domingo, 12 de fevereiro de 2017

Convite: Habitação - reabilitar para arrendar

O Presidente da Câmara convida para a apresentação pública do programa “Reabilitar para Arrendar – Habitação Acessível”, com o Presidente do Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana. Dia 14 de fevereiro de 2017 às 17:00h, na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço.
O que é isto de “Reabilitar para Arrendar – Habitação Acessível”?
 Tem como objetivo o financiamento de reabilitação de edifícios com idade igual ou superior a 30 anos, que após reabilitação deverão destinar-se predominantemente a fins de arrendamento em regime de renda condicionada.
Tem uma dotação de 50 milhões de euros, apoiado pelo Banco Europeu de Investimento e do Banco de Desenvolvimento do Conselho da Europa.
Podem candidatar-se a este programa pessoas singulares ou coletivas, de natureza privada ou pública, que sejam proprietárias de edifícios, ou parte de edifícios a reabilitar, ou que demonstrem serem titulares de direitos e poderes sobre os mesmos que lhes permitam onerá-los e agir como donos de obra no âmbito de contratos de empreitada. Muito importante: As heranças indivisas estão excluídas do acesso ao programa
Como é realizado o financiamento? O empréstimo pode ascender a 90% do custo da operação. Tem uma maturidade até 15 anos. A taxa de juro é fixa, durante todo o período de amortização, cujo valor neste momento é de 2,9%. Há 6 meses de carência de capital após o termo das obras. Pode haver um adiantamento até 20% do valor do empréstimo.
A única garantia é prestada através de hipoteca sobre o edifício. O custo das obras por metro quadrado não deve exceder os 700 €

6 comentários:

  1. a dotação financeira para este programa é muito pequena. Basta fazer contas e verificar que se trata de mais uma propaganda.

    ResponderEliminar
  2. Caro 1719
    Reabilitar para aí 2 mil casas para alugar, pode não ser muito, é alguma coisa. Vai ver que a dotação não vai ser toda utilizada.
    A Oliveira

    ResponderEliminar
  3. isso é uma ajuda de 3500 euros por casa, só se for a casa do portugal dos pequeninos...

    ResponderEliminar
  4. Caro 2233
    Algum de nós errou as contas.
    A Oliveira

    ResponderEliminar
  5. o que nao sabe dividir 70 milhoes por 2000 casas

    ResponderEliminar
  6. Como este autarca está fora da realidade, onde estão as pessoas para arrendar, onde tem trabalho para poderem pagar a renda. Deve criar condições para as empresas e pessoas se fixaram e não endividar a camara em festas e festinhas que só levou ao aumentos de taxas, impostos e serviços e ao afastamento dos egitanienses.

    ResponderEliminar