quinta-feira, 7 de abril de 2011

As Associações e o espaço cedido pela Câmara

Li num jornal da terra que foi criada mais uma Associação Distrital e que terá a sede na Guarda. A Câmara Municipal disponibilizou um espaço para a sua instalação. A Associação vai estar aberta duas ou três horas por semana.
Independentemente do valor e objectivos da Associação agora criada, questiono o facto de ser mais um espaço municipal emprestado sem custos (penso) e com uma taxa de ocupação irrisória.
Eu não conheço os termos em que a Câmara cede este tipo de espaços mas gostaria de conhecer, sobretudo se tivermos em conta que no Concelho da Guarda estão sediadas mais de 300 Associações dos mais diversos tipos e com os mais variados objectivos, muitas delas sem actividade visível ou mesmo invisível.
Só como exemplo digo que no Centro Coordenador de Transportes funcionam ou funcionavam cinco Associações e eu tenho a certeza que algumas delas não chegam a abrir uma vez por mês.
Era importante que o Executivo Camarário mandasse fazer um levantamento (se não estiver feito) das Associações a quem cedeu espaço ou a quem paga a renda da sede e depois fomentasse o uso comum dos espaços que disponibilizaria.
Seria uma forma de rentabilizar os espaços, manter abertas as Associações e criar alguns postos de trabalho, pois as Associações associadas rentabilizariam melhor os seus equipamentos e gastos fixos podendo admitir pessoas para a organização e atendimento dos clientes e sócios.
Seria claro que quem não estivesse interessado não teria apoio.

Sem comentários:

Enviar um comentário