domingo, 28 de fevereiro de 2016

Aeroportos na Beira Interior

Aeroporto de Seia e Aeroporto da Covilhã com Cubo
Os aeroportos sempre povoaram os sonhos dos nossos governantes, eram/são fonte de desenvolvimento e criação de postos de trabalho. E quando passam para o terreno, o sonho transforma-se num pesadelo.
Na Beira Interior voltou o sonho de mais um aeroporto, pelas cabeças dos Presidentes de Câmara do Fundão e da Covilhã, secundados pelos restantes presidentes da CIMBSE que tencionam incluir o projecto de novo Aeroporto da Covilhã nos fundos comunitários Portugal 2020.
Lembremos que o aeroporto da Covilhã foi dado à TMN para lá instalar os “Cubos da Nuvem” tecnológica e por isso destruído.
A Beira Interior sempre sonhou com muitos aeroportos/aeródromos:
Castelo Branco tem um Aeroporto.
Seia tem um Aeroporto.
Seria mais um, ou mais uns quantos?
Em tempos os Autarcas de Pinhel e Almeida queriam um Aeroporto no Alto de Leomil, onde outrora, em tempos de guerra, funcionou uma pista de terra.
Um investidor ali junto a Gonçalo, também queria um Aeroporto para dar apoio ao golfe.
Mais a sul, nas Termas de Águas Rádium bem perto de Sortelha, um outro investidor também queria construir um Aeroporto para apoio às Termas e ao Golfe.
Podemos dizer que não é por falta de projectos Aeroportuários que a Beira Interior morre. Vai morrer porque não se conseguem projectos que empreguem pessoas em quantidade e qualidade suficiente para prender as pessoas à sua terra e que esses sim utilizariam os futuros aeroportos.
Não desanimemos, Guardenses, vamos ter a grande plataforma ferro/rodoviária TGVM (Alta velocidade de mercadorias), que passarão por aqui como um foguete, nem sequer se abastecendo de água como antigamente.

1 comentário:

  1. E abrir-se-á uma janela de oportunidade para que os grandes empreendedores venham tecnoformar os tais técnicos de aeroporto, criando uma fileira que passará pela restauração: pastagens de Relvas com Coelhos em cozinha gourmet.

    ResponderEliminar