quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Vila Nova de Tazem: Rotunda Dr. Joaquim Borges

Era inevitável. Algum dia tinha que acontecer. “Arrotundaram” o Dr. Joaquim Borges, grande benemérito da minha terra, que mandou construir a Igreja e o Hospital.
A partir do quase triângulo inicial, fizeram a rotunda e ao preço que elas estão não gastaram menos de 100 mil. Mas é assim, quem não tem rotunda não vive e uma Vila sem rotunda é uma vila menor.
Como se esqueceram de fazer passadeiras de acesso ao monumento, agora não pode ser visitado, sem colocar a vida em risco.
Este lugar é o verdadeiro centro cívico da terra, que aos poucos vai sendo desvirtuado com intervenções sem sentido, e só para encher o olho.

Aqui também se situava a pedra da paciência, banco corrido, de pedra, onde nem todos tinham direito a sentar-se. Era aqui que tudo se passava e contava. Morreu há muito tempo.

3 comentários:

  1. Dr. Joaquim Borges e D. Cândida Borges, avós paternos de Joaquim Borges de Oliveira ( meu avó paterno) e bisavós de José A. Ferreira de Oliveira ( meu pai).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou descendente de Luís Borges Martins, nascido em Vila Nova de Tazem, sabe se tem algum relacionamento com os seus familiares??

      Eliminar
  2. Caro amigo
    Sabe dizer-me se há alguma obra escrita e à venda sobre o Dr. Joaquim Borges e D. Cândida?
    A Oliveira

    ResponderEliminar