quarta-feira, 13 de abril de 2016

As Comissões de Toponímia

As Comissões de Toponímia da Câmara da Guarda sempre foram medíocres e/ou inexistentes.
Atribuem nomes sem conhecerem as ruas e praças, sem qualquer dignidade para com as pessoas ou acontecimentos, escolhidas.
Alguns nomes de democratas ou relativamente à democracia, nada têm a ver com as ruas e praças escolhidos, onde não vive ninguém.
Alguns exemplos:
Largo Francisco Salgado Zenha é um Parque de Estacionamento
Rua José Afonso é uma rua que de um lado tem a garagem do Novo Banco e do outro tem a garagem da CGD, dois bancos para José Afonso.
Avenida 25 de Abril é um acesso à Guarda desde a A25 entre a Rotunda do Alvendre e a Rotunda do Rio Diz, não vive lá ninguém
A Futura Avenida António Almeida Santos, a inaugurar, com placa de inauguração, no dia 25 de Abril, é o troço da Via de Cintura Externa da Guarda, entre a Rotunda da Ponte Pedonal e a Rotunda do Parque Industrial, não vive lá ninguém.
Pergunta: No troço da VICEG, agora renomeado, era permitido o trânsito de “piões”. Não havia segurança para os peões. Agora que vai passar a Avenida, serão feitos passeios para os ditos? E porque não uma Ciclovia?
Também nesse dia será inaugurada a Rua Evelina Coelho, Artista Plástica da Guarda. Nas palavras do Senhor Presidente a rua foi requalificada pela EDP. Começa na Avenida Sá Carneiro, vai por uma zona muito arborizada de matagal e termina ou no campo de futebol do Zambito ou nas Torres Eólicas.
O que existe nessa rua? A subestação da EDP, a sede da EDP, uma oficina e a central de bombagem de água de abastecimento. Mais uma escolha com muito critério
Apenas alguns exemplos e há muitos mais.

3 comentários:

  1. É o chamado critério do chuta pra canto que isso nao interessa, colocam-se umas fotos no face da inaugaração e "destapagem" da placa e da rapaziada a bater palmas e ala que se faz tarde e quem vier atras que apague a luz.

    ResponderEliminar
  2. Excelente artigo, grande assertividade no conteúdo.

    Se estas escolhas, de avenidas e matagais, pretendem homenagear alguém é triste, muito triste.
    Como é possível que a C. de Toponímia deixe passar, ou sugira, tais atentados???!!!!

    ResponderEliminar
  3. Diz que são medíocres? Não, até sabem muito bem o que estão a fazer: como diz o comentador das 14:18, chutam para o canto do ostracismo as personalidades que dizem homenagear e, não havendo na rua um endereço de domicílio ou empresa, o nome deixa de ser pronunciado.

    ResponderEliminar