segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Solar Visconde de S. Pedro do Sul


Em 8 de Janeiro de 2012 coloquei neste Blogue fotografias do Palácio do Visconde de S. Pedro do Sul
Em 19 de Março de 2012 recebi o comentário seguinte:
Gostaria de saber mais alguma coisa sobre esta família, pois tive em Braga durante 40 anos alugada a entrada da cavalariça da casa do passadiço que era destes viscondes tendo a entrada o mesmo desenho destas janelas, muito obrigada Isabel Lopes
Em 19 de Março respondi:
Neste momento não posso dar informações sobre o Visconde de S. Pedro do Sul, vou tentar obter informações sobre eles e sobre o solar.
Em 28 de Agosto de 2012, recebi o comentário de um herdeiro do Visconde de S. Pedro do Sul:
Vivam
Sou familiar dos viscondes de São pedro do Sul.
Que informação necessita?
Pedi algumas informações e recebi o seguinte:
“Pedi ajuda ao meu pai para esclarecer. O primeiro dono era meu trisavô”.
“Pensamos que a casa que aparece na fotografia, era da família do 1º Visconde de S, Pedro do Sul, Francisco de Melo Sousa da Cunha e Abreu, filho de José Xavier Sousa e Melo e de D. Tomásia Guilhermina Duarte da Fonseca Lobo de Sous”.
“Este era casado com D. Ana Augusta da Cunha Pignatelli de Tavares Osório. Tiveram várias filhas.
Viviam na Guarda, onde o Visconde estava integrado na vida política, e em S. Pedro do Sul, onde tinham igualmente residências”.
“A filha mais velha, D. Maria da Glória da Cunha Pignatelli de Melo, Segunda Viscondessa de S. Pedro do Sul , casou com António Cardoso Moniz, filho de José Cardoso Coelho de Morais Pessoa e de D. Gertrudes Ermelinda Leite da Fonseca Moniz, Barões de Palme”.
“A casa da Guarda foi vendida no tempo da Segunda Viscondessa de S. Pedro do Su”.
“Esteve lá durante muito tempo o Grémio da Lavoura. Depois do 25 de Abril e com a mudança do Grémio da Lavoura para outro local, esteve ocupada  por um escritório de advogados”.
“Uma outra casa existe em Braga, casa do Passadiço, que pertencia a D. José de Dion, que casou com uma senhora de Braga, mas que não tinha filhos e deixou a casa aos dois sobrinhos”.
“Um deles era D. Maria Teresa Moreno de Dion, casada com Francisco de Mello Moniz, Visconde de S. Pedro do Su”. 
Espero ter sido útil,
António Pedro Moniz


Desculpe  o abuso de escrever para o mail ,mas a desonestidade de este País e com a minha idade (72) faz-me tomar atitudes pouco normais como enviar um mail a quem não conheço ,as minhas desculpas   
Este artigo  maravilhoso que o SR teve a gentileza de me enviar em 2012 ,ao qual eu não respondi por pouco perceber de net 

Hoje resolvi passar o dia em pesquisa, e como precisava de provas de quem era o Solar levou-me a ficar  dias a procurar !! Felizmente encontrei Queria acabar parte da história da minha loja A TRAVE  pois fui desmentida ao dizer que a Casa do Passadiço era do Sr Visconde ,!!Realmente as donas actuais de uma parte ca casa são as donas que compraram á poucos anos  mas afirmárem  em publico em revistas  boas (Olla) Espanhola que são as netas do Sr Visconde  revoltou-me .Temos que ser honestos com a nossa origem  seja ela pobre ,rica ou nobre . Muito obrígada pela sua respósta que elucida quem eram os Viscondes e que nada tem a ver com estas meninas que são netas de um Sr que era pobre mas honesto e que foi com o dinheiro  desse   pobre que agora escondem a sua origem  Tenho uma pagina no Facebook e vou-lhe enviar as fotos de 1966 da entrada da cavalariça  . M Isabel Lopes  

5 comentários:

  1. Boa noite,
    Consegue-me indicar a morada deste solar?

    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isabel lopes Tenho fotos deste solar pois fui a primeira pessoa a alugar a cavalariça já passaram 50 anos

      Eliminar
    2. Boa tarde Isabel Lopes
      Se quiser publicar algumas dessas imagens neste blogue estou à disposição.
      Pode enviar para
      morceladaguarda@gmail.com
      A Oliveira

      Eliminar
  2. Caro Anónimo
    Para chegar ao Solar é assim:
    No centro da cidade fica o jardim e o Largo Frei Pedro da Guarda. A PSP e o extinto Governo Civil estão neste largo.
    A meio do largo estão umas escadas, com um azulejo do Frei Pedro, que dão acesso à Capela de S. Pedro.
    Do outro lado da capela está o Solar.
    A Oliveira

    ResponderEliminar
  3. Desculpe o abuso de escrever para o mail ,mas a desonestidade de este País e com a minha idade (72) faz.me tomar atitudes pouco normais como enviar um mail a quem não conheço ,as minhas desculpas
    Este artigo maravilhoso que o SR teve a gentileza de me enviar em 2012 ,ao qual eu não respondi por pouco perceber de net
    Hoje resolvi passar o dia em pesquisa, e como precisava de provas de quem era o Solar levou-me a ficar dias a procurar !! Felizmente encontrei Queria acabar parte da história da minha loja A TRAVE pois fui desmentida ao dizer que a Casa do Passadiço era do Sr Visconde ,!!Realmente as donas actuais de uma parte ca casa são as donas que compraram á poucos anos mas afirmárem em publico em revistas boas (Olla) Espanhola que são as netas do Sr Visconde revoltou-me .Temos que ser honestos com a nossa origem seja ela pobre ,rica ou nobre . Muito obrígada pela sua respósta que elucida quem eram os Viscondes e que nada tem a ver com estas meninas que são netas de um Sr que era pobre mas honesto e que foi com o dinheiro desse pobre que agora escondem a sua origem Tenho uma pagina no Facebook e vou-lhe enviar as fotos de 1966 da entrada da cavalariça . M Isabel Lopes

    ResponderEliminar