sexta-feira, 22 de agosto de 2025

Notícias do Rio Diz e Noéme

Comunicado da ministra do Ambiente:
O Governo vai investir cinco milhões de euros para reabilitar e restaurar 168 quilómetros de rios e ribeiras, que se juntam a 550 quilómetros já intervencionados ou em processo.
São um passo concreto para devolver vida aos rios e ribeiras, proteger as populações e valorizar o território.
"Ao investir na saúde dos ecossistemas aquáticos, estamos a investir na qualidade de vida e na segurança das gerações futuras"
“São privilegiadas soluções de engenharia natural e intervenções de proximidade, em articulação com os municípios, para "recuperar linhas de água degradadas, criar zonas de inundação controlada e reduzir riscos associados a cheias e secas".
“O Ministério destaca entre as intervenções prioritárias a serem financiadas …e  a reabilitação dos rios Díz e Noéme, na Guarda…”
As minhas dúvidas sobre dos rios Díz e Noéme:
1 – Estão incluídos no capítulo intervencionados?
2 – Estão incluídos no capítulo em processo?
3 – Estão incluídos no capítulo a intervencionar?

18 comentários:

  1. Provavelmente os rios da Guarda não são contemplados e nem irão fazer nada para proteger a negociata com a China, com a lavagem da lã portuguesa e com mais uma destruição de industria nacional, em favor dos chineses. Antes, venderam-lhes a EDP, agora, a nossa capacidade produtiva. Se não temos trabalho, onde arranjamos dinheiro para pagar lã mais cara e produtos chineses que, muito provavelmente, não conterão nenhuma dessa lã? O país não ganha nada com isso, mas alguém ganhará alguma coisa. Noutros tempos, os traidores do país eram atirados das janelas, como o conde Andeiro.
    Só na Guarda, onde a monarquia e a aristocracia rejuvenesceram é que condes, condessas, reis, pajens e outros semelhantes é têm esperança de um derradeiro refúgio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda não percebi muito bem essa situação da fábrica das lãs. Como foi licenciada uma fabrica dessas que tem pouco mais de 20 anos, sem que os seus esgotos tivessem sido devidamente acautelados? O ministério do ambiente aprovou uma indústria dessas? Ou será que com o aumento da produção a capacidade da ETAR, se é que foi construída pelos proprietários diminuiu? Se a fábrica foi compulsivamente encerrada era porque não cumpria os requisitos legais e não compete aos contribuintes fazer obras particulares, para licenciamento das empresas. Pergunto: porque é que os proprietários nunca resolveram esse problema, se foram alertados da ilegalidade dos seus esgotos? se os esgotos provenientes da lavagem das lãs eram lançados para o exterior de modo ilegal então há muito que a câmara deveria ter feito o que só agora fez. Tamponar o esgoto. Os proprietários é que deveriam ter tido o cuidado dessa situação em tempo útil. Pelos vistos não o fizeram. Então não se queixem.

      Eliminar
    2. Afinal o lavadouro não era na Fábrica Tavares na Dorna?

      Eliminar
    3. Não. Aí é a fiação. O lavadouro é ao pé da reciclagem, a seguir ao parque industrial para quem vai para o Sabugal, pela Viver.

      Eliminar
    4. Sabe se a câmara já fez a escritura da antiga fábrica das lãs? Atual zona do PURD? Obrigado se puder ajudar agradeço

      Eliminar
    5. 2359
      Eu também pergunto, mas não há respostas. Será um nom tema para discussão.
      A Oliveira

      Eliminar
  2. Alguém pode fazer o serviço público de partilhar também os nomes completos para a Junta da Guarda e Assembleia Municipal? Ficámos sem saber quem se segue além de Acácio/Chaves/Saraiva, bem como na AM...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por este andar, Sérgio Costa acaba a procissão e ainda o PSD vai no adro. As pessoas por norma aprendem com os erros... No PSD da Guarda não, repetem -se. Quem se acha sempre acima/ superior aos demais acaba sempre mais abaixo dos restantes. Uma vergonha esta falta de humildade dos sociais democratas locais. Quem quiser que venha aqui relatar a dinâmica dos grupos informais de comunicação de cada lista candidata. As diferenças serão surpreendentes (ou não). No fundo estarão visíveis as diferenças entre grupo e aglomerado de pessoas.

      Eliminar
    2. Realmente o PSD já tem a vitória como garantida. Pensam que basta ganhar na cidade para vencer. Pode correr como em 2021...

      Eliminar
  3. Visto hoje na Estação:

    A procissão real visitou os dignos súbditos no condado da Avenida de S. Miguel.
    Parece que a pequena burguesia exigiu explicações que o rei não quis prestar
    Oliveira, os buracos na estrada não chegaram para os monárquicos que se quiseram esconder em vergonha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A avenida de São Miguel já existe há muitos anos e agora já tem um concurso público aprovado para executarem as obras

      Eliminar
    2. Os buracos nessa avenida já lá estão faz tempo...
      Em varias disnatias nada feito, até agora. ;)

      Eliminar
    3. Tem um concurso público? Porreiro, passo com o meu carro por cima do concurso público em vez dos buracos?
      É que buracos eu sinto e vejo, concurso nem por isso

      Eliminar
    4. A dinastia até tem mudado, o vereador-mor é que tem sido o mesmo há dezenas de séculos

      Eliminar
  4. À ATENÇÃO DO PG

    João Prata já colocou os seus guerreiros da JSD a trabalhar até altas horas da madrugada
    Vamos ver os próximos desenvolvimentos

    ResponderEliminar
  5. Eng Oliveira, a malta agora quer é falar de política, o Sr lança um tema e de seguida os comentários vão sempre parar à política. Então porque não lançar temas acerca de cada lista para a câmara e para a junta? Só criticar os que lá estão é fácil e os outros candidatos terão capacidade para fazer crescer a Guarda?

    ResponderEliminar
  6. 1655
    Todos os temas são política.
    A porta está aberta para os temas
    A Oliveira

    ResponderEliminar