segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

ULS: Quem vai mandar com o novo ciclo político?


Com a mudança de Governo e de Ministro da Saúde, pode assistir-se a um jogo de “saio, não saio” na ULS – Unidade de Saúde da Guarda.
O actual Presidente do Conselho de Administração foi uma nomeação política com um mandato de 3 anos.
Em condições normais, o Ministro sessou funções e todos os nomeados deveriam colocar o lugar à disposição. Em Portugal, raramente acontece isso, e assistimos frequentemente a disputas políticas entre os que exigem a saída e os que não querem sair, levando muitas vezes a indemnizações chorudas.
Muitas vezes a competência não está em causa, a disputa é política.
E na Guarda é uma disputa política ou uma disputa de competência?
Pelos casos que têm vindo a lume e não são poucos, parece que se juntaram a política e a competência.
Já na altura, quando o Ministro PSD/CDS substitui o Administrador Lino também do PSD pelo actual igualmente do PSD e amigo do Presidente da Câmara, se disse que era uma nomeação essencialmente política, mas que pelo currículo, poderia fazer um grande papel na gestão dos conflitos e problemas existentes na ULS.
Pelo que tem vindo na Comunicação Social, nada disso aconteceu e parece que os problemas ainda se agravaram
Para lá dos concursos para admissões, do aparelho com falta de hélio, mais uns aparelhos alugados à pressa no estrangeiro porque os da ULS se avariaram e não repararam, mais os 45 milhões de Euros que já vieram da Comunidade Europeia para as obras do hospital, e que diziam não saber de nada ou tentaram esconder que havia projectos candidatos a fundos, mas há mais, muito mais casos que se vão somando e provocam muito mal-estar entre todos.
Não se acrescenta mais nada, até porque há muitos nomeadas à espera que este Governo só chegue até Junho e depois disso haverá um novo ciclo.

4 comentários:

  1. Mais cedo do que tarde vai tudo para o olho da rua, até porque dois candidatos, um candidato e uma candidata, já estão de dente afiado.
    Num caso só terá que atravessar a mata, já trabalha num dos edifícios.
    Noutro caso trabalhou muitos anos num edifício que faz fronteira na mata, onde agora anda muita coisa revolta por causa de umas cartas que remeteu mas que não tinham já espaço para a assinatura.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essas são figuras de um livro cujas páginas já foram todas viradas.
      Outras personagens se perfilam para ocupar as cadeiras que vão ficar desocupadas...

      Eliminar
    2. Será pessoa nova. Gente nova para lavar a casa e dar um novo ânimo aos colaboradores..

      Eliminar
  2. E não se esqueça do problema de fundo da radiologia que teve uma auditoria e que a mesma está enterrada porque o amiguismo e o compadrio impedem que a verdade venha ao de cima, os problemas são graves e de fundo, e por muitas formações que os obriguem a frequentar, enquanto nao resolverem esse problema o serviço não vai para a frente, consta que todas as salas e equipamentos têm problemas graves e serios, e nao se pedem responsabilidades a quem tudo sabia, e tudo desvalorizou, é uma vergonha para a instituiçao e para a cidade.

    ResponderEliminar