terça-feira, 20 de setembro de 2022

Bola Parda da Guarda

Vai decorrer o concurso de melhor bolo típico da Guarda. “Bola Parda da Guarda”. O veredito será anunciado no dia da cidade a 27 de Novembro.
É provável que o vencedor já esteja encontrado. O bom senso aconselharia a que o inventor do bolo se abstivesse de concorrer. Ainda vamos chegar à conclusão que a bola parda se transforma numa bola cinzentona.
Deixo a minha contribuição para melhorar o sabor, a cor e o aspecto do bolo.
Bola parda da Guarda
Batem-se 500g de açúcar com 6 gemas de ovos até esbranquiçar, junta-se 1 chávena de azeite (ou 1/2 azeite, 1/2 óleo, raspa e sumo de 1 laranja e um cálice de aguardente, 1/2 chávena de leite e a quantidade de canela a gosto (2 a 4 colheres de sopa). de seguida, junta-se 500g de farinha misturada com 2 colheres de sobremesa de fermento e vai-se alternando com as claras em castelo.
6 ovos
Bolo negro de Loriga
4 Ovos, 300g de Açúcar Moreno, 125ml de Leite, 1 c sobremesa de Canela Moída, 1 c chá de Bicarbonato de Sódio, 300g de Farinha de Trigo sem Fermento
Bolo mulato
250 gramas de farinha;, 500 gramas de açúcar;, 4 ovos; 1 colher (de sopa) de canela em pó; 1 colher (de chá) de bicarbonato de sódio; 2 chávenas de leite (cada chávena equivale a 240 ml); 41 colher (de sopa) de manteiga derretida.
Bolo de canela da D Ermelinda
4 Ovos, 2 Chávenas de açúcar, 1 Chávena de leite, 1 Chávena de azeite, Chávena de Farinha, 1 Colher de chá de canela, 1 Colher de chá de bicarbonato
Bolo negro da Beira Baixa
2 ovos, 2 chávenas de Açúcar, 1 chávena de Leite 1 chávena de Azeite, 3 chávenas de Farinha, 1 colher de sobremesa de Canela, colher de chá de fermento

8 comentários:

  1. A minha aposta é que quem vai ganhar terá as iniciais L M. Há que untar com manteiga, muita manteiga a cara de pau, perdão, a colher de pau.

    ResponderEliminar
  2. Esta estória de fazer concursos para bolos já vem do mal fadado mestre do chefe actual. Da outra vez ganhou o bolo D Sancho. Resultado? O que é que isso importa? O que realmente importa é que o nome do chefe seja mencionado e que se faça um artigo com direito a foto na revista Viver a Guarda. O que continua actual é o ditado: Na Guarda com festas e com bolos se continuam a enganar os tolos.

    ResponderEliminar
  3. Sai mais um bolo para a foto no Facebook! Só para lembrar dia 29 deste mês faz um ano do ato eleitoral! E tantas promessas que foram feitas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E preciso ver que ainda estão a conhecer os cantos à casa, tanta promessa de inovação e de fazer diferente leva o seu tempo! Não se pode mudar assim tão rápido! Vamos com calma que o povo é sereno e ainda há muita festa para anunciar, e muitos bolos para comer.

      Eliminar
  4. obviamente que A vencedora ja se sabe quem será, (segundo ela), a detentora da receita original, e que espalhou a receita por todas as pastelarias da cidade...se assim é, deve haver um empate entre todos os concorrentes!!! e... por causa disso vou concorrer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelo contrário, partilhar não deve ser com ela, nas suas próprias palavras (em domínio público): "A receita do "bolo" fica para a autarquia. No regulamento nem sequer é referido que se trata do bolo ganhador... Todas as receitas apresentadas a concurso poderão estar sujeitas a este item. Não, não fui convidada para júri. Preenchi a ficha de inscrição para o concurso mas, vendo bem... Creio que tenho mais a perder do que a ganhar. Afinal, foi a minha receita que ganhou 2 estrelas no #GreatTasteAwards. Não me apetece partilhá-la."
      Ou seja inscreveu-se mas não quer partilhar a receita! Como será? Faz uma bola que irá a concurso com a sua premiada receita mas facultará a receita adulterada? Fica aqui o texto da própria como prova futura, se ganhar haverá legitimidade de se poder pôr em causa a veracidade da receita?

      Eliminar
    2. A pessoa diz que se inscreveu no concurso mas que não lhe apetece partilhar a receita. Um dos critérios para a entrada na competição é ceder a receita à autarquia logo há aqui qualquer coisa de estranho. Poderá alguém, em abstrato, concorrer com uma bola mas ceder uma receita que não contém o "segredo"? O regulamento não acautela essa situação, para isso a bola teria que ser confeccionada à frente do jurí que teria de antemão a receita. Conclusão, mais uma iniciativa mal preparada por parte da autarquia. Estão em causa 1500€, não é brincadeira nenhuma.

      Eliminar
  5. 1529
    Segundo se sabe não há uma receita original. Pelo menos não está registada: Quem registar
    primeiro tem vantagem e pode utilizar os produtos que bem lhe apetece ou seguir as minhas sugestões
    A Oliveira

    ResponderEliminar