segunda-feira, 23 de maio de 2011

Há tribos no Futebol e na Cultura?

Tribos do Futebol
Eu gosto de ver futebol e sou benfiquista. Não entro num estádio de futebol há mais de dez anos. Não tenho sportv em casa. Vou ver futebol a um estádio do meu bairro, o café do Sr. João. Vou sozinho um pouco antes de começarem os jogos. Sento-me numa mesa e aguardo.
Começam a chegar as tribos do futebol. Uma tribo, a mais numerosa é de benfiquistas, há uma tribo de sportinguistas e a mais pequena é a dos portistas. Muitas vezes aparecem trajados, camisolas e cachecóis. Sabem tudo sobre os clubes e jogadores, quanto ganham e como jogam. Discutem, berram, chamam palavrões ao árbitro. É o estádio do sofá e das tribos.
Tribos da Cultura
Eu gosto de ir ao TMG ver os espectáculos. Os do Grande Auditório são destinados aos grandes artistas. Habitualmente vou sozinho e não sou fã especial de nenhum artista.
Nestes espectáculos é normal ver grupos grandes e pequenos que sabem tudo sobre os artistas, sabem todas as músicas e o que comem e bebem. Vêm de todos os pontos do País e não perdem pitada dos espectáculos. Julgo que só têm olhos e ouvidos para o seu artista preferido. Os outros não existem. São as tribos da cultura.

Haverá pontos de união entre estas tribos? Não será, nestes casos, tão alienante o futebol e a cultura?

Sem comentários:

Enviar um comentário