domingo, 24 de julho de 2022

Voltar ao "Órgão da Sé”, contradições e oportunismo

Finalmente o Órgão de Tubos para a Sé da Guarda, foi apresentado e adjudicado
As guerrinhas, as contradições, os equívocos continuam a dominar este projecto que já foi adjudicado
Factos por ordem cronológica do mais recente para o mais antigo (mais ou menos) transmitidos pelis diversos órgãos de informação e por isso verdadeiros
Facto 1
A candidatura é uma parceria Direção Regional de Cultura do Centro, com a Diocese da Guarda e a CIMBSE
Facto 2
Há um financiamento garantido de 85% do PO Centro e 15% para a o restante valor, “com orçamento próprio da Direcção Regional de Cultura do Centro, da Diocese da Guarda e com o apoio dos municípios, nomeadamente do município da Guarda”.
Facto 3
Há um investimento de 930 mil Euros e o PO Centro garante 750 mil Euros. O restante 180 mil euros, será pago pela Direcção Regional de Cultura do Centro, pela Diocese e com o apoio dos municípios, nomeadamente do município da Guarda”.
Facto 4
“O Presidente da Camara da Guarda mostrou-se disponível para ajudar a financiar o restante e desafiou outros municípios a fazer o mesmo O Município está disponível para ajudar ao seu financiamento e, estamos convictos, que os restantes 16 municípios da área da Diocese da Guarda, também se associarão a esta grande obra cultural da região”
Facto 5
“As duas bancadas" do PSD afinadas na resposta ao PS: a Sé da Guarda vai ter órgão de tubos porque a Câmara o paga - Rádio Altitude. Agosto 12, 2020”
“Num ponto, pelo menos, o presidente da Câmara da Guarda e o vereador do PSD sem pelouros seguiram a mesma partitura na última reunião do executivo, quando tanto Chaves Monteiro como Sérgio Costa reclamaram para a Câmara (e não para o Governo) os louros pelo facto de a Sé da Guarda poder deixar de ser a única catedral do país que não tem um órgão de tubos.
Facto 6
Bazófia
“Quando em 2014 ajudei a iniciar este projeto tinha a perfeita noção que o valor deste investimento não seria totalmente comparticipado. O Município está disponível para ajudar ao seu financiamento e, estamos convictos, que os restantes 16 municípios da área da Diocese da Guarda, também se associarão a esta grande obra cultural da região”
Facto 7
A CIMBSE tem ou teve orçamento de 340 mil euros para o órgão da Sé
Facto 8
A Câmara da Guarda não tem dinheiro para comparticipar o órgão da Sé, e vai mendigar nos Municípios vizinhos, o dinheiro para o dito órgão
Facto 9
O órgão da Sé não é cultura, não atrai multidões, não se insere na política de eventos, não pode ser por adjudicação direta a uma qualquer empresa de eventos.
Facto 10
Quem quer analisar os pedregulhos que o Casal Amaro foram colocando no processo do órgão da Sé?

Sem comentários:

Enviar um comentário