quarta-feira, 22 de junho de 2011

Independentes de quê e de quem?

Perdeu-se uma grande ocasião para termos um verdadeiro independente a presidir à Assembleia da República” Pedro Passos Coelho
“Primeiro-Ministro escolheu quatro independentes”
“Rui Tavares Deputado Independente pelo BE passou a ser deputado Independente por ele”

Em Portugal infelizmente “Independente” significa não ser sócio de um partido político.
Um apoiante não sócio é independente. Não sendo sócio pode ser tão aparelhista como os sócios, mas é independente. Pode pensar exactamente o mesmo que o chefe mas como não é sócio é independente.
Tenho ouvido mais sócios a criticar os partidos do que a maior parte dos “independentes”.
Ser independente em Portugal é poder ser “convidado” para fóruns, congressos, mesas redondas e falar sobre os objectivos do partido como estando do lado de fora estando do lado de dentro.
Um independente só tem uma vantagem: poder dizer que ainda não decidiu em quem votar mas a saber que vai botar o voto no seu partido de sempre ou quase sempre.
Há impendentes que sabem flutuar entre partidos à medida das conveniências e talvez sejam estes os únicos independentes, que vão “comendo” em todas as mesas sem se comprometerem.

Nota: Dupla derrota para Passos Coelho. Presidência da Assembleia da República e lançamento de candidato a Presidente da República com cinco anos de avanço.
Nota 2: Derrota para a Guarda a nomeação de Maria de Belém como Líder Parlamentar do PS. Ela não gosta da Guarda.

1 comentário:

  1. Independente é um tipo que não gama para o partido só para ele?

    ResponderEliminar