sexta-feira, 4 de julho de 2014

Linha de Caminho de Ferro da Beira Alta

Houve uma conferência na Guarda sobre o corredor ferroviário Aveiro/Viseu/Guarda/Vilar Formoso/Europa incluída nos “Investimentos Prioritários em Infraestruturas de Valor Acrescentado”.
Como era de esperar falou-se de generalidades. Não se sabe qual a decisão a tomar porque há muitos interesses políticos em jogo.
Vejamos as três hipóteses possíveis:
1 – Fazer uma cosmética à actual Linha da Beira Alta: Coimbra/Guarda/Vilar Formoso
2 – Fazer correções importantes à linha da Beira Alta: Coimbra/Vila Franca das Naves/Alto de Leomil/Vilar Formoso
3 – Fazer uma linha nova Aveiro/Viseu/Vila Franca das Naves/Alto de Leomil/Vilar Formoso
Face a estes cenários é fácil constatar que os interesses políticos/concelhios se movimentem e queiram inventar uma nova linha nova que saindo de Aveiro passe por Viseu, chegue à Guarda e siga para Vilar Formoso.
Uma coisa é quase certa, se avançar a linha de alta velocidade de mercadorias, a tal nova linha, ela nunca passará pela Guarda, questões técnicas, declives e distância, dificultam a construção da via. A passagem pela Guarda tornaria a\linha muito mais cara.
Na discussão deste projecto parece que só um técnico levantou a questão de a Guarda estar mal localizada para este projecto.
A questão que se colocará no futuro é a localização da estação da Guarda: Em Vila Franca das Naves ou no Alto de Leomil.

Sem comentários:

Enviar um comentário