quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Um Museu na Guarda

Há umas coisas engraçadas a acontecer no Museu, o único, da Guarda
1 - Passou de Museu Nacional, para Museu do Centro e deste para Museu Municipal e com muito mais rapidez passou para Museu Regional, sem se saber qual a região que vai representar. Representará o Distrito, representará a Comunidade Intermunicipal com sede na Guarda, ou representará a região do Concelho da Guarda?
2 – A Câmara da Guarda nomeou um Director para o Museu Municipal já Regional. Nada de especial se no organigrama da Câmara constasse um Director para um Museu e se houvesse a categoria de Director. Parece que nada disto existe, nem lugar nem director. Precisa confirmação.
3 – Não foi divulgado, se foi eleita no passado dia 11, a nova Direcção dos Amigos do Museu. Se foi eleita, poderemos ter uma Direcção com elementos que não são sócios, eleitos por elementos que também não constavam da lista de eleitores. Parece que a eleição passou a ser um tema secreto na Guarda.
Última hora – Não houve eleições. Os proponentes da lista candidata, que tinha candidatos, não sócios, e a lista de proposta dos novos sócios que faziam parte da lista, foi retirada, não pelo Presidente da Assembleia, mas pelos proponentes da lista e dos sócios. O Presidente da Assembleia, e talvez a Assembleia, nomearam J. M. Mota Romana para tentar constituir uma Comissão Administrativa, não se sabendo qual a posição deste, visto que não estava presente na Assembleia.

4 - Se é para bem da cultura ainda vá lá, se não, Pimba. 

4 comentários:

  1. O presidente Amaro teve que ir buscar um iluminado ao Fundão para dirigir ao museu. Mais uma vez ele desvaloriza os técnicos que tem na autarquia e na Guarda porque estou convencido que o presidente nunca gostou da cidade nem de quem cá trabalha. Ninguém sabe porque foi buscar o doutor Rosa. Dizem que é ele que tratará do quarteirão das artes, até o nome é copiado. A Guarda na opinião do presidente não tem um técnico tão competente nas artes e cultura como o doutor Rosa. Ou terá mas é um assunto tabu?

    ResponderEliminar
  2. Excelentes tópicos para bem redigir uma notícia jornalística. Faculte-os, por favor, a um jornal,cá da terra, para aprenderem um pouco, como se elabora uma notícia, se investiga e demanda um certa "verdade." Ainda há tempo para dar a mão e corrigir.
    Todas estas questões, aqui esboçadas e outras mais, completariam a narrativa.

    ResponderEliminar
  3. A cidade aguarda com enlevo o mandato directivo do distinto José Manuel Romana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo 0900
      A Guarda não aguarda com elevo um novo mandato de José Manuel Mota da Romana.
      Quando foi chamado a presidir aos destinos dos “Amigos do Museu” José Manuel Mota da Romana desempenhou o seu papel devidamente e com dinamismo. Os que lhe seguiram é que foram estragando e abandonaram o cargo.
      Foi eleito sem recurso a golpismos baixos, e não foi pelo poder.
      As listas entradas e saídas e retiradas e depois nem os “Sócios Novos” aparecerem na votação ´´e que não se compreende.
      Foi mais fácil passar responsabilidades para quem não estava na Assembleia.
      E caro anónimo 0900, se José Manuel Mota da Romana aceitar o cargo de presidir à Comissão Administrativa, desempenhará o cargo com competência e honestidade.
      A Oliveira

      Eliminar