – Vão lutar para reduzir do valor das portagens
5 – Vão lutar pelo cumprimento das promessas feitas à população de Vilar Formoso
6 – Vão luutar pela concretização da linha férrea Pocinho/Barca de Alva/Salamanca
7 – Vão concretizar o Porto Seco
E quem não subscreve tudo isto?
Eu defendo, tu defendes, ele defende, nós defendemos, vós defendeis, eles talvez mudem de ideias.
Para isto não são precisos deputados regionais, é mais importante ter voz junto do poder central e isso é que tem faltado aos Deputados Regionais da Guarda.

1 comentário:

  1. Na verdade é absolutamente necessário alterar o sistema eleitoral, a Guarda elege 3 deputados, o partido que ganha elege dois e o outro elege 1, é em função disto que o poder central olha para o Distrito.
    As eleições decidem- se nos grandes círculos eleitorais, este sistema eleitoral fomenta a desertificação do interior e o amontoar de pessoas no litoral.
    O atual sistema favorece os grandes partidos, assim nunca haverá alteração ao sistema não sendo criados os círculos uninominais numa clara desresponsabilização dos deputados eleitos.
    Em qualquer caso, não será despicienda a origem ou residência do candidato, é diferente representar a nossa terra ou vir aqui defender interesses de um diretório nacional.
    Já agora, apesar de tudo, sempre daria nota positiva aos dois deputados de Gouveia, um porque conseguiu a redução do custo das portagens e o outro pelo trabalho de influência em várias decisões de interesse para Instituições do Distrito.

    ResponderEliminar