sábado, 18 de fevereiro de 2017

Índice de transparência Municipal

Quem frequentemente visita as páginas oficiais dos municípios em busca de informações íteis, depara-se com um panóplia de propaganda das realizações e lá num cantinho de difícil acesso e ao fim de várias tentativas talvez consigamos as informações que procuramos.
Não é de estranhar por isso que a entidade que realiza o “Índice de Transparência Municipal” tenha as mesmas dificuldades que os munícipes e classifiquem isso como opacidade.
De estranhar é a posição da ANM - Associação Nacional de Municípios que em vez de ver neste índice um elemento de trabalho para melhorar a informação, aproveite para denegrir e pôr em causa a entidade e o próprio índice.
Algumas belas tiradas da Associação Nacional de Municípios
 O "alegado índice de transparência municipal" não tem credibilidade”
Foram "detetadas situações de incongruência" e "erros grosseiros" pelo que se entende que não tem credibilidade”.
Não aceitam que uma "entidade privada venha atribuir um índice, a estabelecer um ranking, sem ter uma base idónea" e "fundamentada".
O nível de transparência "não se pode basear apenas na pesquisa dos `sites` dos municípios, nem se pode daí inferir o que quer que seja sobre transparência”
Trata-se de "uma situação indesejada e repetitiva e exorta-se os seus autores a explicarem devidamente os critérios [adotados] e o trabalho feito, com idoneidade, para ser transparente".
Nota 1 – Felizmente que há muitos Presidentes de Câmara que não perfilham as declarações da ANM e utilizam o índice para progredirem
Nota 2 – Todas as Câmaras são convidadas a pronunciarem-se sobre os itens do índice antes da sua divulgação pública, e os “ menos transparentes” não se dignam responder e depois são os primeiros a queixarem-se.
A listagem completa dos 14 concelhos do distrito da Guarda:
12º – Aguiar da Beira, 88º – Sabugal, 213º – Seia, 215º – Gouveia, 223º – Almeida, 225º – Pinhel, 231º – Foz Coa, 235º – Manteigas, 252º – Guarda, 254º – Trancoso, 274º – Celorico da Beira, 276º – Mêda 291º – Figueira de Castelo Rodrigo, 305º – Fornos de Algodres

3 comentários:

  1. Muito mau, isto só tem a ver com uma coisa, falta de massa crítica nos concelhos da Guarda. Ficaram os oportunistas que dominam, daí a falta de transparência, por ninguém questionar, como faz aqui o Sr. Oliveira.

    ResponderEliminar
  2. A autarquia da Guarda que, no ano passado ficou na posição 291º e neste ano na 254º, nunca usou o contraditório. No entanto, o estudo é feito por pessoas idóneas da Universidade do Minho e de Aveiro! E os parâmetros e critérios são iguais para todos.Enfim, seja para azeite, como popularmente se diz.

    ResponderEliminar
  3. Falando em transparencia, alguém me sabe dizer como é que foi garantida a passagem dos funcionários municipais da antiga empresa municipal TMG para os quadros da autarquia?
    Que concursos publicos externos? Qual a transparência desses concursos? Antes deles se realizarem já sabiam que iam para lá?

    ResponderEliminar