sexta-feira, 29 de março de 2019

Tratado das Relíquias


Tratado das Relíquias - Crónica de Álvaro Domingues.
Jornal Público. 24 de Março de 2019
Um motivo adicional da crónica é a bela fotografia que a acompanha. A “Rotunda dos Têxteis”, no nó de Maçainhas, foi a elegida
A fotografia que apresento não é a que acompanha a crónica, é apenas parecida.
Aqui fica um excerto:
 “Coloquem-se então as relíquias profanas em arcas cristalinas expostas nos lugares públicos para que o povo organize procissões motorizadas em infinitos giratórios, à volta, à volta, incessantemente, 2π r num perímetro perfeito de roda da fortuna em sentido único. Se Calvino aparecer, que circule e que deixe a cada um as suas crenças e rodopios. Se lhe der para a mística, alguém que lhe explique o tratado do interaccionismo simbólico, o papel da partilha de significantes e significados na organização da sociedade e nas suas representações colectivas”.
“Como as cidades se dissolveram em territorialidades difusas, é necessário colocar os relicários nos lugares certos; naqueles, como nas antigas praças, por onde circula mais gente. Os fiéis atormentados e os iconoclastas devem dar tantas voltas quanto a duração das ladainhas que constantemente vociferam em surdina”.
Ler a crónica completa em:

Sem comentários:

Enviar um comentário