quarta-feira, 25 de julho de 2018

Câmara da Guarda vai regularizar situação de 37 precários


A notícia do Jornal Interior:
“A Câmara da Guarda vai regularizar o vínculo laboral de 37 trabalhadores precários”.
“A medida foi hoje aprovada por unanimidade em reunião do executivo municipal e vai determinar a abertura de concursos públicos nas próximas semanas”.
“Na última Assembleia Municipal, realizada no final de junho, Álvaro Amaro anunciou que a autarquia não renovaria os contratos e avenças de 41 funcionários, que cessaram funções no mês seguinte”.
Se vão realizar.se concursos públicos qualquer precário pode concorrer? Se não pode e o concurso público é para aqueles precários, porquê fazer o concurso público? A lei prevê fazer concursos públicos “para inglês ver”?
.E então não há uma lei especial para regularização de precários? Ou estes precários são especiais?

8 comentários:

  1. Lei 112/2017 de 29 de Dezembro. Serve exclusivamente para a regularização de trabalhadores precários em organismos do Estado. Podem ser opositores aos concursos que venham a ser abertos as pessoas que reúnam os requisitos ali mencionados.

    ResponderEliminar
  2. É preciso é estar atento a quem são os "precários": quais são as funções, quanto vão receber, qual o cargo que vão ocupar, se é ou não uma necessidade, e vínculos familiares aos detentores do poder.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário é pertinente.Senão é tudo uma encenação para regularizar, legalizar,os que entraram naquela câmara pela "porta do cavalo". E foram muitos!E ficarão na memória de alguns.Os da oposição façam o seu papel e separem o trigo do jóio. Que será difícil porque estão todos os precários no mesmo saco.

      Eliminar
    2. De facto se por um lado importa ver (à lupa) quem são os precários (jotas e ex-jotinhas "submissos", familiares laranjas e enteados azulados), também não podemos esquecer os rosinhas, os avermelhados e afins que entraram durante 40 pela porta do cavalo através de concursos manhosos e por vezes feitos à medida...

      Eliminar
    3. E já agora: os concursos da ULS, já se esqueceram???
      Continuam a dar que falar quando exímios bebedores de tinto com o 12º ano (mal tirado) passaram à frente de licenciados e mesmo agora quando correm rumores que familiares de membros do jurí ficam em lugares cimeiros (sim, porque mesmo que não casados, união de facto é considerado familiar), e colegas de longa data de escola dá direito a ganhar concursos - rumores... só rumores... ;-)

      Eliminar
  3. Os taxistas entram sempre de qualquer maneira, pela porta da frente ou pela das traseiras. Não vale a pena reclamar. Amiguismos

    ResponderEliminar
  4. não confundir taxistas com taxistas. A profissão de motorista de taxi é digna e não se rege pelo bajular constante da chefia e pelo colar cartazes e participar em tudo o que são festas do partido!

    ResponderEliminar
  5. Precários são os que têm anos de casa sem nunca lhe terem regularizado a situação. Há alguns destes casos que não vão ser contemplados. Alguns que muito precisam. Ao invés os do partido e com poucos meses nas funções vão ser chamados.
    Tudo normal.

    ResponderEliminar