terça-feira, 26 de abril de 2016

PEDU – Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano da Guarda

Torre dos Ferreiros
A Câmara está a elaborar o “PEDU – Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano da Guarda”.
Segunda as informações vindas na comunicação social, este “PEDU” tem como única finalidade justificar o “Pavilhão Multiusos” indispensável para a realização de eventos tipo FIT.
 Vamos esperar pela apresentação para saber se neste plano estão englobados os projectos tão badalados como seja a “Cobertura da Rua do Comércio”, a “Requalificação da Torre dos Ferreiros” a “Requalificação do Largo da Misericórdia”, a “Requalificação do Jardim José de Lemos”, a “Requalificação do Parque da Cidade”, a “Requalificação do Parque de Campismo”, a “Requalificação das Antigas Piscinas Abandonadas”, “A Requalificação do Edificado na Zona Histórica”, a “Dinamização da Praça Velha”.
Acrescento o meu palpite para a localização, por ordem de preferência:
1º - Encosta Norte. Boa localização na cidade, espaço público, bons acessos, facilidade de estacionamento, hotel à porta.
2º - Antigas piscinas municipais. Espaço público. Acessos deficientes, dificuldade de estacionamento, invasão do parque de campismo e ainda por resolver parte do bairro da fraternidade.
3º - Antiga Fábrica do Rio Diz. Espaço público, bons acessos, facilidade de parques de estacionamento, fora da cidade, o centro da cidade mais morto.
4º - Antigas instalações da Renault/Delphi (só o espaço junto ao Parque Urbano). Espaço privado. Estruturas do Parque Urbano, o centro da cidade mais morto.
5º - Nova Centralidade na Guarda. Local a inventar. Muitos a esperam para dinamizar construção. Seria um grande erro.

9 comentários:

  1. Aposto primeiro nas antigas instalações da Delphi. Em alternativa, Fábrica do RIO DIZ. Interesses. É por isso que andam cá!

    ResponderEliminar
  2. Este Plano deve ter um erro ortográfico... falta-lhe um I a seguir ao E.

    ResponderEliminar
  3. A sério? numa altura destas ainda falamos de pavilhões multiusos como motores de desenvolvimento..? a única hipótese que eventualmente e muito ponderadamente faria sentido, seria a ampliação do pavilhão de s. Miguel.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depois nao havia a desculpa para alugar a tenda?

      Eliminar
    2. Vai haver uma tenda para a barrela à oposição... é que nem uma dica sai da oposição! Mas para que é que as pessoas vão para os lugares..se depois nao fazem nada com o lugar (nada pelo povo).

      Eliminar
  4. Sempre pensei que os motores de desenvolvimento fossem a competencia, propostas honestas e realistas e planificaçao assertiva e atempada.
    Afinal tudo se resolve com pavilhoes multiusos.
    Se calhar é melhor encomendar uns 3 ou 4.
    Vejamos 1 para festas em mes par, 1 para mes impar, 1 para o verao e 1 para o inverno.
    Assim sempre devemos ter capital de alavancagem para esta cidade festivaleira.
    Ou entao pode ser que alguem traga alguma ideia milagrosa da viagem ao Brasil a custa dos contribuintes.

    ResponderEliminar
  5. VAi comprar uma coisa À grande com o dinheiro dos contribuintes? Quando o que nao faltam para aí é espaço publico para construir... ainda o outro dia largou os terrenos guardados para o quartel da GNR? Ah.. eses nao dão comixoes???? E a oposição que anda a fazer? Anda a ir Às festas? A ser comida de cebolada??? Que porcaria de cidade se está a tornar esta cidade... As casas ninguem as quer... Estão À venda.. nem uma oferta!!! NAda... Obrigado políticos da Guarda.

    ResponderEliminar
  6. Há dias chamaram-me analfabeta por ter escrito "rectificar" em vez de "ratificar" as taxas de publicidade da Câmara. Se ainda restam dúvidas sobre esta questão informem-se sobre o ponto em que foi tratado este assunto na reunião de câmara de ontem e onde o mesmo foi aprovado por unanimidade. As taxas, em relação às apresentadas anteriormente, foram abatidas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luz, olhe que não. As taxas mantiveram os valores anteriores. É o que vem nos jornais
      A Oliveira

      Eliminar