segunda-feira, 5 de junho de 2017

SIAC 2017 – 1 – A abertura

Começou o SIAC – Simpósio Internacional de Arte Contemporânea da Guarda
Além das muitas actividades programadas, temos mais de mil metros de passadeira,  com a cor magenta” e que nos leva desde o Museu até ao multibanco, passando pela Praça Velha, Torre de Menagem, Biblioteca entre outros locais.
Não começou bem, mas a culpa não foi da organização. Foi dos faltosos. Faltou o homenageado João Cutileiro por falta de saúde e o Ministro da Cultura por falta de agenda.
A vida continua e lá vamos andando. Este ano ainda ninguém se atreveu a avançar com o orçamento da festa.

10 comentários:

  1. Quem passa pela Praça Velha pode verificar que é só areia para os olhos, e pulmões, dos guardenses e visitantes.
    Os actos culturais desta autarquia lembram-me sempre aquela história, passada num museu do país Basco: Uma auxiliar de limpeza recebe uma chamada urgente, deixa o carro com os apetrechos no meio da sala e parte apressada.
    Dez minutos depois do museu abrir havia mais de 20 " eruditos", à volta do carro, a apreciar aquela arte moderna.
    Estaria por lá algum dos "eruditos" da Guarda?

    ResponderEliminar
  2. Podia ter vindo a Directora Regional da Cultura do Centro, Dr.ª Celeste Amaro e fazer um discurso como este...

    https://www.youtube.com/watch?v=mqiSike29wc&t=156s

    ResponderEliminar
  3. Nas fotos aparecem sempre pessoas a comer ou o director a discursar. O assessor é quase tão bom como o chefe na promoção pessoal.

    ResponderEliminar
  4. O Cutileiro veio mostrar os desenhos que já tinha mostrado no tmg há anos. O Amaro não sabia e ninguém lhe terá dito. O filho do Pomar, idem. E vários outros que aí vêem. Alguns que se anunciam nem terão sido contactos. Alguem devia investigar isto, programas, contas, marketing, equipas.

    ResponderEliminar
  5. Dizem por aí que foram afastados da organização a futura vereador e o que dirige a biblioteca. Pudera...O Sebastião, como o chamam, controla tudo e tem as costas quentes. O ps devia pedir o orçamento e informar-se de tudo o que diz respeito a esta iniciativa. Os artistas até metem pena, nalguns casos, até metem pena pois parece que desde que se lhe pague os jantares já ficam satisfeitos.

    ResponderEliminar
  6. Quanto custa a alcatifa? Vergonha! Não há falta de dinheiro!

    ResponderEliminar
  7. Afinal o que é que tem de contemporânea esta "arte" do siac? Desde a foleirice da alcatifa às cadeiras ja tão vistas nas paredes onde está a contemporaneidade? Ah já sei, nos esboços de mulheres do cutileiro, mal feitos! O Cutileiro é escultor que há anos se plagia a si mesmo mas o siac não exibe uma única peça de escultura. Na Câmara ninguém repara que o rei (ou cortesão)vai nu?

    ResponderEliminar
  8. Só quem tem andado a dormir é que ainda não percebeu que tudo isto é um one show men e que tudo é e será feito de acordo com a vontade de 1 pessoa, só mesmo os ingenuos é que acham que se está a melhorar o futuro da guarda.
    Toda a gente tem sido sistematicamente cegada com festas e festarolas, e depois temos os ceguinhos que acham que podem beneficiar disto e ainda aproveitar e para discordar fora das horas de expediente e ao fim de semana para tentarem fazer o mesmo mais tarde. Acho que estará na altura dos guardenses acordarem e decidirem bem o que querem para o futuro da guarda.

    ResponderEliminar
  9. Só espero que nunca mais te repita, o pó e ruído afasta as pessoas do centro.

    ResponderEliminar
  10. Faltaram tantos que até faltou o parecer da Direção Regional de Cultura do Centro sobre as instalações pregadas e aparafusadas na fachada centenária do Paço da Cultura e do Museu da Guarda.

    ResponderEliminar