domingo, 26 de fevereiro de 2017

Museu de Évora passa a "museu nacional" e ganha novo nome

Foto: Museu de Évora
“O Museu de Évora vai tornar-se o primeiro Museu Nacional a sul do rio Tejo, e ostentará uma outra denominação, disse hoje à agência Lusa fonte do gabinete do ministro da Cultura”.
Segundo a mesma fonte, "a decisão está tomada", falta o parecer do Conselho Nacional de Cultura, que todavia "não é vinculativo".
“A mesma fonte não adiantou qualquer data para a alteração de estatuto, nem o futuro nome do museu, instalado no antigo Paço Episcopal, junto à Sé, no centro histórico da capital alto-alentejana, frente ao templo romano”.
“Com esta classificação a eventual transferência da gestão do Museu da administração central para a câmara municipal, fica totalmente posta de parte, apesar de ser um processo paralelo”.
“A eventual transferência da gestão do Museu de Évora da administração central para a câmara municipal não era vista com bons olhos pelo presidente da autarquia e pela associação de defesa do património”.
Enquanto uns se batem para terem um “Museu Nacional” cá por estas bandas lutou-se para transformar um “Museu Nacional” em “Museu Municipal”.

1 comentário:

  1. Nunca foram tornados públicos os termos do acordo entre o Secretário de Estado da Cultura do governo PSD e a Câmara da Guarda, presidida pelo militante do PSD, Álvaro Amaro. Merecíamos essa divulgação integral. Uma coisa é para mim certa: houve uma despromoção do nosso museu e perdemos em toda a linha.Deveria existir uma vontade política do actual Governo para reverter esta situação.Deixaríamos de ter um dirigismo cultural municipal, aberto ou oculto, de um certo gosto discutível e, por vezes, até muito mau.Uns trabalharam pela sua elevação, como nacional, sendo palco de grandes exposições; outros reduziram-no à insignificância e parolice "festivaleira".Lamento.

    ResponderEliminar